COLUNA MOBILIDADE

Confira como será o funcionamento da ciclofaixa de lazer no feriado de São João

As rotas norte, sul e oeste funcionam das 7h às 16h e são usadas, em média, por 18 mil pessoas em cada edição

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 15/06/2022 às 12:47 | Atualizado em 15/06/2022 às 12:51
Notícia
X

Diferentemente do feriado de Corpus Christi, que embora seja nacional, não faz parte do calendário oficial do Recife, as ciclofaixas de lazer vão funcionar no dia de São João - comemorado no dia 24/6.
Ou seja, o recifense - e também os moradores da região Metropolitana - contarão com as três rotas para pedalar - norte, sul e oeste - no dia 24 (sexta-feira) e, novamente, no dia 26, que é um domingo.

Por regra, as rotas existentes desde 2013 funcionam aos domingos e nos feriados nacionais - desde que façam parte do calendário oficial da cidade, vale lembrar.

MULTAS DE TRÂNSITO

Vale lembrar que, sempre que as ciclofaixas de lazer estão em operação, a redução de velocidade para 40 km/h nas vias onde os equipamentos funcionam é obrigatória.

Quem desrespeitar essa redução será autuado pelos equipamentos de fiscalização eletrônica existentes em alguns pontos das três rotas de bicicletas, segundo a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).

CONFIRA O CALENDÁRIO OFICIAL DAS CICLOFAIXAS MÓVEIS:

DIVULGAÇÃO
Calendário oficial das ciclofaixas de lazer do Recife - DIVULGAÇÃO

ROTAS DE CICLOFAIXAS

São três rotas de ciclofaixas: a rota norte (Parque da Jaqueira - Marco Zero), sul (Avenida Boa Viagem - Marco Zero), e oeste (Lagoa do Araçá-Marco Zero).
As três convergem no Marco Zero e muitos trechos delas se somam às ciclofaixas e ciclovias permanentes da cidade, totalizando 160 quilômetros de percurso. São utilizadas por 18 mil pessoas a cada edição, cortam mais de 30 bairros da capital e passam por atrativos turísticos como museus, parques e praças, sempre das 7h às 16h.

 

Foto: Guga Matos/JC Imagem
Ciclofaixas móveis viraram uma das mais populares atividades de lazer e contato com a cidade para o recifense - Foto: Guga Matos/JC Imagem

Tags

Autor