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PASSE LIVRE ELEIÇÕES: Metrô do Recife não adere à gratuidade no segundo turno e ainda dificulta a operação dos ônibus. Entenda

O sistema metroferroviário metropolitano não está incluído na medida por ser gerido pelo governo federal

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Roberta Soares

Publicado em 25/10/2022 às 16:05 | Atualizado em 26/10/2022 às 15:59
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Além de não ter aderido ao movimento nacional pela gratuidade no transporte público nas Eleições 2022 - forçando o pagamento da tarifa de R$ 4,25 -, o Metrô do Recife ainda vai complicar a operacionalização do Passe Livre nos ônibus da Região Metropolitana do Recife, confundindo e penalizando os passageiros atendidos por ele.

O sistema metroferroviário metropolitano não está incluído na medida por ser gerido pelo governo federal. A superintendência da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Recife chegou a votar contra a gratuidade das passagens no segundo turno durante reunião do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), colegiado que validou o Passe Livre em reunião virtual nesta terça-feira (25/10).

E decidiu cobrar a passagem não só dos passageiros que a compram em suas bilheterias - o chamado usuário lindeiro, que não chega ao metrô pelo ônibus -, mas também daqueles que fazem a integração ônibus/metrô.

Por isso, o passageiro que usa o sistema integrado com o ônibus será penalizado. Ou seja, o passageiro que realizar alguma integração temporal do ônibus para o metrô terá a tarifa descontada.

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O Passe Livre nos ônibus do Grande Recife valerá apenas no segundo turno das Eleições 2022 - ou seja, neste domingo (30/10) - e no horário das 6h às 19h. Valerá, também, no Sistema de Transporte Complementar de Passageiros do Recife (STCP).

Antes e depois desse período, as tarifas serão descontadas nos ônibus. A gratuidade no domingo do segundo turno das Eleições 2022 custará R$ 1,2 milhão aos cofres públicos do Estado, que é o gestor do sistema de ônibus da RMR.

GUGA MATOS/JC IMAGEM
Quem irá custear a gratuidade nos ônibus e iria nos metrôs e trens é o poder público - GUGA MATOS/JC IMAGEM

MAIS CUSTO E CONFUSÃO

A decisão do Metrô do Recife, inclusive, vai atrapalhar e onerar a operacionalização da gratuidade porque exigirá que o governo do Estado disponibilize mais linhas a partir das estações do sistema metroferroviário.

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Isso para dar opção ao passageiro de, no lugar de acessar o metrô, optar pelo ônibus gratuito. Será como se o sistema metroferroviário estivesse quebrado.

A orientação para o passageiro é que, para não perder a gratuidade no deslocamento, ele evite usar o metrô. Opte por seguir viagem nos ônibus, mesmo que para isso precise sair das estações e se dirigir a corredores viários próximos.

Linhas que farão o mesmo percurso do metrô:

Terminal Integrado Jaboatão ao Barro
Terminal Integrado Joana Bezerra ao TI Afogados e TI Barro
Terminal Integrado Camaragibe ao TI TIP

As únicas exceções nas quais não haverá cobrança de uma passagem no momento da integração ônibus/metrô serão as Estações Joana Bezerra e Barro, que até hoje não tiveram a integração temporal implantada. Assim, os usuários circulam entre os sistemas sem necessidade de validar a passagem com o cartão VEM.

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REPERCUSSÃO NEGATIVA

O secretário de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco e quem preside o CSTM, Tomé Franca, lamentou a decisão da CBTU de não aderir ao Passe Livre. E confirmou que, assim, a gratuidade no segundo turno das eleições estará limitada aos ônibus da RMR.

"Infelizmente, a CBTU, que administra o Metrô do Recife e é ligada ao governo federal, não aderiu à proposta da gratuidade para estimular a votação. Mas já estamos articulando o fornecimento de linhas adicionais para que o passageiro possa dar continuidade à viagem sem depender do metrô”, explicou.

“Será o mesmo esquema que é disponibilizado nos dias em que o metrô tem problemas na operação. Ou seja, aquele passageiro que já usou esse esquema deve estar atento para seguir a viagem de ônibus. É importante explicar que a gratuidade estará limitada aos ônibus do Grande Recife, o que é um motivo de comemoração porque é uma conquista dos pernambucanos nas 14 cidades da RMR”, disse.

BNDES
Com exceção do Distrito Federal, a rede de metrôs e trens não estão aderindo ao Passe Livre nas eleições porque a maioria é gerida ou tem ligações com o governo Bolsonaro, que é contra a gratuidade. É o caso do Metrô de Belo Horizonte (foto), que assim como o do Recife, é gerido pela CBTU - BNDES

A CBTU explicou as razões para não ter aderido ao Passe Livre em nota oficial enviada à Coluna Mobilidade. Argumentou que a decisão foi orientada pelos aspectos técnico e financeiro da Companhia. Confira:

“A Companhia Brasileira de Trens Urbanos informa que, no dia 30 de outubro, segundo turno das eleições, optou pela cobrança tarifária para ingresso no sistema de forma habitual.

A decisão objetiva não gerar impacto negativo de receita, diante do momento de buscas e ações que visem o fortalecimento orçamentário da Companhia e sua sequente prestação de serviços”.

No País, 32,7 milhões de eleitores brasileiros deixaram de ir às urnas no primeiro turno das Eleições 2022. Em Pernambuco, a abstenção foi de 1,2 milhão de pessoas, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE).

COMO FUNCIONARÁ O PASSE LIVRE

A operacionalização da gratuidade nos ônibus da RMR para o segundo turno das Eleições 2022, montada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), será diferente do que a praticada em muitas cidades que aderiram à medida como estímulo ao voto do cidadão.

Não haverá a liberação da catraca dos coletivos como a maioria dos municípios têm adotado. Ou seja, todo passageiro transportado e que paga a tarifa irá passar nos bloqueios (girar a catraca) e será registrado.

Aqueles que usam o cartão VEM (Trabalhador, Estudante e Comum) irão aproximá-los dos validadores como fazem diariamente. A diferença, nesses casos, é que não haverá desconto da tarifa.

No caso do pagamento em dinheiro, o bloqueio será liberado pelo motorista, como já acontece - já que menos de 5% das linhas de ônibus do Grande Recife ainda têm cobradores.

Para quem tem direito à gratuidade, o procedimento será o mesmo dos dias comuns: quem tem o cartão, como é o caso do VEM Livre Acesso, irá passar na catraca normalmente.

A dúvida que ainda existe é em relação ao horário de liberação. Se o Passe Livre valerá para todo o dia de domingo ou se terá um horário específico.

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CBTU também decidiu cobrar a passagem não só dos passageiros que a compram em suas bilheterias - o chamado usuário lindeiro, que não chega ao metrô pelo ônibus -, mas também daqueles que fazem a integração ônibus/metrô - GUGA MATOS/JC IMAGEM

REFORÇO FROTA

O CTM montou um esquema especial de operação para o segundo turno das Eleições 2022. Serão acrescidos 422 veículos na frota em relação aos domingos, totalizando 1.235 ônibus disponíveis, o que representa um incremento de 53% na oferta. Serão 355 linhas em operação, das quais 28 não operam neste dia da semana e serão ativadas.

O número de linhas inicialmente seria maior (372), mas o CTM avaliou que algumas delas não tiveram demanda no primeiro turno e, por isso, não serão ativadas - como exemplo, a linha opcional Candeias.

Três linhas opcionais, vale ressaltar, estarão operando com cobrança de passagem. São elas: Gaibu-Barra de Jangada, Porto de Galinhas (comum) e Porto de Galinhas (com ar-condicionado).

Segundo a Seduh, a programação do dia 30/10 priorizará linhas nas quais o CTM percebeu um aumento de passageiros no dia da votação do 1° turno, como as linhas Vila Rica/TI Jaboatão, Guabiraba (Córrego do Jenipapo) e TI Jaboatão/TI Cavaleiro.

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