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Calor no BRT: confira as primeiras estações que voltarão a ser refrigeradas no Grande Recife

Estações estão quentes há mais de dois anos, quando o sistema foi totalmente vandalizado. O Corredor Norte-Sul principalmente

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Roberta Soares

Publicado em 22/07/2022 às 11:46 | Atualizado em 22/07/2022 às 12:09
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Depois de mais de dois anos sem refrigeração, mesmo quando reabertas, as estações do BRT da Região Metropolitana do Recife já têm cronograma para voltarem a ter ar-condicionado.

A reeinstalação da refrigeração começará por 15 estações, a maioria do Corredor Norte-Sul e todas na área central do Recife - as únicas que também estão em operação, vale ressaltar. O Corredor Leste-Oeste, o menos degradado, terá cinco unidades das 16 que possui entre o Centro da capital e o município de Camaragibe, na Zona Oeste do Grande Recife.

Os dois corredores de BRT foram vandalizados durante a pandemia de covid-19. Na verdade, no caso do Corredor Norte-Sul, que liga o Recife a Igarassu, na RMR, as estações foram completamente destruídas.

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Toda a estrutura foi roubada, quebrada e pichada. Junto, foram roubados os sistemas de refrigeração. Ao ponto de o Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO) acompanhar o processo.

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Depois que as estações voltarem a ser refrigeradas, a manutenção dos equipamentos será responsabilidade da gestão privada das unidades, que desde fevereiro de 2022 está com o a Nova Mobi Pernambuco - DAY SANTOS/JC IMAGEM

As 15 primeiras estações são: Abolição, Benfica, Derby, Guararapes, Nossa Sra do Carmo (Corredor Leste-Oeste), Forte do Brum, Istmo do Recife, Maurício de Nassau, Praça da República, Riachuelo, Treze de Maio, IEP, Araripina, Santa Casa de Misericórdia e Tacaruna (Corredor Norte-Sul).

A ordem de serviço para as duas empresas que ganharam a licitação pública (uma para instalação dos aparelhos de ar-condicionado e outra pela colocação das cortinas de ar) foi assinada no dia 14 de julho e, segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), até o fim da próxima semana, as duas empresas devem apresentar um cronograma para o início dos trabalhos nas primeiras 15 EBRTs.

A nova refrigeração das estações do BRT representará um investimento de R$ 4 milhões em dois contratos. Um, no valor de R$ 3.7 milhões, com a empresa Moreira & Neves Ltda, prevê o fornecimento e instalação de equipamentos de climatização do tipo split cassete nas 26 estações de BRTs do Corredor Norte-Sul e 16 estações do Corredor Leste-Oeste.

Ministério Público de Contas quer saber onde foi parar sistema de ar-condicionado das estações de BRT do Grande Recife

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As estações de BRT estão sem ar-condicionado desde o fim do primeiro semestre de 2020, quando, no auge da pandemia de covid-19, as unidades foram totalmente vandalizadas no Grande Recife - DAY SANTOS/JC IMAGEM
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Depredação da Estação de BRT Kennedy, em Olinda. - DAY SANTOS/JC IMAGEM
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Depredação da Estação de BRT Kennedy, em Olinda. - DAY SANTOS/JC IMAGEM

E um segundo, com a Place Comércio Serviços, para instalação das cortinas de ar nas mesmas estações, ao custo de R$ 44 mil. Os dois têm vigência de um ano, contados a partir do dia 1º/7. Cortinas de ar são equipamentos que ficam instalados sobre a porta de entrada de ambientes, fazendo uma barreira e garantido o isolamento térmico do local.

GESTÃO PRIVADA

Depois que as estações voltarem a ser refrigeradas, a manutenção dos equipamentos será responsabilidade da gestão privada das unidades, que desde fevereiro de 2022 está com o a Nova Mobi Pernambuco, empresa do Grupo Socicam que venceu a licitação do governo de Pernambuco para administrar por 35 anos os 26 terminais integrados de ônibus e as 44 estações de BRT em operação no Grande Recife. É a primeira Parceria Público Privada (PPP) do setor no Estado.

A manutenção pela nova concessionária é prevista em contrato. Mas, mesmo assim e para evitar novo desperdício do dinheiro público, a responsabilidade sobre os novos equipamentos foi questionada pelo MPCO, que já acompanha o caso desde o início. Em ofício enviado ao CTM no dia 4/7, a procuradora Germana Laurean pede informações oficiais.

Vale destacar que o BRT pernambucano, batizado de Via Livre, é o único do Brasil e o segundo do mundo a ter estações refrigeradas. Nem mesmo Curitiba, no Paraná, berço mundial do sistema, optou pela refrigeração. Além de Pernambuco, apenas Dubai, nos Emirados Árabes - país extremamente rico - tem estações refrigeradas.

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FUNCIONAMENTO Imagens chegam ao Core e são visualizadas e analisadas pelos operadores. Se passageiro cometer irregularidade, alarme vai tocar na estação para constrangê-lo - DAY SANTOS/JC IMAGEM
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CCO - Terminais integrados - DAY SANTOS/JC IMAGEM
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Monitoramento é 24h e em tempo real. Quem invadir ou vandalizar provocará o disparo de um alarme. Intenção é constranger vândalos - DAY SANTOS/JC IMAGEM

INVESTIGAÇÃO

O roubo da fiação e de parte dos equipamentos de ar-condicionado, inclusive, foi questionado pelo Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO), que chegou a acusar o governo de Pernambuco de negligência pelo episódio. Nos cálculos do órgão de controle, embasados na fiscalização que vem sendo feita pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), o prejuízo aos cofres públicos foi de R$ 7,3 milhões em valores corrigidos. Por isso, o MPCO denunciou o caso à Promotoria de Patrimônio Público do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).



No documento, assinado pela procuradora-geral do MPCO, Germana Laureano, o órgão de controle destacou que o furto ou roubo dos equipamentos de ar-condicionado das 44 estações do BRT eram inadmissíveis por serem sistemas robustos, que não seriam retirados de uma só vez, por vândalos. “São estruturas que vão além de fiação e que exigiriam equipamentos pesados para serem roubados. Ou seja, foi um processo feito em várias e várias ações, sem que o Estado tivesse esboçado reação para evitá-la. Por isso a negligência”, afirmou como argumento.

O governo de Pernambuco, entretanto, informou que o MPPE arquivou a investigação. “O procedimento investigatório foi arquivado pelo MPPE por entender que não havia irregularidades referente os furtos dos ares condicionados ocorridos nas estações de BRTs. Também não foram encontrados indícios de improbidade administrativa. O que levou ao arquivamento do referido procedimento”, explicou o órgão por nota.

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