INSTRUÇÕES

Como levar o cachorro em uma viagem de carro? Veja como transportar seu pet

Transportar um cão de carro pode ser uma grande missão

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 10/01/2022 às 15:04 | Atualizado em 10/01/2022 às 15:39
Notícia
X

Seja em uma viagem, seja em uma simples ida ao veterinário, transportar um cão de carro pode ser uma grande missão. Não só porque esses bichinhos podem ficar inquietos, mas também porque o transporte incorreto de pets dentro de veículos pode gerar multas e até causar o risco de acidentes.

O que diz a Lei sobre levar cachorro no carro?

O Código de Trânsito Brasileiro tem alguns artigos sobre o transporte de animais domésticos e outros que se aplicam a essa situação. O artigo 169 adverte sobre o perigo de “dirigir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança”, que engloba situações como o transporte de animais livres dentro do veículo - principalmente se o pet estiver na parte dianteira. Ou seja, o cão não pode ir solto dentro do veículo e muito menos no colo do tutor.

Apesar dessa prática ser muito perigosa, a lei considera a infração leve e prevê multa de apenas R$ 88,38 e 3 pontos na CNH para o motorista infrator.

Já o artigo 252 é mais específico. Ele determina a proibição da direção do veículo transportando pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas”. Essa infração é considerada como média e prevê multa de R$ 130,16 e 4 pontos na carteira para o motorista.

Qual é a maneira certa de levar o cachorro no carro?

1 - Caixa de transporte

Geralmente, quem gosta de caixas são os gatos, mas se o tutor quer levar seu cão ou outro pet em um automóvel, a caixa de transporte é indispensável. Com ela, o tutor pode deixar seu pet mais tranquilo, acomodado e não menos importante: seguro.

2 - Cinto de segurança

Uma alternativa para quem não pode ou não quer comprar caixa de transporte para levar seu pet é o cinto de segurança. Há um modelo específico para os pets, que é mais barato que a caixa e também garante a segurança do animal.

O cinto parece com uma guia de passear, então não vai enforcar o cão quando o carro estiver em movimento ou frear.

3 - Assento especial

Assim como os bebês, os pets também têm uma cadeirinha especial para usar no carro. No caso dos pets, é uma espécie de cesto (não tão cercado quanto a caixa) e precisa do cinto de segurança.

Essa alternativa é mais adequada para os cachorros menores, principalmente os que se sentiriam inquietos confinados na caixa.

4 - Grade de segurança

Essa é a mais indicada para os tutores que têm cachorros grandes ou mais inquietos. O pet será transportado no porta-malas com uma grade de segurança entre ele e o tutor - para evitar multas e acidentes.

O porta-malas não vai estar fechado, a grade vai permitir que a circulação de ar dentro do carro chegue ao cão.

5 - Gaiola

No caso de aves, mamíferos pequenos (hamster, por exemplo) ou outros animais de pequeno porte, é possível recorrer a uma gaiola. A estrutura precisa estar acomodada de forma que fique fixa e segura. Para isso, o tutor pode usar o cinto de segurança do banco traseiro ou até mesmo o chão do veículo.

Tags

Autor