O poder da ESG: Como as empresas estão construindo um futuro melhor

Presentes na Agenda 2030 da ONU, as práticas ESG têm se tornado cada vez mais presentes no mundo corporativo e nos debates sobre o futuro do planeta

Publicado em 11/12/2024 às 10:34
Google News

A sigla ESG (environmental, social and governance, em inglês), que representa os critérios ambientais, sociais e de governança corporativa, tem se tornado cada vez mais relevante no cenário empresarial. Instituições que adotam práticas ESG demonstram um compromisso com a sustentabilidade e com a construção de um futuro mais justo e equitativo para todos.

As práticas estão, inclusive, relacionadas à Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas). O plano de ação global, que reúne 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, tem como objetivo erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade. 

No Brasil, a pesquisa Panorama ESG de 2023 mostra que 59% das empresas que inovam em ESG estão em expansão, corroborando os resultados de um estudo da Roland Berger que aponta um desempenho 110% superior ao Ibovespa para as 10 empresas mais sustentáveis do país.

As práticas ESG também têm promovido transformações nos ambientes corporativos, fomentando a diversidade, a inclusão e a equidade. O estudo da Roland Berger mostra que a ESG é vista como fundamental pela maioria dos líderes empresariais no Brasil. De acordo com a pesquisa “Panorama da Sustentabilidade no Brasil”, 84% dos líderes e 58% dos demais funcionários consideram o tema central para os negócios.

Campo de atuação

Empresas que aderiram à ESG também estão ampliando seus negócios para novos territórios. A exemplo da Pernambuco Construtora (PEC), que adotou medidas especiais para o novo empreendimento em Maracaípe, no litoral sul pernambucano, comprometidas com o meio ambiente e com o desenvolvimento socioeconômico da região.

“Temos a responsabilidade de ser pioneiros na praia de Maracaípe e que a referência será o nosso empreendimento. Quando fomos fazer o planejamento, demos uma atenção especial à parte sustentável de Maracaípe, como a questão da estação de tratamento própria”, destaca Mariana Wanderley, diretora executiva da Pernambuco Construtora.

A diretora também garante ações como a coleta seletiva de lixo no empreendimento, além da geração de emprego durante a construção e depois. Outro projeto da PEC na região é o Canteiro Escola, que oferece aos colaboradores a oportunidade de alfabetização e desenvolvimento educacional.

> Saiba mais sobre as práticas de ESG da Pernambuco Construtora

A Pernambuco Construtora detém o selo da Casa Azul + Caixa, voltado para propostas de empreendimentos habitacionais que adotem soluções eficientes na concepção, execução, uso, ocupação e manutenção das edificações. Além disso, atende às normas ISO 9001 (Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Gestão do Meio Ambiente) e OHSAS 45001 (norma de segurança do trabalho e saúde ocupacional).

> Conheça o Maracaípe Beach Living, lançamento da Pernambuco Construtora

Entre as principais medidas sustentáveis adotadas pela PEC estão a reciclagem de concreto, a conversão desse material pré-fabricado em brita, a reutilização do concreto na pavimentação e de cerâmicas e da água da chuva, além do cultivo de 20.240 mudas para reflorestamento e compensação ambiental.

 

 

Tags

Autor