Agentes de leitura para o Brasil

Projeto Lugares de Ler, no Espírito Santo, lança proposta que pode servir de modelo para ações semelhantes em todos os estados do país

Publicado em 22/06/2024 às 19:02 | Atualizado em 22/06/2024 às 19:50
Notícia

Um projeto inovador e que promete impulsionar a cultura literária no Brasil, o Lugares de Ler já tem data para lançamento, no Espírito Santo. Será no dia 8 de julho, segunda-feira, com a presença de Ailton Krenak, membro da Academia Brasileira de Letras, e de Fabiano Piúba, do Ministério da Cultura. Através da formação de agentes comunitários de leitura, o projeto, uma realização da Secretaria de Cultura do Espírito Santo, com execução do Instituto Agir, irá começar por sete cidades do estado.
De acordo com Saulo Ribeiro, coordenador geral do Lugares de Ler, a inspiração veio da experiência dos agentes de saúde. A proposta é estruturar um conjunto de iniciativas para garantir o direito à literatura, por meio de núcleos mediados em espaços como bibliotecas e pontos de leitura. A mediação ficará sob a responsabilidade dos agentes, visando à criação de comunidades de leitores. Escritores, editores e outros profissionais do livro serão convidados para incentivar a vivência literária.
“O projeto vai mapear locais e iniciativas de promoção de leitura, além de fomentar a criação de novos”, diz Saulo. Com esse propósito, o agente mediador será contratado para atuar no bairro, tornando-se uma referência no local. “Ele se tornará uma espécie de produtor local, ao organizar clubes de leitura e atividades de circulação de autores, livros e oralidades, do slan à escuta dos griôs. A ideia de literatura e leitura é ampliada. Ações de acessibilidade também estão previstas”, conta Saulo Ribeiro.
É fundamental que essas e outras iniciativas espalhadas pelo território nacional se multipliquem, com a presença das entidades do livro e seus profissionais. Para que a população leia sempre, e abrace a importância da leitura, tornando o Brasil um país mais leitor.

 

Andre Mantelli
Saulo Ribeiro é editor e coordena o Lugares de Ler - Andre Mantelli

 

Divulgação
Aline Gonçalves é de Conselheiro Lafaiete (MG) - Divulgação


“Literatura é liberdade”

Falando em nome de escritores e artistas de Conselheiro Lafaiete, município de Minas Gerais, a escritora Aline Gonçalves, idealizadora da Mostra Literária da cidade, a Moliete, gravou um depoimento para as redes sociais contra a censura ao livro “O menino marrom”. A obra de Ziraldo, com quase 40 anos da primeira publicação, foi retirada das escolas municipais pela Prefeitura, a pedido de um grupo de pais. “A literatura é liberdade. É lendo que se aprende a pensar”, afirma, lembrando que a história trata da amizade genuína entre dois meninos, amizade que se estende da infância à idade adulta. “Não vamos permitir a criação de um índex aqui. Vamos lutar pela literatura, pela cultura, pela liberdade de expressão”. Para ela, em vez de ser censurado em seu estado natal, Ziraldo, que faleceu este ano, deveria estar sendo homenageado. Confira o vídeo com a íntegra do depoimento de Aline Gonçalves no Livronews, no Instagram @livronewsnoinsta.

 

Divulgação
Guilherme de Marchi lança pela Patuá - Divulgação


O visitante

A editora Patuá faz o lançamento do romance de estreia de Guilherme de Marchi, nesta segunda, 24, em São Paulo. A obra "O visitante" aborda a paternidade em narrativa não linear. “A literatura é necessariamente autobiográfica, desde que não se tenha nenhum compromisso com a verdade. É dizer a partir de um ponto e, sob a segurança de uma narrativa, o que jamais poderíamos admitir quando vestidos de nossos papéis”, afirma o autor no material de divulgação. O evento na capital paulista será na Livraria Patuscada, às 8 da noite, em bate-papo que terá a mediação de Vanessa Passos.

 

Divulgação
Anderson Cavalcante é fundador da Buzz Editora - Divulgação


Autor Best Seller

A apresentação de casos de sucesso do mercado editorial é a proposta do workshop online que será realizado por Anderson Cavalcante, fundador e presidente da Buzz Editora, nesta segunda, 24, a partir das 7 da noite. Saiba mais no site www.comofazerumbestseller.com.br.


Manual de sobrevivência

Com direção de Aly Muritiba, Diego Lopes e Cláudio Bittencourt, a TV Brasil estreia, nesta segunda, a série infantil “Manual de sobrevivência da literatura brasileira”. A produção conta a aventura de dois primos que encontram uma biblioteca secreta num portal para a literatura. De segunda a sábado, diariamente, às 10h30, dentro da programação da TV Brasil Animada.


Festival do Leitor

A semana será de LER – Festival do Leitor, em sua quinta edição, com atividades de segunda, 24, até sexta, 28, no Pier Mauá, no Rio de Janeiro. Na segunda, Mary del Priori e Maitê Proença debatem sobre “Hisória é no feminino”, a partir das 7 da noite. Na terça, tem Morgana Kretzmann e Paulo Scott no “Ler no Porto”, a partir das 18h30. Na quarta, Andreia Prestes fala sobre “Ressignificar a trajetória de vida em literatura”, logo às 9h da manhã. Na quinta, Edney Silvestre irá ler trechos inéditos de seu novo romance, às 15h45. A programação completa está em www.lersalaocarioca.com.br.


Festas populares no Brasil

A Boitempo lança nesta quarta, 26, em São Paulo, o único livro publicado por Lélia Gonzalez: “Festas populares no Brasil” reúne textos da antropóloga, filósofa e professora, e mais de 100 imagens de diversos fotógrafos. O lançamento será na abertura da exposição “Lélia em nós: festas populares e amefricanidade”, no Sesc Vila Mariana, a partir das 7 da noite.


Festival em Petrolina

Será nesta quinta, 27, o Festival Pernambucano de Literatura Negra, na biblioteca da Universidade Vale do São Francisco (UNIVASF), em Petrolina. Em sua segunda edição, o evento apresenta programação com rodas de diálogos, palestras, lançamento de livro, sessão de autógrafos e saraus poéticos. Para a idealizadora Jaqueline Fraga, o FLIPEN objetiva promover a visibilidade da literatura produzida por autores negros do estado. O festival acontece de 1 da tarde às 8 da noite, e foi viabilizado com patrocínio do Banco do Nordeste, pela Lei de Incentivo à Cultura. Outras informações no site www.negrasou.com.br/festival.


Combiousa em movimento

O Centro Cultural Itinerante Combiousa, no Espírito Santo, vai a São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, participar da 4ª edição do Festival Mulheres de Sal. A Kombi cheia de livros e ações culturais estaciona no Solarium Eventos, na sexta, 28, e no sábado, 29, para tardes de literatura junto às comunidades.


Literatura e diversidade

A livraria Candeeiro, em Campinas (SP), recebe o bate-papo sobre “Literatura e diversidade: onde estão as histórias não contadas”, no sábado, 29. Com a participação de Sabina Anzuategui, zênite astra e Deise Abreu Pacheco, que autografam seus livros. A mediação será de Ana Claudia Romano Ribeiro. A partir das 3 da tarde.


Adélia Prado

Com mais de duas dezenas de livros publicados, uma das mais cultuadas poetas brasileiras venceu o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras (ABL), oferecido pelo conjunto da obra a um escritor ou escritora nacional. A mineira Adélia Prado publicou seu primeiro livro, “Bagagem”, em 1976. Hoje aos 88 anos, a escritora prepara o lançamento do próximo, a sair pela Record no segundo semestre. Siga seu perfil no Instagram: @adeliapradodivinopolis.


Chamada aberta Urutau

A editora Urutau está com chamada aberta para originais de romance, novela, conto, crônica, poesia e dramaturgia. Para autores do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, que podem encaminhar seus livros até o dia 20 de julho, para o e-mail original@editoraurutau.com.br. Caso selecionada, a obra será publicada pela editora sem custos para o autor ou autora, desde a revisão à impressão. A avaliação do material recebido e a divulgação do resultado será feita em até 90 dias. Outras informações no site www.editoraurutau.com.br.

 

Divulgação
Ione Mattos publicou pela Telha - Divulgação


A casa da mãe dos homens

Foi publicado pela Telha o romance de Ione Mattos, “A casa da mãe dos homens”. Socióloga e professora aposentada, a autora conta histórias de um local de abrigo e acolhimento, um casarão centenário na Tijuca, no Rio de Janeiro. A obra faz a conexão entre momentos históricos da cidade e vivências pessoais dos moradores da casa. De acordo com a divulgação, a leitura também é um convite à reflexão sobre fobias sociais, “e de como tais medos violentam a vida e as aspirações das pessoas escolhidas como alvo dessas projeções”. Acesse www.editoratelha.com.br e veja outros títulos.


Chupim

Entrou em pré-venda o novo livro de Itamar Vieira Junior: “Chupim”, obra que marca a estreia do autor premiado e best-seller na literatura para as infâncias, em co-autoria com a artista visual Manuela Navas. A obra contrapõe a perspectiva infantil ao olhar dos adultos acerca da realidade no campo, refletindo sobre o trabalho infantil. Chega às livrarias em agosto pela Baião.

 

Divulgação
Gustavo Zobaran tem novo livro pela Scortecci - Divulgação


Hackeando o modus operandi

A Scortecci Editora lança o novo livro de Gustavo Zobaran, “Hackeando o Modus Operandi, A Transformação é Cultural”. Com experiências e aprendizados reunidos em mais de duas décadas, o autor destaca o papel das pessoas na evolução do mundo digital. O livro se baseia em palestra de sucesso, e visa inspirar os leitores a transformarem suas carreiras e suas vidas. Saiba mais sobre a editora em www.scortecci.com.br.

 

Divulgação
Laura Liuzzi e Evelyn Blaut na Janela Livraria - Divulgação


Encontro na livraria

Laura Liuzzi participou, na quarta-feira, 19, do bate-papo no lançamento do romance em prosa poética de Evelyn Blaut, na Livraria Janela do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. “Fora da rota” é uma publicação da Todavia. Na foto, o registro do encontro, em noite especial para a autora, que também é fundadora do Centro Cultural Astrolabio. Siga as duas no Instagram em @blauteve e @laura_liuzzi.

 

Tags

Autor