COLUNA MOBILIDADE

DIA DO CICLISTA: Recife vai ganhar três novas "pequenas" ciclofaixas. Confira onde

Juntos, os três equipamentos não somam dois quilômetros de extensão, vale ressaltar

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 19/08/2022 às 7:00
Notícia
X

O Dia Nacional do Ciclista, comemorado nesta sexta-feira (19/8), será de promessas para quem usa a bicicleta no Recife. A gestão municipal anuncia a implantação de mais três rotas cicloviárias nas Zonas Oeste e Norte, e na área central da cidade.

Juntos, os três equipamentos não somam dois quilômetros de extensão, vale ressaltar. Mas, mesmo aos poucos, a cidade amplia a malha cicloviária.

A Prefeitura do Recife pega carona na data comemorativa, mas as rotas só serão entregues em outubro - é a previsão. Serão três ciclofaixas, equipamentos que garantem a segregação apenas parcial entre o ciclista e o tráfego de veículos.

CONFIRA o traçado da Ciclofaixa Francisco Trindade, na Zona Norte:

Ciclo Francisco Trindade by Roberta Soares on Scribd

As três novas rotas são as Ciclofaixas Emiliano Braga, na Zona Oeste; Francisco Trindade, na Zona Norte; e Padre Inglês, na área central.

Mesmo diante da pequena extensão dos novos equipamentos, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) pontua que as novas ciclofaixas farão conexões com estruturas já existentes e soma essas ligações.

CONFIRA o traçado da Ciclofaixa Emiliano Braga, na Zona Oeste:

Ciclo Emiliano Braga by Roberta Soares on Scribd

 “Com a Ciclofaixa Emiliano Braga, serão 90,31 km conectados entre a Zona Sul e a Zona Oeste. O equipamento vai ligar as rotas Antônio Curado e CDU, na Várzea”, explica a Autarquia.

“Já a Ciclofaixa Francisco Trindade, em Campo Grande, vai se conectar à ciclofaixa Correia de Brito e ao Eixo Cicloviário Camilo Simões. E a Ciclofaixa Padre Inglês vai se conectar ao equipamento da Rua João Fernandes Vieira, Rota Boa Vista, e seguirá até a imediação da Avenida Conde da Boa Vista”, soma.

Confira o traçado da Ciclofaixa Padre Inglês, na área central: 

Ciclo Padre Inglês (2) by Roberta Soares on Scribd

No caso do equipamento da Zona Oeste, a Rua Emiliano Braga passará a ter o sentido único de circulação em direção à BR-101 para garantir a segurança viária na ciclofaixa.

OUTRAS AÇÕES PROMETIDAS

A Prefeitura do Recife também promete realizar a manutenção de 20 km de ciclofaixas, implantar 300 novos paraciclos, substituir 70 focos semafóricos para ciclistas e implantar 30 novos equipamentos.

Atualmente, o Recife possui 169 km de malha cicloviária, entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, o que representa um aumento de mais 600% desde 2013, quando havia 24 km.

 

Tags

Autor