COLUNA MOBILIDADE

Ciclovia da Avenida Agamenon Magalhães passará pelo Viaduto Capitão Temudo, um dos trechos mais perigosos do Recife

Equipamento terá quatro quilômetros e chegará ao Pina, na Zona Sul da cidade. Licitação foi lançada e previsão é de que as obras comecem em julho, sendo concluídas até o fim do ano

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Roberta Soares

Publicado em 10/03/2022 às 18:14 | Atualizado em 15/03/2022 às 20:40
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Além de fazer a conexão entre a área central e as Zonas Norte e Sul do Recife, a futura Ciclovia da Avenida Agamenon Magalhães terá o mérito de criar um espaço seguro para quem pedala num dos eixos viários mais áridos e perigosos não só da capital, mas de toda a Região Metropolitana: o Complexo Viário Joana Bezerra, composto pelo Viaduto Capitão Temudo e a Ponte José de Barros Lima (mais conhecida como Ponte João Paulo II).

Confira propostas de uma ciclovia para o Viaduto Capitão Temudo, no Recife

A Ciclovia Agamenon Magalhães, anunciada nesta quinta-feira (10/3) pela Prefeitura do Recife, terá quatro quilômetros e começará na altura da Rua Leopoldo Lins, na Boa Vista (fim da Ciclovia Graça Araújo, na Avenida Mário Melo, em Santo Amaro). Será implantada no canteiro central da Agamenon e terá sentido unidirecional (único), de cada lado do canal, até as imediações do Hospital Português, no Paissandu.

Confira o traçado e detalhes do projeto na Agameon Magalhães:

 

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Ciclovia Agamenon Magalhães - REPRODUÇÃO
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Ciclovia Agamenon Magalhães - REPRODUÇÃO
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Ciclovia Agamenon Magalhães - REPRODUÇÃO
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Ciclovia Agamenon Magalhães - REPRODUÇÃO
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Ciclovia Agamenon Magalhães - REPRODUÇÃO
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Projeto da Ciclovia Agamenon Magalhães - REPRODUÇÃO
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Projeto da Ciclovia Agamenon Magalhães - REPRODUÇÃO

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Projeto da Ciclovia Agamenon Magalhães - REPRODUÇÃO
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Projeto da Ciclovia Agamenon Magalhães - REPRODUÇÃO
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Projeto da Ciclovia Agamenon Magalhães - REPRODUÇÃO
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Projeto da Ciclovia Agamenon Magalhães - REPRODUÇÃO
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Projeto da Ciclovia Agamenon Magalhães - REPRODUÇÃO

O equipamento terá três metros de largura, com guias de proteção entre as faixas de tráfego dos veículos e o espaço destinado às bicicletas. Nos cruzamentos, serão instalados gradis para a divisão da circulação com os pedestres.

A partir de lá, a ciclovia seguirá pela Ponte João Paulo II e pelo Viaduto Capitão Temudo de forma bidirecional (dois sentidos), na pista oeste da via (lado direito no sentido Olinda-Boa Viagem). Chegará até o Pina, pela Ponte Paulo Guerra, fazendo conexão com a ciclovia da Via Mangue.
O equipamento será compartilhado com os pedestres no trecho entre o início da Ponte João Paulo II e o início do Viaduto Capitão Temudo, no acesso à Ilha Joana Bezerra e ao Terminal Integrado Joana Bezerra. De lá até o Pina, entretanto, será apenas ciclovia.

REDUÇÃO DAS FAIXAS DE ROLAMENTO

Os técnicos da prefeitura adotaram a mesma estratégia de Fortaleza (CE) para evitar polêmica com uma possível redução de espaço para a circulação dos automóveis. No lugar de retirar faixas de rolamento para os veículos, apenas reduzirão a largura das faixas de 3,30 metros para 2,90 metros, o que permitirá alargar em um metro o canteiro central da Agamenon Magalhães, que já tem dois metros.

“O canteiro central da Agamenon sempre foi subutilizado pelos pedestres, que geralmente usam o lado dos lotes comerciais. Por isso a viabilidade de implantar a ciclovia no trecho. Tivemos muita preocupação com a segurança dos ciclistas e, por isso, a estrutura será elevada à altura da calçada. Também faremos bloqueios guiados de circulação nos cruzamentos para separar ciclistas e pedestres. E todo o equipamento será protegido por defensas de concreto e guarda-corpo, principalmente no trecho do Viaduto Capitão Temudo ”, detalhou a presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira.

Confira o traçado e detalhes do projeto no Viaduto Capitão Temudo:

 

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Ciclovia Agamenon Magalhães - REPRODUÇÃO
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Ciclovia Agamenon Magalhães - REPRODUÇÃO
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Ciclovia Agamenon Magalhães - REPRODUÇÃO
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Projeto da Ciclovia Agamenon Magalhães - REPRODUÇÃO
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Projeto da Ciclovia Agamenon Magalhães - REPRODUÇÃO
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Projeto da Ciclovia Agamenon Magalhães - REPRODUÇÃO
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Projeto da Ciclovia Agamenon Magalhães - REPRODUÇÃO

A iniciativa da prefeitura de, finalmente, enfrentar o desafio de implantar uma rede cicloviária nos grandes corredores viários da cidade foi lembrada pelo secretário de Política Urbana e Licenciamento, Leonardo Bacelar. “Essa obra mostra a coragem e a decisão de entrar nos grandes corredores urbanos para construir ciclovias e incentivar a mobilidade ativa, tanto que começamos por esse que é o eixo viário mais importante de transporte da cidade. E vamos seguir trabalhando para cumprir o que está previsto no Plano Diretor Cicloviário, que é a marca de 250 km de rotas cicláveis até 2024. É um conceito que a cidade abraçou”, afirmou.

Leonardo Bacelar garantiu que outras avenidas da cidade receberão estruturas semelhantes em breve. O projeto da Ciclovia da Agamenon Magalhães tinha sido iniciado ainda na gestão de Geraldo Julio, pela equipe técnica da CTTU, sendo finalizado agora em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária.

As obras serão coordenadas pela Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul), através da CTTU e da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb). A Ciclovia Agamenon Magalhães tem custo estimado em R$ 6,7 milhões - recursos do próprio município. A previsão é de que os trabalhos comecem em julho e sejam concluídos até o fim do ano. O edital de licitação foi publicado na edição do Diário Oficial do Recife desta quinta-feira (10/3).

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