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TRANSPORTE PÚBLICO: Pernambuco passa a contar com tecnologia que ajudará na operação e planejamento do serviço de ônibus

Nova plataforma de software israelense é a mesma escolhida pela Prefeitura do Rio de Janeiro para modernizar e otimizar o BRT carioca

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Roberta Soares

Publicado em 29/11/2022 às 16:39 | Atualizado em 30/11/2022 às 12:53
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Num Estado que após mais de dez anos de tentativas não conseguiu sequer implantar o seu próprio sistema de monitoramento e informação em tempo real dos ônibus, ver uma empresa local investir em tecnologia de ponta é razão de comemoração. Afinal, quem não lembra das idas e vindas do Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop), que até hoje não vingou, apesar de investimentos que em julho de 2022 ultrapassavam os R$ 22 milhões.

Principalmente quando esse investimento, mesmo privado, repercute diretamente na melhoria da oferta do serviço prestado ao passageiro - que é quem mais importa em toda a cadeia do serviço. Essa melhoria se dá com uma frequência maior da oferta de transporte, o que significa intervalos menores e a certeza de que o ônibus irá, sim, passar.

Pois bem, uma das maiores empresas de ônibus da Região Metropolitana do Recife, a MobiPE, que opera, entre outras linhas, o BRT Leste-Oeste, que liga o Recife ao município de Camaragibe, na Zona Oeste da RMR, decidiu incorporar a tecnologia da Optibus, uma plataforma de software de planejamento e programação israelense.

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BRT Sorocaba - DIVULGAÇÃO

A plataforma Optibus é parceira dos maiores sistemas de transporte público por ônibus do mundo, estando presente em duas mil cidades. No Brasil, está presente, principalmente, em São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Distrito Federal e, agora, no Rio de Janeiro e em Pernambuco.

Recentemente foi escolhida pela Prefeitura do Rio de Janeiro como o software de planejamento e programação do Sistema BRT da cidade, que compreende três corredores em operação (TransOeste, TransCarioca e TransOlímpica) e um quarto em obras (TransBrasil).

Em Pernambuco, a plataforma de software Optibus ajudará a melhorar os serviços para os 178 mil passageiros transportados diariamente pela MobiPE, otimizando a rede de transporte que abrange 47 linhas, 299 coletivos (sendo 99 BRTs), 23 estações e 5 terminais integrados. Além de Pernambuco, o Grupo MobiBrasil também adotou o software nos sistemas de São Paulo e de Sorocaba (SP), onde opera ônibus e o BRT Sorocaba.

No BRT Sorocaba, a plataforma está fazendo o planejamento e a programação de 16 linhas, que atendem 53 mil passageiros nos dias úteis, em 22 estações e dois terminais integrados.

“Essa parceria representará um grande avanço para a operação do serviço, beneficiando diretamente o passageiro. As dificuldades e os ajustes necessários que levamos dez dias para corrigir, por exemplo, o software o faz em um dia. Ele propõe ajustes na programação da operação a partir da identificação dos problemas pela bilhetagem eletrônica e o GPS instalado nos ônibus”, explica o diretor executivo da MobiPE, Djalma Dutra.

Arquivo NTU
BRT Rio de Janeiro está tentando se reerguer após fechamento, degradação e até intervenção pública - Arquivo NTU

As correções sugeridas, inclusive, podem ser usadas para sensibilizar o gestor público dos sistemas de transporte para que intervenções sejam promovidas. “Hoje em dia, esses ajustes são feitos mais no feeling do que na confirmação técnica. Com o software isso muda. Agora, ele sinaliza, mas se eu não agir, não vai mudar nada”, diz o diretor executivo.

Manoel Marinho, diretor executivo MobiBrasil SP, destaca as vantagens também para a melhor operação interna das empresas. “A plataforma analisa a operação, a equipe, os intervalos e sugere vários cenários de olho na produtividade. Tudo isso considerando as regras estabelecidas pelo órgão gestor. Vale ressaltar que a Optibus éa única empresa de mobilidade do mundo que virou unicórnio (startups de grande sucesso financeiro)”, destaca.

Em São Paulo, a Optbus está gerenciando a operação e o planejamento de 540 ônibus que operam 42 linhas e transportam 360 mil passageiros/dia, em 46 terminais.

“Somos em essência, inovadores. O projeto BRT Sorocaba tem por característica uma visão estratégica no quesito tecnologia. A partir de agora, com a solução de inteligência artificial da Optibus sabemos que irá elevar ainda mais a nossa operação e a qualidade dos serviços. Temos um volume diário de 53 mil passageiros e acreditamos que a ferramenta irá somar com o que já temos, assim, ampliando o planejamento e programação do sistema, bem como, a tomada de decisões”, destaca Manoel Ferreira, diretor de operações da BRT Sorocaba.

A plataforma da Optibus permite que os usuários do sistema prevejam o cumprimento de cada viagem, elevando tanto a qualidade dos serviços como a experiência do passageiro. E, como já dito, também permite uma operação mais ágil na adaptação de planejamentos envolvendo grandes eventos e dias de serviço especiais.

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