Saiba quais são as raças de cachorros mais populares no Brasil
Confira uma lista com os 10 cães mais populares no país
Não é novidade que os cães estão entre os pets preferidos do brasileiro. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 46,1% dos domicílios tinham pelo menos um cachorro em 2019. Mas será que existem raças mais populares entre esses cães?
O famoso vira-lata com certeza está nesta lista. Os cachorros sem raça definida correspondem a 42% do total de cachorros de estimação, segundo levantamento Radar Pet 2020. Mas antes de conhecer a lista dos outros 58%, entenda o que favorece a popularidade de uma raça.
- Como levar o cachorro em uma viagem de carro? Veja como transportar seu pet
- Sua casa está cheirando a cachorro? Confira como acabar com maus odores de uma vez por todas!
- Vídeo: após ficar ilhado em enchente, cachorro se irrita com bombeiros que realizavam seu resgate
- O que acontece quando um cachorro com raiva morde uma pessoa? Saiba tudo sobre essa doença
- Vídeo: Tutora flagra cachorro fazendo bolas de neve
O que influencia a popularidade de uma raça?
Um dos fatores que contribuem para a popularidade de uma raça é a moda. Isso mesmo, as raças que estão na moda. Por exemplo: nos anos 90, era mais comum encontrar dálmatas e pastores alemães. Enquanto, atualmente, é mais frequente encontrar cães de raça como o spitz.
Peças publicitárias, filmes e séries também têm influência sobre essa mudança.
Outro fator importante é o estilo de vida das pessoas. Devido à verticalização das cidades, muitas pessoas passaram a criar cachorros pequenos em vez de optar por raças de porte maior. Pessoas que vivem em apartamentos tendem a preferir raças como shih-tzu e buldogue francês por causa da adaptação delas no ambiente.
Quais são as 10 raças mais populares de cachorro no Brasil?
Confira uma lista com as 10 raças de cães mais populares no país. Lembrando que a ordem não indica que algumas são mais ou menos populares que as demais da lista.
Spitz Alemão
Também conhecido como Lulu da Pomerânia, o Spitz Alemão é um típico cachorro de companhia. Isso significa que ele é carinhoso, dócil e adora ficar ao lado do tutor - preferencialmente recebendo bastante carinhos.
Além disso, essa raça não cresce muito, o que a torna ideal para viver em apartamentos.
Shih-Tzu
Outro companheiro leal é o antigo cão da realeza chinesa. O shih-tzu é bastante sociável, tranquilo, apaixonado por colo e não tem o hábito de latir muito.
Quanto às características físicas, o shih-tzu é pequeno e atarracado. Além disso, ele tem um focinho curto, que torna a aparência ainda mais fofa. Esses fatores contribuem para o favoritismo, principalmente para quem vive em apartamento.
Lhasa Apso
É comum que as pessoas confundam o lhasa apso com o shih-Tzu - principalmente no início da vida desses cães. Mas se na aparência eles se parecem, no comportamento eles diferem.
O shih-tzu é conhecido por ser cão de companhia, enquanto o lhasa é por se desenvolvido como um cão de guarda. Então, o lhasa é mais arisco e tem maior tendência a latir.
Buldogue Francês
Outro cão de focinho curto, o buldogue francês é bastante popular no Brasil. A raça é resultado de cruzamentos feitos a partir do buldogue inglês, e ele é menor do que seu parente mais próximo.
O buldogue francês é ativo e brincalhão, além de muito dócil e paciente. Os cães desta raça também adoram receber carinho e serem o centro das atenções.
Por ser pequeno, é um dos favoritos para quem mora em apartamento. Famílias com crianças também amam essa raça por seu comportamento.
Poodle
O poodle toy está entre os cães preferidos há algumas décadas. Os pelos cacheados e macios que não caem com facilidade e a facilidade de manutenção estão entre os fatores que contribuem para o favoritismo.
Além desses fatores, também há o temperamento dócil e o jeito brincalhão e extremamente fiel.
Yorkshire Terrier
Assim como o poodle toy, o yorkshire é um dos cachorros mais procurados e queridos no país há algum tempo. Com pelagem característica, seu pequeno porte, jeito divertido e apego à família, essa raça conquistou os lares brasileiros
O yorkshire é muito fiel e fácil de adestrar, mas é preciso ser consistente na criação e caprichar na fase de socialização do cão. Senão, ele pode começar a latir muito, atrapalhando o convívio com a família e com a vizinhança.
Pug
Outro sucesso em casas pequenas é o pug. Além de ser pequeno, ele tem dobrinhas no rosto que derretem qualquer coração.
De temperamento calmo, a raça é uma das mais procuradas por quem mora em espaços pequenos e tem crianças para brincar.
Maltês
Com olhinhos pretos bem atentos e uma pelagem branca, longa e sedosa, o maltês tem um ar fofo e aristocrático. Essa raça é muito ativa, brincalhona e inteligente.
Mas sem adestramento adequado, o maltês pode se mostrar ciumento, possessivo e até mesmo agressivo.
Golden Retriever
Conhecidos por serem usados como cão-guia para deficientes visuais, os golden retriever são amáveis e fiéis companheiros
Entretanto, precisam de boas doses diárias de exercício. Se não gastarem energia, os cães dessa raça podem se tornar muito agitados e desenvolver problemas de comportamento.
Border Collie
Além do golden, o border bollie é outro cão maior que segue como uma raça muito popular no Brasil. Ele é bastante ativo e esperto.
O border collie é considerado o cão mais inteligente do mundo e não se adapta a qualquer estilo de vida. Ele precisa de muita atividade física e estímulos para não ficar ansioso e desenvolver problemas de comportamento.