COLUNA MOBILIDADE

Carro autônomo em teste mata uma pessoa e fere outras nove

Sinistro de trânsito aconteceu na Alemanha e envolveu um veículo parcialmente autônomo da BMW

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 18/08/2022 às 11:10 | Atualizado em 18/08/2022 às 11:27
Notícia
X

No setor de mobilidade urbana, cada vez mais o uso de veículos autônomos tem sido uma aposta para um futuro breve. Os “grandes” têm investido muito dinheiro na tecnologia há alguns anos, entre eles as mega montadoras, a Tesla e a Uber, por exemplo.

Mas muitos ajustes ainda são necessários e episódios como o ocorrido na Alemanha nesta segunda-feira (15/8) comprovam essa necessidade. Segundo informações divulgadas pela imprensa germânica, um dos veículos de testes parcialmente automatizado da BMW, um SUV elétrico iX, provocou um grave sinistro de trânsito (não é mais acidente de trânsito que se diz. Entenda), matando uma pessoa e deixando outras nove feridas.

O BMW teria saído da estrada na cidade de Reutlingen, batido contra um Citroen antes de acertar um Mercedes-Benz de uma mulher de 33 anos, que morreu na hora.

A eletrificação do transporte público nunca foi tão necessária

Unidos contra a poluição atmosférica das cidades

O condutor do Citroen ainda perdeu o controle do veículo e colidiu contra outro carro com duas pessoas. Quatro helicópteros foram utilizados no resgate devido à gravidade do sinistro.

Segundo a polícia local, o iX transportava cinco pessoas: o condutor de 43 anos e passageiros com 31, 47 e 42 anos. Uma mulher estava entre eles com o filho, um bebé de um ano e meio.

Uwe Fischer
À imprensa germânica, a BMW confirmou que o modelo estava equipado com o sistema autônomo, mas que "o motorista sempre permanece responsável" porque o veículo não é 100% autônomo - Uwe Fischer

Também de acordo com informações oficiais, o modelo elétrico da BMW possuía sistema de direção autônoma nível 2, ou seja, que pode assumir a direção em estradas.

CONFIRA o especial multimídia NOVA ROTAÇÃO

A polícia local investiga se no momento da colisão o carro estava no sistema autônomo ou se o condutor de 43 anos o guiava.

À imprensa germânica, a BMW confirmou que o modelo estava equipado com o sistema autônomo, mas que "o motorista sempre permanece responsável" porque o veículo não é 100% autônomo. Também afirmou não ter muitos detalhes do sinistro.

Tags

Autor