Exposição "Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina" chega ao RioMar Recife
Recife é a primeira parada da mostra após estreia em São Paulo
Em pré-estreia exclusiva para imprensa, a coluna marcou presença para conferir a exposição Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina, que estreia nesta quinta-feira (18), no RioMar Recife. A atração é inédita no Nordeste após grande sucesso em São Paulo. A mostra vai até o dia 25 de agosto.
A exposição passeia pela criatividade, concepção, significado e história da Capela Sistina, pintada por Michelangelo entre 1508 e 1512, no Vaticano. A imersão conta com 15 salas que trazem esse percurso de forma realista, tecnológica e informativa. Uma das salas mais esperadas é a que traz a reprodução gigante da Capela Sistina, com estrutura criada exclusivamente para o evento, com a projeção de alta tecnologia, animação e sonorização.
"Michelangelo era o artista da emoção, da inteligência, da curiosidade e da religiosidade. A exposição transmite perfeitamente esses sentimentos e possibilita o encontro com a Capela Sistina e as inesquecíveis obras do escultor bem perto de casa. É uma oportunidade de crescimento, conhecimento e contato direto com a história da arte e do mundo", afirma Isabela Acioli, produtora-geral e uma das realizadoras da mostra."Esta grandiosa exposição imersiva será um presente para o público de Pernambuco e de estados vizinhos e vai gerar experiências memoráveis durante sua temporada conosco", completa a gerente de Marketing do shopping, Denielly Halinski.
Afora a sala de imersão com projeções gigantes no teto e nas paredes, a mostra conta com espaços dedicados à arquitetura, história e curiosidades da Capela Sistina. Além da Capela e de toda experiência imersiva pela história, nas últimas salas os visitantes poderão ver de perto a reprodução em tamanho real da escultura de David, que, situada em Florença, é uma das obras mais visitadas no mundo. A peça original tem mais de 5 metros de altura (mesmo tamanho que poderá ser vista na exposição), foi feita em mármore branco e pesa cerca de 5 toneladas. Michelangelo tinha apenas 26 anos quando entregou a obra.
Quem foi Michelangelo?
Michelangelo Buonarroti (1475-1564) nasceu em Caprese, na região da Toscana, Itália, e faleceu em Roma. Renomado por suas contribuições à escultura, pintura e arquitetura durante o Renascimento, suas obras mais famosas incluem a estátua de "David", "Moisés", "Pietà" e os afrescos da Capela Sistina, com destaque para "A Criação de Adão" e o "Juízo Final."
A Capela Sistina
Uma das principais obras de Michelangelo foi a pintura dos afrescos do teto da Capela Sistina, no Vaticano, trabalho encomendado pelo Papa Júlio II. Antes de iniciar o que se tornaria um dos grandes projetos de sua vida, o artista se debruçou por pelo menos um ano em estudos. Michelangelo fez inúmeros esboços para retratar com a fidelidade da sua visão e imaginação figuras divinas e humanas. Na abóbada (teto curvilíneo) da Capela Sistina, pintou as passagens da Bíblia a partir de nove histórias de Gênesis sobre a criação do Universo e do homem. A pintura é considerada uma das grandes obras da humanidade, não apenas pela complexidade, mas pela mistura humana, cultural, política e religiosa da época a partir do olhar de um dos mais renomados artistas do Renascimento.
SERVIÇO
Exposição “Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina”
Local: RioMar Recife
De 18 de julho até 25 de agosto de 2024
Classificação etária: livre
Horário: segunda a sexta, das 10h às 20h30; sábado, domingo e feriado, das 12h às 19h30
Ingressos à venda na Bilheteria Digital e no App do RioMar