A tarifa do pedágio que dá acesso à Praia de Porto de Galinhas, o principal destino turístico de Pernambuco, vai estar mais cara em 2023. A Agência de Regulação de Pernambuco (ARPE) autorizou o reajuste anual da tarifa de pedágio da Concessionária Rota do Atlântico em 6,25%, como acontece todos os anos.
Assim, a taxa passará de R$ 9,60 para R$ 10,20 a partir do dia 4 de janeiro de 2023. A autorização foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (16/12). Segundo explica a concessionária, o percentual de reajuste da tarifa corresponde à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 12 meses (5,9%).
Essa variação é somada ao reequilíbrio econômico-financeiro aprovado pelo poder concedente (o governo de Pernambuco), considerando o arredondamento da tarifa de pedágio, previsto em contrato de concessão.
Antes que o motorista que paga a tarifa reclame do reajuste anual, a Concessionária Rota do Atlântico lembra que o valor pago viabiliza uma boa infraestrutura e, consequentemente, segurança viária. É tanto que, em 2022, foi registrada uma redução de 54% no número de sinistros de trânsito (não é mais acidente de trânsito que se define, segundo a ABNT) em relação ao primeiro ano de operação, em 2014.
Uma média de 15 mil veículos trafegam pela Concessionária Rota do Atlântico por dia.
Além disso, as rodovias que compõem o Complexo Viário de Suape são as mais bem avaliadas de Pernambuco por sete edições consecutivas da pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT). No último levantamento divulgado em novembro, o trecho sob gestão privada da PE-009 foi classificado com conceitos ótimo e bom em todos os quesitos avaliados: estado geral, pavimento, sinalização e geometria da via.
Comentários