DOENÇA

Como saber se o gato está com febre?

Se o animal estiver apático e sem interesse por comida ou pela higiene algo pode estar errado

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 06/01/2022 às 14:45 | Atualizado em 06/01/2022 às 17:25
Notícia
X

Uma das maiores dores para os tutores é ver seu pet doente. Perceber que seu gato está com febre, por exemplo, é um grande pesadelo, já que o organismo dos animais funciona de uma forma diferente do dos humanos. Saiba como detectar se seu gato está com febre e como agir caso ele esteja.

É importante que o tutor esteja atento aos sinais do gato quando ele não parece estar bem. Se o animal estiver apático, sem interesse por comida ou pela higiene, com calafrios ou respirando de forma rápida curta, algo está errado. O ideal é procurar um veterinário.

Gatos podem ter febre?

Assim como nos humanos, a febre nos animais também representa uma resposta imunológica do organismo contra algum tipo de infecção. Essa estratégia é uma das características dos animais de sangue quente que são capazes de regular a própria temperatura.

Com a elevação da temperatura corporal, parte dos corpos estranhos morre. Mas esse processo também pode pôr em risco o corpo do próprio animal: quanto mais o corpo esquenta para combater os patógenos, maiores as chances de morte por hipertermia.

Apesar da febre não resolver sempre os problemas que a fizeram surgir e de poder até colocar a vida do animal em risco quando não é controlada, o mecanismo de elevar a própria temperatura foi um dos grandes avanços evolutivos para os organismos complexos liderem com doenças infecciosas.

Como saber se o gato está com febre?

Mesmo compartilhando o mecanismo de elevação de temperatura para combater patógenos, os humanos e gatos têm marcos de temperatura diferentes para definir o estado febril.

A temperatura normal do gato fica em torno de 38,1ºC e 39ºC - que para os humanos é alta. O animal apenas entra em estado febril quando ultrapassa os 39,5ºC.

Para identificar a temperatura do gato, o tutor não pode usar o termômetro que usa ao apresentar temperaturas altas. A medição é feita com um termômetro flexível veterinário, ou seja, adequado para o pet.

O medidor precisa ser inserido no ânus do gato, tocando sua mucosa.

Como ajudar um gato com febre?

Para saber como ajudar um gato com febre, é preciso saber a origem do problema. Então, a avaliação de um médico veterinário é necessária para identificar a causa do aumento de temperatura do pet.

Se for uma virose comum, por exemplo, o gato conseguirá se recuperar com repouso, água fresca e alimentação de boa qualidade.

Mas se for outro tipo de patógeno, o veterinário vai indicar um tratamento. Dependendo do quadro do animal, o especialista pode até interná-lo.

Tags

Autor