crise ambiental

Vallourec evacua animais da área de inundação do Dique Lisa, em Nova Lima (MG)

Mais de 400 animais silvestres tiveram que ser removidos do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Nova Lima, na Grande BH

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo, Vitória Floro

Publicado em 10/01/2022 às 11:56
Notícia
X
Mais de 400 animais silvestres tiveram que ser removidos do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Nova Lima, na Grande BH.
A ação aconteceu no último domingo (9), motivada pelo acionamento do nível três de emergência do Dique Lisa da Mina Pau Branco. De acordo com uma simulação realizada pela empresa, que pretendia identificar quais locais seriam afetados com a ruptura da barragem, na rota dos rejeitos estaria o Centro de Reabilitação do Ibama, em Nova Lima.
Com a evacuação do centro, uma parte dos animais teve que ser encaminhada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, em Juiz de Fora, enquanto outros foram acolhidos em mantenedouros e reabilitadores. Segundo Vallourec, responsável pela remoção dos animais, mais de 21 veículos foram utilizados no processo.
A empresa também apontou que a estrutura do Dique Lisa, que tem como função o controle da vazão da água pluvial, permanece estável, reiterando que não há registros de vítimas fatais da referida ocorrência.
A companhia ainda reforçou que a Barragem Santa Bárbara - também dentro da Mina do Pau Branco - possui estrutura distinta do Dique Lisa e está localizada em ponto diferente. Esta outra barragem guarda apenas água e sedimentos, sem rejeitos de mineração, e "operava normalmente, em nível zero de criticidade e dentro dos parâmetros previstos na legislação vigente", segundo informações da empresa.
 

Tags

Autor