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MORTES NO TRÂNSITO: 600 crianças, adolescentes e jovens de até 19 anos morrem no trânsito por dia

Os dados são do mais recente Guia Técnico de Segurança Viária da UNICEF. As vítimas têm até 19 anos

Roberta Soares
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Roberta Soares
Publicado em 01/12/2022 às 18:24 | Atualizado em 01/12/2022 às 18:27
EUDES RÉGIS/ACERVO JC IMAGEM
A decisão caberá aos juízes que atuam nos países que compõem o Reino Unido - Inglaterra, Escócia e País de Gales. A exceção é a Irlanda do Norte, que ficará de fora porque tem suas próprias leis de segurança rodoviária - FOTO: EUDES RÉGIS/ACERVO JC IMAGEM
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Os números assustam e, ao mesmo tempo, revoltam porque são crescentes e parecem ainda incomodar pouco os gestores públicos. Por ano, no mundo, 220 mil crianças, adolescentes e jovens de até 19 anos morrem vítimas dos sinistros de trânsito (não é mais acidente de trânsito que se define, segundo a ABNT).

Isso representa mais de 600 mortes diárias ou uma morte a cada quase dois minutos.

A insegurança viária nas ruas e avenidas dos centros urbanos e rodovias já representa a principal causa de mortes de crianças, adolescentes e jovens com até 19 anos. Os dados são do mais recente Guia Técnico de Segurança Viária da UNICEF.

O documento aponta, ainda, que as lesões no trânsito são a décima causa principal de anos vividos com deficiência entre adolescentes e jovens de 15 a 19 anos e a décima terceira causa em geral no grupo entre 0 e 19 anos.

Confira a série de reportagens Mutilados - As verdadeiras vítimas do trânsito

Não é mais acidente de trânsito. Agora, a definição é outra nas ruas, avenidas e estradas do Brasil

Confira a série de reportagens Por um novo transitar

Além disso, o guia da Unicef revela que essa gigante violência no trânsito tem lugar certo: 97% das mortes infantis acontecem nos países menos desenvolvidos - o Brasil com destaque entre eles. As taxas de mortalidade infantil no trânsito são até 30 vezes maiores países de baixa e média renda quando se comparam com países desenvolvidos.

CONFIRA O GUIA DA UNICEF NA ÍNTEGRA

UNICEF Child and Adolescent Road Safety Technical Guidance 2022 by Roberta Soares on Scribd

Na África subsaariana (que corresponde à parte do continente africano situada ao Sul do Deserto do Saara), por exemplo, a diferença da taxa de mortalidade por lesões causadas pelo trânsito é até oito vezes maior do que em outras regiões do mundo.

PEQUENA REDUÇÃO

O guia da Unicef aponta que houve uma redução na taxa de mortes infantis causadas por sinistros de trânsito nos últimos 20 anos, mas o progresso varia de acordo com grupos de renda e região. Nos países de alta renda, a redução foi de 62%, enquanto que aqueles de baixa e média renda a queda foi de apenas 11%.

A taxa de redução na África Subsaariana também tem sido muito mais lenta do que em outras regiões, sendo verificada uma redução de apenas 16% nos últimos 20 anos. Enquanto que na Ásia Oriental foi de 42%, assim como no Pacífico, Na América do Norte a queda foi de 53%.

Além dos sinistros de trânsito - aponta a UNICEF -, as crianças e adolescentes também têm sido vítimas das doenças respiratórias associadas à poluição atmosférica provocada pelo uso excessivo de automóveis e pela resistência aos avanços tecnológicos do transporte público e das motocicletas, por exemplo.

 

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