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Bike PE ganha mais cem bicicletas e tenta reduzir reclamações de usuários

No total, foram 160 novas bikes. Cem delas deveriam ter sido incluídos desde o início de 2021

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Roberta Soares

Publicado em 12/04/2022 às 17:03 | Atualizado em 12/04/2022 às 17:06
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O Bike PE, sistema de compartilhamento de bicicletas públicas de Pernambuco, ganhou mais bikes para tentar reduzir a falta do equipamento, que tem sido comum nos horários de pico dos dias úteis e aos domingos.

Desde o dia 30/3, o sistema recebeu 100 novas bikes, já integradas às estações em operação no Recife e, pontualmente, em Olinda e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife.

As bicicletas, vale ressaltar, deveriam ter sido inseridas no sistema desde o início de 2021, quando foi anunciada a ampliação do serviço, após dez anos de operação.

Mas a pandemia teria impedido a chegada dos equipamentos, algo que só foi divulgado pelo Estado e a Tembici, que opera o sistema em parceria com o Banco Itaú, meses depois.



Para compensar a falta das bikes e amenizar a reclamação dos usuários - que sofriam para conseguir uma bicicleta em muitas estações, nos horários de pico e aos domingos -, a Tembici colocou outras 60 bikes no sistema.

Inicialmente, as novas bicicletas foram disponibilizadas em algumas das estações instaladas na área central do Recife porque são as que apresentam maior demanda dos usuários.

BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
As dez novas estações, de fato, foram implantadas no sistema, mas as bicicletas que deveriam acompanhá-las não chegaram na época. As estações estão distribuídas nos bairros de Casa Amarela (que ganhará a maioria - 4), Tamarineira (1), Parnamirim (1), Madalena (2) e Água Fria (2) - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM


As estações ficam nos bairros de Santo Amaro, Santo Antônio, Boa Vista e Bairro do Recife.

Para quem não sabe, o Bike PE tem um uso predominante para deslocamentos de transporte pela população. Maior do que a utilização para lazer.

Com o reforço, o sistema passa a operar com 960 bicicletas e 90 estações. Cada uma delas realiza, em média, quatro viagens por dia e os usuários as utilizam por 30 minutos, em média.

Quem usa o sistema segue enfrentando dificuldades nos horários de pico na maioria das estações.

“Se você não tivesse me dito que houve um aumento da oferta de bicicletas, não saberia. Porque há dias em que é muito, muito difícil encontrar uma nos horários de pico”, afirma o universitário Carlos Henrique Macedo, que usa o Bike PE todos os dias para complementar a viagem de ônibus ou metrô.



“Infelizmente ou felizmente, porque é sinal de que as pessoas estão usando cada vez mais. Só que o poder público precisa estar atento a essa demanda e ampliar a oferta porque o serviço é muito bom”, recomenda.

Atualmente o Bike PE conta com 19.105 clientes ativos distribuídos entre os planos avulso (R$ 3,40 por 30 min), diário (R$ 8,00 por 60 min, sendo 120 min nos domingos e feriados), mensal (R$ 29,90 por 60 min, sendo 120 min nos domingos e feriados) e anual (R$ 239,90 por 60 min, sendo 120 min nos domingos e feriados).

ALGUNS NÚMEROS DO BIKE PE

Registro de viagens mensais

Ano              2021           2022
Janeiro      84.210        96.877
Fevereiro  74.704        102.615
Março       67.911        108.898

Usuários ativos: 17.356 (em março de 2022)

YACY RIBEIRO/ JC IMAGEM
Os passes do Bike PE tiveram um reajuste de quase 50%. O mensal agora custa R$ 29,90 (era R$ 20) e o anual subiu para R$ 239,90 (custava R$ 160) - YACY RIBEIRO/ JC IMAGEM

NOVA EXPANSÃO EM SETEMBRO

Segundo a Seduh, o incremento de 20% no número de bicicletas nos últimos dois meses possibilitou um aumento expressivo no número de viagens no início do ano em comparação com o mesmo período do ano passado.

O aumento das passagens de ônibus e do Metrô do Recife tem interferência direta com o crescimento do uso das bikes públicas.

Ainda segundo a Seduh, em setembro deste ano o Bike PE terá seu contrato revisado para aprimorar a prestação do serviço, além da formalização de um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), que buscará um formato que permita ao governo de Pernambuco identificar locais para instalação de novas estações e disponibilização de bicicletas seguindo avaliações técnicas e sociais.

 

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