Mulheres lançam a VII FLIC

Sarau na próxima sexta, 8, marca o anúncio oficial da sétima edição da Feira Literária de Campina Grande

Imagem do autor
Cadastrado por

Fábio Lucas

Publicado em 02/03/2024 às 14:22
Notícia
X

O Museu de Arte Popular de Campina Grande, na Paraíba, recebe na próxima sexta-feira, Dia Internacional da Mulher, o evento de lançamento da sétima edição da FLIC, que acontece de 11 a 17 de novembro, quando haverá a culminância de uma série de projetos e ações de promoção da literatura nas escolas, e de formação de leitores. Neste dia 8 de março, pela manhã, será lançada mais uma edição do Leitura Viva, na Escola Municipal Eraldo Cézar. O projeto estimula professores de unidades municipais e estaduais de ensino a levarem para suas turmas a obra de um escritor paraibano. Em 2024, a homenageada é a autora Thuca Kércia, que ganhou o Prêmio Internacional de Literatura da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, na Categoria HQ. À tarde, a escola estadual Walnyza Borborema Cunha Lima recebe a abertura do Cine Enem e do Repórter Literário, direcionados ao incentivo à leitura para alunos do ensino médio, através de filmes e temas que podem ser abordados pelo exame.
E a partir das 7 da noite, o evento de lançamento, com entrada gratuita, contará com exposição do Coletivo Papel Mulher, e apresentações exclusivamente femininas, com a participação de Anne Karolyne (cordel), Mirtes Waleska (poesia), Jéssica Preta (slam), Maria Soledade (cantoria) e MC Kit Ket, fechando com Duda Paz cantando Gal Costa, Rita Lee e Elis Regina. Acompanhe as informações pelo site www.flicfeira.com.br.

 

Divulgação
Cordelista Anne Karolyne - Divulgação


Escrita criativa na UniFafire

A terceira turma de pós-graduação em Escrita Criativa da UniFafire, no Recife, começa no próximo dia 16. Mas no sábado, 9, será a aula inaugural, gratuita e aberta ao público, sobre a relação da literatura com outras linguagens: história, teatro, cinema e história em quadrinhos. Os convidados para a mesa redonda são Antônio Paulo Resende, professor emérito de História na UFPE, Roberto Lúcio Cavalcante, professor de Licenciatura em Teatro, também da UFPE, Taciana Oliveira, editora, roteirista e diretora de cinema, e João Lin, designer, multiartista e editor da revista Ragu. O encontro será a partir das 3 da tarde, com a mediação dos coordenadores do curso, Ana Dourado e Rodrigo Acioly. As inscrições para a pós de Escrita Criativa da Unifafire continuam abertas. Saiba mais no site www.fafire.br.

 

Renato Parada
Helena Vieira faz lançamento em Londres - Renato Parada


Jussiape em Londres

Helena Vieira lança em Londres, no próximo dia 12, o livro “Jussiape, a cidade onde nada acontecia”, publicado pela Folhas de Relva. A autora fará um bate-papo sobre a obra com o jornalista e escritor britânico Richard Lapper, que foi editor de América Latina no Financial Times. “Jussiape” faz um paralelo de 200 anos da história do Brasil com a trajetória de seis gerações de uma família de imigrantes portugueses no sertão da Bahia, no século 19. O evento será no Fidelio Café, no bairro Clerkemwell, na capital inglesa.


Patie em Brasília

Será neste domingo, 3, na Livraria Circulares, o lançamento de “Às margens do tempo” coletânea de contos publicada pela Harlequin, que traz um de Patrícia Camargo. A autora participa pela primeira vez de uma sessão de autógrafos, a partir das 4 da tarde, na 113 Norte, na capital federal. Siga @patiecamargo e @circulares.livros no Instagram.


Colóquio Lucila Nogueira

De segunda a quinta-feira, no Auditório Evaldo Coutinho, no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE, haverá o IV Colóquio Lucila Nogueira, que homenageia o professor Janilto Andrade, a escritora Micheliny Verunschk, o professor Cesar Leal e a escritora Maria do Carmo Barreto Campello de Melo. A coordenação é do professor do Departamento de Letras, José Alexandre Ferreira Maia. Mais informações no site www.ufpe.br.

 

Divulgação
A escritora Cecília Madonna Young - Divulgação


Tudo o que posso te contar

A Livraria da Travessa do Leblon, no Rio de Janeiro, tem sessão de autógrafos com Cecília Madonna Young nesta terça, 5, a partir das 7 da noite. “Tudo o que posso te contar” é um “passeio comentado em seus diários”, primeiro livro da autora, publicado pela Record. O lançamento em São Paulo será no dia 19, na Travessa do Shopping Iguatemi.

 

Divulgação
Bruna Escaleira lança livro artesanal - Divulgação


Poemas para Liz

Bruna Escaleira lança nesta quarta, 6, obra artesanal pela editora Arpillera: “Poemas para Liz” trata da gravidez e do puerpério, com posfácio de Juliana Goldfarb, para quem o livro consegue “romper com a romantização da maternidade” com humor e sensibilidade. O lançamento online será pelo Instagram da @editoraarpillera e da autora em @bru_esc.


167 anos de Biblioteca

A Biblioteca Pública do Paraná, em Curitiba, comemora 167 anos na próxima quinta, 7. Para marcar a ocasião festiva, durante a semana, dá início a novas temporadas do Ler Junto, projeto com o professor Guilherme Shibata, e da Oficina Permanente de Poesia, coordenada pela escritora Lilia Souza, da Academia Paranaense de Poesia. Todas as atividades na biblioteca são gratuitas. Para o diretor da instituição, Luiz Felipe Leprevost, a BPP é um “local de encontro comunitário, com acessibilidade, diversidade e diálogo intercultural”. Acesse www.bpp.pr.gov.br e acompanhe a programação.


Manual das decepções

A Livraria Martins Fontes da Consolação, em São Paulo, abriga o lançamento de Ana Elisa Granziera, “Manual das decepções de uma vida comum – Contos e outras coisas”, publicado pela Mocho Ediçoes. A sessão de autógrafos começa às 3 da tarde, no próximo sábado, 9.


Flipoços com influencers

Um momento especial está agendado para o 19º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas – Flipoços, que acontece de 27 de abril a 5 de maio na cidade mineira. A primeira Vila Literária de Minas Gerais terá mais de 60 tendas ao ar livre, além de dois palcos e espaços alternativos. No dia 1º de maio, no Coreto Cultural, palco na Feira do Livro do evento, ocorre o 1º Encontro de Influencers Digitais, com a participação de Isabella de Andrade, do @elasnaescrita, de Hugo Roger, do @legadodaspalavras, Gabriela Matos, do @leitoraemdesespero e outros, com a mediação de Thaís Oliveira. Acompanhe as novidades no site www.flipocos.com.


Marco Zero

A FTD lança romance juvenil ambientado no Amapá, que aborda a arqueologia e a preservação de sítios arqueológicos no Brasil. “Marco Zero”, de Marcia Kupstas, tem prefácio de Michel Bueno Flores, para quem a obra vai “além de figuras caricatas como Indiana Jones e Lara Croft, mostrando que existem diferentes áreas de atuação da profissão”.

 

Divulgação
Claudio Daniel organizou antologia poética - Divulgação


Novas vozes da poesia

Está em pré-venda a antologia com 36 poetas brasileiros contemporâneos, em publicação da Arribaçã organizada por Claudio Daniel. “Novas vozes da poesia brasileira (uma antologia crítica)” reúne autores que se destacam “pelo artesanato de linguagem, originalidade temática, consistência e inovação”, de acordo com o organizador. “Os critérios de seleção foram estritamente literários, sem obedecer a qualquer outro critério, de etnia, gênero ou orientação sexual. No entanto, após o livro estar pronto, percebi que havia 21 mulheres e 15 homens, o que se deve, talvez, à presença cada vez maior de poetas mulheres nas redes sociais que apresentam uma poesia de alta qualidade estética”. Sem a intenção de fazer “nenhuma divisão regional na antologia”, Claudio Daniel conta que há poetas de vários estados no livro. “Isto significa que há poetas de qualidade em todo o Brasil, e não apenas no eixo Rio-São Paulo, ao contrário do que pensa certo establishment literário com forte influência em festivais e concursos de literatura, regidos pelos interesses editoriais do Deus Mercado”, critica.


Você está aqui

Chegando pela Faria e Silva o novo de Dedé Laurentino, “Você está aqui”. Uma combinação provocativa unindo palavra e desenho. “Anotações sobre a nossa identidade, sobre as nossas escolhas (ou a falta delas), sobre a nossa relação com o tempo, com os outros e com nós mesmos”, segundo o material de divulgação. O autor está no Instagram em @dedelaurentino.


Avenida Beberibe

A pernambucana Claudia Cavalcanti publica pela Fósforo o romance que “retoma e renova a tradição memorialística brasileira ao lançar mão do recurso fotográfico como parte constitutiva do texto”. O texto da orelha é de Fabiana Moraes, para quem “apesar da eloquência das fotografias presentes no livro, são os registros feitos somente de memória, cheiro e tempo aqueles que mais nos provocam”. Outras informações no site www.fosforoeditora.com.br.

Tags

Autor