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Melhorias na infraestrutura do Litoral de Pernambuco ficam na promessa. Há projetos para praias de A Ver o Mar e Muro Alto

Tanto na esfera estadual como na municipal, argumentam, como esperado, que a pandemia de covid-19 atrasou e atrapalhou muitos planos

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Roberta Soares

Publicado em 04/09/2021 às 9:00
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O poder público, como de costume, segue fazendo promessas sobre melhorias da infraestrutura do litoral pernambucano. Tanto na esfera estadual como na municipal. Argumentam, como esperado, que a pandemia de covid-19 atrasou e atrapalhou muitos planos - o que é verdade, não há como negar. O governo de Pernambuco, por exemplo, garante que investirá quase R$ 2 milhões nas rotas nos próximos meses. Além disso, prevê um investimento de quase R$ 12 milhões nos acessos à Praia de Muro Alto, em Ipojuca, e à Praia de A Ver o Mar, em Sirinhaém. O aporte para o desenvolvimento dos estudos é de quase R$ 280 mil e as obras estão estimadas em R$ 11,5 milhões, devendo começar ainda em 2021.

O JC não conseguiu retorno de alguns dos atores que deveriam se posicionar nas reportagens. É o caso da Prefeitura de Itamaracá. Também não conseguiu, sequer, contato com a Prefeitura de Tamandaré.

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Melhorias na infraestrutura do Litoral de Pernambuco ficam na promessa. Há projetos para praias de A Ver o Mar e Muro Alto

Confira abaixo os posicionamentos:

Secretaria de Infraestrutura de Pernambuco (Seinfra)

A Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), informou que está atuando na requalificação dos acessos às praias do litoral pernambucano. Está em andamento o processo de contratação das empresas responsáveis pela elaboração dos projetos de engenharia para a requalificação das principais rodovias que dão acesso a esses locais. A ação integra o planejamento do Programa Caminhos de Pernambuco e está dividida em dois blocos.

FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Rotas do Litoral PE - Litoral Norte - Praia de Ponta de Pedras - Infraestrutura de acesso às praias dos litorais Norte e Sul de Pernambuco - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

O primeiro contempla o acesso à Praia de Atapuz, em Goiana; PE-14, da entrada da BR-101 até Nova Cruz, em Igarassu, e PE-35, entre Itapissuma e Itamaracá, no Litoral Norte, totalizando 19,20 quilômetros. O segundo inclui as rodovias PE-61, da entrada da PE-60, em Sirinhaém, até a PE-009, em Barra de Sirinhaém; PE-76, entre Saltinho e Tamandaré; PE-009, nos trechos da entrada para Tamandaré e também em Porto de Galinhas; PE-51, entre a PE-60 e a PE-009; e a PE-38, entre Ipojuca e Nossa Senhora do Ó. Juntos, os investimentos voltados para o desenvolvimento dos projetos somam R$ 1,7 milhão. Os editais foram publicados no Diário Oficial do Estado no dia 11 de agosto.

No momento, o governo do Estado trabalha na elaboração de projeto de outras duas vias estratégicas no que diz respeito à rota das praias. São os acessos à Praia de Muro Alto, em Ipojuca, e à Praia de A Ver o Mar, em Sirinhaém. O aporte para o desenvolvimento dos estudos é de quase R$ 280 mil. As obras estão estimadas em R$ 11,5 milhões e devem começar ainda este ano. Com relação à PE-60, a Seinfra informou que a rodovia está inserida no pacote de estudos para concessão em desenvolvimento pelo Governo do Estado que inclui, ainda, a PE-90 e a PE-50. 

FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Rotas do Litoral PE - Litoral Sul - PE-51 - Infraestrutura de acesso às praias dos litorais Norte e Sul de Pernambuco - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
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Rotas do Litoral PE - Litoral Sul - PE-51 - Infraestrutura de acesso às praias dos litorais Norte e Sul de Pernambuco - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
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Rotas do Litoral PE - Litoral Sul - Rodovia Costa Dourada, acesso para Ao Ver o Mar - Infraestrutura de acesso às praias dos litorais Norte e Sul de Pernambuco - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
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Rotas do Litoral PE - Litoral Sul - Infraestrutura de acesso às praias dos litorais Norte e Sul de Pernambuco - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
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Rotas do Litoral PE - Litoral Norte - Praia de Carne de Vaca - Infraestrutura de acesso às praias dos litorais Norte e Sul de Pernambuco - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

As ações do Caminhos de Pernambuco também incluem a manutenção das rodovias com a execução de serviços de tapa-buraco, capinação e limpeza dos dispositivos de drenagem. Nas rodovias mencionadas, ao longo de 2021, o valor do trabalho foi em torno de R$ 1 milhão até o momento. Com a conclusão do período de chuvas, o DER intensificará a atuação das frentes de trabalhos nessas áreas com o objetivo de garantir a trafegabilidade, a segurança e o conforto de quem trafega pelas rodovias.

Prefeitura de Ipojuca

A Prefeitura de Ipojuca informou que investiu, só em Porto de Galinhas, R$16 milhões na construção de vias, do Centro de Atendimento ao Turista, de praças e na iluminação pública. Sobre a verticalização da praia, o município garantiu que não autoriza nenhuma construção acima de três pavimentos e que existe um grupo de trabalho para acompanhamento e fiscalização dos processos de liberação de alvará de construção.

Sobre o avanço das comunidades do Socó, Salinas e Pantanal, a Prefeitura de Ipojuca diz que tem oferecido assistência social e cultural aos moradores. E, por último, sobre a “privatização” da beira-mar da Praia de Muro Alto, informou que está em andamento um projeto de requalificação das alamedas e uma campanha com empresas privadas para adoção e urbanização desta área.

Prefeitura de Goiana

A Prefeitura de Goiana enumerou as ações que fez e planeja fazer nas quatro praias do município (Pontas de Pedra, Catuama, Barra de Catuama e Carne de Vaca). Mas não informou valores de investimento.

Praia de Carne de Vaca
Pavimentação em paralelepípedo – 13 ruas
Requalificação da Praça em frente à Escola Lourenço de Albuquerque Gadelha
Requalificação da Praça de Santana
Reforma do Prédio da administração
Instalação da academia da saúde

Praia de Ponta de Pedras
Pavimentação em paralelepípedo Malvinas – 25 ruas
Pavimentação em paralelepípedo Cocota - 2 ruas
Revitalização do calçadão (Obra será retomada ainda este mês de setembro/2021)
Reforma da Subprefeitura (Obra distratada. Será licitada novamente)
Reforma do PSF em frente à Praça do Golfinho
Construção da Unidade de Pronto Atendimento Santo Amaro

Praia de Catuama
Reforma do PSF (Obra distratada e em processo de nova licitação)
Operação tapa buraco

Praia de Barra de Catuama
Reforma do PSF (Obra distratada e em processo de nova licitação)
Operação tapa buraco

FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Rotas do Litoral PE - Litoral Sul - Pedágio e Ponte do Paiva - Infraestrutura de acesso às praias dos litorais Norte e Sul de Pernambuco - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
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Rotas do Litoral PE - Litoral Sul - PE-09 - Infraestrutura de acesso às praias dos litorais Norte e Sul de Pernambuco - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
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Rotas do Litoral PE - Litoral Sul - Praia de A-ver-o-mar - Infraestrutura de acesso às praias dos litorais Norte e Sul de Pernambuco - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
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Rotas do Litoral PE - Litoral Norte - Praia de Carne de Vaca - Infraestrutura de acesso às praias dos litorais Norte e Sul de Pernambuco - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
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Rotas do Litoral PE - Litoral Norte - Praia de Itamaracá - Infraestrutura de acesso às praias dos litorais Norte e Sul de Pernambuco - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
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Rotas do Litoral PE - Litoral Norte - Praia de Carne de Vaca - Infraestrutura de acesso às praias dos litorais Norte e Sul de Pernambuco - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

Rotas pedagiadas

As concessionárias Rota do Atlântico e Rota dos Coqueiros garantem que mesmo em períodos chuvosos, com o maior impacto no pavimento, têm o compromisso contratual com o fechamento de qualquer buraco em um prazo máximo de 24h. Em 2021, serviços como recuperação de base, fresagem e substituição de capa asfáltica serão iniciados em outubro, com previsão de três meses de trabalho, com as intervenções realizadas nos dias de semana para não impactar o tráfego nos fins de semana, período de maior movimento no acesso às praias da região.

Essa programação especial inclui mais de oito quilômetros de obras em diferentes pontos das rodovias, com investimentos de R$ 3,1 milhões. Nos últimos cinco anos, o total de investimentos em conservação e manutenção das vias administradas pela Rota do Atlântico e Rota dos Coqueiros somam R$ 38 milhões, segundo dados do Grupo Monte Rodovias, que opera as duas rotas.

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