Intervalos do VLT da Linha Sul do Metrô do Recife mais perto de ficarem menores em quase 30 minutos
Governo federal inaugurou a segunda ponte ferroviária sobre o Rio Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, que liga o sistema a Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes
A segunda ponte ferroviária sobre o Rio Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, que integra a infraestrutura do sistema VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) do Metrô do Recife, foi inaugurada nesta terça-feira (21/12). A ponte faz parte da Linha Sul Diesel - operada por VLTs - e representou um investimento de R$ 11,4 milhões em recursos federais.
- Mesmo com convênio da PM, violência no Metrô do Recife aumenta em 2021; até homicídio foi registrado
- Metrô do Recife: mais de R$ 1,5 bilhão para conceder gestão do sistema à iniciativa privada
- Risco de novas tragédias e abandono ao longo dos muros do Metrô do Recife
- Linha Sul sob risco de ter a operação suspensa devido ao sucateamento do Metrô do Recife
- Guerra declarada: CBTU responsabiliza governo de Pernambuco pela crise no Metrô do Recife e cobra dívida de R$ 100 milhões
Quando o projeto de duplicação da Linha Sul Diesel do sistema VLT do Metrô de Recife estiver finalizado, os 21 mil passageiros que usam a ligação poderão fazer o trajeto de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, ao Cabo de Santo Agostinho, em menos tempo. A quantidade de estações passará de quatro para seis e o tempo de percurso entre as estações do VLT cairá de 51 minutos para 23 minutos. Pelo menos essa é a promessa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), gestora e operadora do Metrô do Recife.
Em abril, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) entregou a primeira ponte ferroviária sobre o Rio Pirapama. A obra recebeu investimento federal de R$ 13,5 milhões. A entrega da ponte virou um evento político. O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e o diretor-presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), José Marques, participaram da entrega. O prefeito de Jaboatão dos Guararapes , Anderson Ferreira - que tenta viabilizar sua candidatura ao governo do Estado - também participou.
Segundo o diretor-presidente da CBTU, José Marques, a duplicação da Linha Sul Diesel vai ampliar em até dez vezes a capacidade do trecho. "A duplicação da linha do VLT no Recife está se tornando realidade. Quando concluída, vamos reduzir pela metade o tempo de espera e aumentar a capacidade da linha em quase dez vezes. Estamos falando em melhorar a vida das pessoas, graças ao empenho desta gestão", afirmou.