Como facilitar o convívio entre bebês e cachorros
Preparar os pets para receber os pequenos novos integrantes é um passo importante para que a relação entre as crianças e os animais de estimação seja harmoniosa desde o início
A chegada de um bebê é um momento especial na vida de uma família. Se a casa que irá receber o recém-nascido também tiver pets, os bichinhos conseguem perceber que existe alguma coisa diferente na rotina. Normalmente, cães costumam se tornar mais protetores durante a fase da gestação e com a adição de um novo membro na família, as mudanças na casa podem gerar estresse e ansiedade.
Por isso, preparar os cachorros da casa para receber os pequenos novos integrantes é um passo importante para que a relação entre as crianças e os animais de estimação seja harmoniosa desde o início.
Confira algumas dicas para ajudar nesse processo:
Dê espaço para o cão
Vídeos de bebês interagindo com animais são certamente uma explosão de fofura, mas é preciso respeitar o tempo do animal. O cão precisa se acostumar com a presença do bebê e a mudança de atenção dos seus donos, que agora passam a maior parte do tempo com o novo membro da família.
Sempre que possível, estimule a interação saudável
Passado o momento da apresentação, os cães podem demonstrar curiosidade sobre o bebê. Essa é uma boa hora para que os dois se conheçam melhor. Mas, é importante não deixar a criança sozinha perto do animal, o cão pode não entender o que está acontecendo e agir de forma imprevisível assustando ou machucando o bebê.
Divida a sua atenção entre o bebê e o cachorro
Sempre que possível é recomendado incluir o pet na rotina de atividades junto com o bebê, para que ele não se sinta rejeitado e dificulte a adaptação, se tornando ciumento ou agressivo. É importante manter os horários de brincadeira, alimentação e passeio com o animal.