curiosidade

Texugo faminto pode ter descoberto raras moedas romanas na Espanha

De acordo com pesquisadores, o animal deve ter desenterrado os artefatos enquanto buscava por comida durante o inverno

Imagem do autor
Cadastrado por

Vitória Floro

Publicado em 14/01/2022 às 10:31
Notícia
X

Imagine esse cenário: você está com frio e com fome, então decide sair para comprar comida, mas, sem sucesso, não encontra nenhum alimento, apenas um tesouro antigo muito valioso para uma outra espécie desconhecida. Foi isso que aconteceu com um texugo no Norte da Espanha.

O animal pode ter desenterrado a maior coleção de moedas romanas já encontrada no Norte da região. As 209 peças foram descobertas por dois arqueólogos durante uma visita à caverna La Cuesta, no município de Grado, em Astúrias.

Os pesquisadores estavam ao lado de um morador local e se surpreenderam ao encontrar as relíquias perto da toca do texugo. No relatório publicado em um periódico científico especializado em arqueologia, os estudiosos explicam que o animal provavelmente conseguiu desenterrar a coleção enquanto procurava desesperadamente por comida durante o inverno.

Os artefatos históricos, embora não tenham servido para saciar o texugo durante as baixas temperaturas, foram considerados “um achado excepcional”, datado entre os séculos três e cinco depois de Cristo.

De acordo com os pesquisadores, as moedas foram escondidas na região após a invasão do local pelos povos germânicos, suevos. A fabricação do material também foi revelada, as moedas foram cunhadas em Constantinopla (atual Istambul, na Turquia) e Tessalônica, na Grécia.

Tags

Autor