COLUNA MOBILIDADE

Espanha reduz velocidade das vias urbanas em todo o país; veja vídeo

Mudanças acontecem em todas as cidades espanholas. Velocidade máxima é de 50 km/h e há ruas que têm até 20km/h

Roberta Soares
Roberta Soares
Publicado em 11/05/2021 às 7:30
Notícia
ARTES JC
Com a redução dos limites máximos de velocidade permitidos nas cidades, o risco de morte por atropelamento é reduzido em 80% - FOTO: ARTES JC
Leitura:

A partir desta terça-feira (11/5), os limites de velocidade nas vias urbanas e nos cruzamentos de todas as cidades da Espanha foram alterados. De forma geral, chegam a, no máximo, 50 km/h. Muitas das vias, inclusive, terão limite de velocidade de 20 km/h. O objetivo da mudança, que com certeza será considerada por muitos brasileiros como radical, tem um único objetivo: salvar vidas.

Temos cada vez mais atores e uma interação maior nas ruas de nossas cidades. Com essa interação e com todos esses atores não é possível garantir a segurança em velocidades superiores a 30 quilômetros por hora. Não é possível. Ponto final”,
Pere Navarro, diretor geral de Trânsito da Espanha

As reduções são referenciadas pelo diretor geral de Trânsito da Espanha, Pere Navarro, em declaração dada à imprensa espanhola. “Temos cada vez mais atores e uma interação maior nas ruas de nossas cidades. Com essa interação e com todos esses atores não é possível garantir a segurança em velocidades superiores a 30 quilômetros por hora. Não é possível. Ponto final”, disse.

REPRODUÇÃO
Espanha reduz velocidade das vias urbanas em todas as cidades do País - REPRODUÇÃO

Pere Navarro é o homem que, ao lado de outras autoridades, apresentou em Madri, um mês atrás, um manual elaborado para ajudar as autoridades municipais a fazerem alterações no Regulamento Geral de Trânsito. Com a redução dos limites máximos de velocidade permitidos nas cidades, o risco de morte por atropelamento é reduzido em 80%.

Além do manual, também foi criado um vídeo explicativo com os tipos de ruas e as velocidades que devem ser adotadas.

 

Confira as principais regras para as mudanças de acordo com o tipo de via:

- Nas vias urbanas com faixa única em cada sentido de circulação, com plataforma única de calçada e faixa de rodagem, o limite de velocidade será de 20 km/h.

- Em ruas com duas ou mais faixas em cada sentido de tráfego, o limite de velocidade será de 50 km/h.

- Em vias urbanas com uma única faixa em cada sentido, com uma única calçada e plataforma de faixa de rodagem para duas direções de tráfego, o limite de velocidade será de 20 km/h.

- Em vias urbanas com uma única faixa em cada sentido de tráfego, o limite de velocidade será de 30 km/h.

- Em ruas com uma única faixa em cada sentido, um limite de velocidade de 30 km/h. Mas a prefeitura poderá aumentá-lo até 50 km/h após sinalizar.

REPRODUÇÃO
Espanha reduz velocidade das vias urbanas em todas as cidades do País - REPRODUÇÃO

- Nas vias urbanas com duas faixas em cada sentido de movimento, sendo uma delas reservada para transporte público e motocicletas não segregadas, o limite de velocidade será de 30 km/h.

- Nas vias urbanas com duas faixas em cada sentido de movimento, sendo uma delas reservada ao transporte público segregado, o limite de velocidade será de 30 km/h.

- Nas vias urbanas com duas faixas em cada sentido de movimento, sendo uma delas reservada para bicicletas, o limite de velocidade será de 30 km/h.

REPRODUÇÃO
Espanha reduz velocidade das vias urbanas em todas as cidades do País - REPRODUÇÃO

“Essa diminuição da velocidade em nossas ruas permitirá que as autoridades municipais criem cidades mais amáveis e humanas, onde os diferentes usuários das vias possam conviver com mais segurança, pois com velocidades superiores a 30 km/h a segurança para todos os atores que interagem não é garantida”, reforçou Navarro.

Comentários

Últimas notícias