COLUNA MOBILIDADE

Atenção: prazo para quitar o IPVA ainda de 2020 está chegando ao fim

O prazo do documento de 2020 só está vencendo agora porque as restrições causadas pela pandemia de covid-19 forçaram a prorrogação da validade do licenciamento daquele ano

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 27/12/2021 às 11:28 | Atualizado em 27/12/2021 às 11:30
Notícia
X

É isso mesmo que você leu no título: está chegando ao fim o prazo final para circular com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) de 2020. Os veículos com placas finalizadas em 9 e 0 só têm até o dia 31/12 (sexta-feira) para realizar o pagamento. Lembrando que o site do Detran-PE (www.detran.pe.gov.br) estará em manutenção durante o feriado de Ano Novo para atualização dos dados e taxas referentes a 2022, entre eles o IPVA do próximo ano, cujo valor ainda não foi divulgado pela Secretaria da Fazenda de Pernambuco - vale ressaltar.

O prazo do documento de 2020 só está vencendo agora porque as restrições causadas pela pandemia de covid-19 forçaram a prorrogação da validade do licenciamento daquele ano, como determinado em resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e na Portaria 2879/2021 do Detran-PE. As outras numerações de placas começaram a vencer desde setembro deste ano.

O CRLV agora é apenas digital (CRLV-E) e fica disponível após a quitação das taxas de licenciamento, que incluem o IPVA, taxa dos bombeiros, do licenciamento e as multas vencidas, caso existam. Lembrando que só é possível gerar os boletos de multas vencidas já com os juros e correção. Isso acontece desde 2017.

COMO ACESSAR O CRLV-E

Após a quitação do licenciamento 2020, para acessar o CRLV-E é preciso baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), na App Store e na Google Play, e adicionar o documento. O CRLV-E também pode ser compartilhado com outro usuário do veículo, mas é necessário que ele também tenha a CDT. O compartilhamento pode ser feito com até cinco pessoas ao mesmo tempo e o documento também pode ser impresso em papel A4, pelo próprio usuário.

Tags

Autor