COLUNA MOBILIDADE

Veja quais os veículos que mais excedem a velocidade no Recife

A relação é curiosa e foi apontada no Primeiro Relatório Anual de Segurança Viária da capital, realizado pela CTTU e Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 04/03/2022 às 12:32 | Atualizado em 04/03/2022 às 14:55
Notícia
X

A prática da infração mais cometida em todo o País e, sem dúvida, a mais danosa sob a luz da segurança viária - o desrespeito à velocidade limite das ruas, avenidas e rodovias - tem marca e perfil social no trânsito do Recife. Está associado ao tipo de veículo usado pelos infratores.

As motocicletas - como esperado - ocupam o primeiro lugar entre os veículos que mais foram flagrados pelos equipamentos de fiscalização eletrônica trafegando acima da velocidade regulamentar das vias da capital. Quase 50% das motociclistas excederam a velocidade.

Recife ganha nesta terça-feira novos equipamentos de fiscalização eletrônica de trânsito. Confira os locais



Embora tenham ficado em terceiro lugar, os condutores de Pickups merecem destaque no levantamento porque responderam por 34% dos registros de excesso de velocidade por tipo de veículo. Apenas um percentual a menos do que os automóveis, que ficaram com 35% dos registros.

REPRODUÇÃO
Primeiro Relatório Anual de Segurança Viária do Recife - 2017 a 2020 - REPRODUÇÃO


As constatações fazem parte do Primeiro Relatório Anual de Segurança Viária, um documento que reúne e analisa as estatísticas dos sinistros de trânsito do Recife no período de 2017 a 2020. O levantamento foi elaborado pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIRGS), que há dois anos vem prestando consultoria à gestão do trânsito da capital e obtendo bons resultados na cidade.

Confira o relatório completo AQUI

Algumas fortes razões para respeitar a velocidade das vias:

Iniciativa Bloomberg
Segurança viária - Iniciativa Bloomberg
Iniciativa Bloomberg
Segurança viária - Iniciativa Bloomberg


75% DOS MOTORISTAS EXCEDEM A VELOCIDADE NO RECIFE

O mesmo relatório trouxe outra constatação negativa e perigosa para o trânsito do Recife: que a grande maioria dos condutores de veículos motorizados da capital excedem a velocidade limite das ruas e avenidas. O percentual, para ser preciso, é de 75% dos veículos que trafegam no Recife.

E quando o recorte é feito sobre os motociclistas - apesar da fragilidade que envolve a condução de motos -, o desrespeito é quase majoritário: 49% dos motociclistas trafegam acima da velocidade permitida nas ruas. O Recife tem hoje uma frota veicular de 718.308 veículos, dos quais, 166.468 são motos (23%), segundo dados de janeiro deste ano do Detran-PE. Mas, na prática, recebe a circulação diária de 1,2 milhão de veículos - quase a totalidade da frota registrada na Região Metropolitana.

DADOS A COMEMORAR

O Primeiro Relatório Anual de Segurança Viária da capital também trouxe dados positivos relacionados ao trânsito do Recife. Entre eles, bons hábitos entre os condutores e reduções importantes na violência diária praticada nas ruas e avenidas da capital.

A cidade conseguiu, entre os anos de 2017 e 2020, reduzir em 29% o número de mortes no trânsito e em 11% o total de feridos. Somente no ano de 2020, essa redução foi ainda maior entre as vítimas feridas: 18%.

A queda, entretanto, tem explicação no fato de que 2020 foi o primeiro e mais assustador ano da pandemia de covid-19. Sem vacinação e ainda sem perspectiva de tê-la, as pessoas se trancaram em casa e o poder público impôs duas quarentenas naquele ano. O tráfego de veículos chegou a ter redução superior a 80%.

Foram 154 vítimas fatais no trânsito recifense em 2017 e 109 vítimas em 2020. Entre os feridos, a capital teve 2.140 em 2017 e verificou uma redução para 1.897 vítimas em 2020.

O atropelamento foi a terceira mais frequente causa que resultou em feridos no trânsito do Recife nos três anos analisados. O cenário foi o mesmo para o abalroamento de veículos (1º lugar), seguido da colisão entre veículos (2º). O quarto lugar se manteve com o choque de veículos contra objetos fixos e o quinto lugar com os capotamentos.

Guga Matos/JC Imagem
Corredores viários importantes do Recife ganharam onze novos equipamentos de fiscalização eletrônica, dois anos depois do último investimento - Guga Matos/JC Imagem

RESPEITO

Voltando aos aspectos positivos que foram verificados no levantamento, a maioria dos condutores e ocupantes dos veículos que circulam na cidade fazem o uso correto do cinto de segurança - lembrando que o não uso do equipamento é infração grave, com multa no valor de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira nacional de habilitação (CNH).

E, entre os motociclistas, a maioria dos ocupantes das motos usam o capacete corretamente - uma boa notícia para a categoria que sofre do estigma da imprudência - lideraram entre os veículos que mais excedem a velocidade no trânsito recifense - 49%. Lembrando, novamente, que não usar capacete é infração gravíssima com multa no valor de R$ 293,47 e suspensão automática do direito de dirigir.

Tags

Autor