COLUNA MOBILIDADE

Uber e 99 Moto: o que dizem os usuários do serviço que está crescendo

Quem usa admite medo dos sinistros de trânsito, mas alega que valores compensam

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 12/06/2022 às 7:30 | Atualizado em 13/06/2022 às 11:19
Notícia
X

Pelo menos no caso dos clientes ouvidos pela reportagem, a maioria usa o Uber Moto e o 99 Moto com receio por ter conhecimento dos perigos que a motocicleta representa no trânsito brasileiro. Mas fazem uso porque é mais barato. E a maioria desconhece que o serviço é irregular aos olhos da gestão da mobilidade da cidade - ou pelo menos era em 2021.

“Pego porque é mais barato. Só por isso. Usei duas vezes, mas confesso que tenho medo e, se não fosse o preço menor, não usaria”, admite a cuidadora de idosos, Wilma Silva, 40 anos. Carlos Henrique Ferreira, jornalista, começou a usar o serviço há, aproximadamente, dois meses e gosta. É adepto do 99 Moto. O medo citado pela cuidadora, no caso dele, é compensado pelo valor mais baixo.

“Principalmente quando o preço está dinâmico. A diferença é muito grande. Já vi ser de R$ 10 a R$ 12. A moto chega mais rápido que o carro quando solicitada e faz a viagem mais rápido também quando tem muito trânsito. Tenho muitos conhecidos que começaram a usar este ano”, relata.

Uber e 99 Moto: a explosão do serviço que você nem sabe que é proibido

Uber e 99 Moto: os perigos do serviço de aplicativo que está crescendo no País

Uber e 99 Moto: o que diz a Prefeitura do Recife sobre o serviço

Uber e 99 Moto: confira os argumentos de legalidade das plataformas para operar o serviço

Sobre a segurança, Carlos Henrique diz que uma única vez pegou um motoqueiro que corria um pouco, mas ao pedir que desacelerasse, foi atendido sem problemas. “Eles trazem o capacete e dirigem com cuidado. Agora, de fato, se tivéssemos um transporte público melhor, não estaria no serviço de moto por aplicativo”, aproveita para criticar.

GUGA MATOS/JC IMAGEM
Em abril de 2021, a Prefeitura do Recife, via Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), foi enfática em afirmar que o Uber Moto, serviço de transporte remunerado de passageiros por aplicativo operado com motocicletas, seria ilegal na cidade - GUGA MATOS/JC IMAGEM

Muitos motociclistas de app, inclusive, acumulam as funções do transporte de passageiros com o de delivery. Além de usuário dos apps por moto há pelo menos sete meses e aprovar o serviço, o estudante Jeffrey Vila Nova, 28 anos, viveu uma situação inusitada ao viajar na garupa com a “bag” de entrega do motociclista nas costas.

“Tive que fazer a corrida com ela. O motociclista que me atendeu precisou rodar pelo app para complementar a renda do dia porque o movimento estava fraco no restaurante em que trabalhava. Eu compreendi e foi tranquilo”, conta, admitindo que gosta do serviço.

“Eu não diria que tenho medo, mas receio porque sei que o único equipamento de proteção numa moto é o capacete. Por isso, os riscos de se ferir são maiores. Mas uso pelo preço, que é bem menor , e até agora dei sorte com os motociclistas”, diz.

Entre os próprios motoristas de aplicativo, a desconfiança é grande. Os condutores ouvidos pela coluna foram enfáticos em afirmar que, como passageiros, não usariam o serviço de transporte por motos. A razão: a segurança.

A maioria ainda não, mas alguns já veem as motos como concorrentes. “A diferença é que as motos só levam um passageiro e isso pesa. Assim como os dias de chuva. Mas se crescer demais, vai sim tirar nosso passageiro, sem dúvida”, afirma o motorista de aplicativo Leonardo Freire, que roda na Uber desde o início da operação da empresa no Recife.

Tags

Autor