SAÚDE

As 5 doenças gastrointestinais mais comuns em pets e como evitá-las

Doenças que atacam o sistema digestivo podem ser, além de incômodas, também perigosas para os animais de estimação

Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 25/07/2021 às 8:00 | Atualizado em 26/07/2021 às 11:50
Notícia
X

No topo da lista entre as mais recorrentes entre os pets, as doenças que atacam o sistema digestivo podem ser, além de incômodas, também perigosas. Por isso, o JC trouxe as cinco doenças gastrointestinais mais comuns nos animais de estimação, para que você, tutor, fique atento em relação aos cuidados e tratamentos necessários.

Segundo a veterinária Andressa Cris Felisbino, a ingestão de alimentos nocivos e não recomendados para animais é uma das principais causas para o aparecimento dessas enfermidades.

"Alguns alimentos comuns na dieta humana são extremamente perigosos para os pets, principalmente os que têm excesso de gordura. A quantidade ingerida, a sensibilidade do animal ou a demora no diagnóstico e tratamento podem agravar o quadro", alerta a profissional.

A alimentação inadequada, com uma dieta gordurosa também é responsável por desencadear a pancreatite, que pode ser aguda ou crônica.

"Ela é uma inflamação contínua e progressiva que pode gerar outras complicações. Diarreia, vômitos, apatia, febre, inapetência, emagrecimento progressivo e desidratação são os principais sintomas e o tratamento ocorre com dieta, analgésicos, hidratação e reposição de enzimas, às vezes requerendo, inclusive, internação, a depender da orientação do veterinário do animal", explica a Andressa.

Na sequência, em segundo e terceiro lugar, estão as gastroenterites virais e parasitárias, tais como: parvovírus, coronavírus, rotavírus, giárdia, entre outras verminoses.

"Os primeiros sintomas são vômito, diarreia, dores abdominais, perda de apetite, apatia, perda de peso, desidratação, flatulência, constipação, presença de sangue ou muco nas fezes. O recomendado é que os tutores fiquem alertas, pois os pets costumam sinalizar quando algo não vai bem e, nesses casos, já proceder imediatamente com a consulta ao veterinário. De maneira geral, é possível preveni-las por meio da vacinação e vermifugação", comenta a veterinária.

Outro motivo que desencadeia as doenças gastrointestinais e que ganha a quarta posição é a hipersensibilidade alimentar, já que muitos pets têm alergia a certos tipos de alimentos, sejam eles caseiros ou industrializados, tais como os que contém fontes proteicas animais ou vegetais, aditivos, preservantes, conservantes, corantes, entre outros.

"Alguns animais podem ter uma digestão deficiente, causadas por antígenos com conteúdos insolúveis, aumento da permeabilidade intestinal ou por predisposição genética mesmo. O diagnóstico, nesse caso, é baseado no histórico, sinais clínicos, exclusão de outras causas (infecciosas ou parasitárias), resposta à diferentes dietas, eliminando as possibilidades. Muitas vezes é necessário remover todos os alérgenos em potencial e introduzir uma alimentação com dieta hipoalergênica", indica a profissional.

E, como Top 5 doença gastrointestinal, está a infecção por bactérias, causadas, por exemplo, pela Salmonella, Escherichia Coli (E.Coli) e Shigella.

"Além dos sintomas anteriores, há ocorrência maior de diarreia com a presença de muco. Nesses casos, o diagnóstico é clínico, juntamente com exames laboratoriais e o atendimento deve ser de urgência para o animal não desidratar. Os pets costumam ficar bem apáticos e o tratamento, em geral, é com antibióticos, sendo possível associar prebióticos e/ou probióticos para auxiliar na atividade de bactérias benéficas e melhorar a flora intestinal, respectivamente", destaca.

Sintomas

Segundo o portal especializado VetSmart

Sinais primários de alterações gastrointestinais

  • Regurgitação
  • Vômito
  • Dor abdominal
  • Diarreia
  • Tenesmo
  • Acúmulo de gás
  • Constipação

Tratamento

Andressa detalha que podem ser utilizados prebióticos e os probióticos no tratamento dos animais, assim como vermífugos, que previnem as parasitoses. Além disso, ela aponta que estes podem ser manipulados com flavorizantes e apresentações farmacêuticas diferenciadas, para facilitar a administração.

"Conseguimos associar os ativos utilizados no tratamento de gastrite e doenças duodenais, como o Omeprazol e a Bromoprida, além de medicamentos como o Ácido Ursodesoxicólico, Silimarina e SAMe na DROGAVet, por exemplo."

Conhece alguma história curiosa sobre animais de estimação e quer vê-la publicada na Meu Pet? Envie sua sugestão para [email protected]

Tags

Autor