GESTÃO PAULO CÂMARA: conseguir DESTRAVAR obras remanescentes ainda da COPA do MUNDO de 2014 é o maior feito da Secretaria de Desenvolvimento Urbano
Balanço da pasta ainda destaca concessões públicas de equipamentos urbanos de transporte público e a retomada do BRT pernambucano
Apesar das críticas ao governo Paulo Câmara (PSB) contidas no balanço da transição do governo de Pernambuco, divulgado esta semana pela vice-governadora eleita do Estado, Priscila Krause (PSDB), o sentimento da equipe que comandou a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) é de que conseguiu diversos avanços na área de mobilidade.
Em balanço apresentado à imprensa nesta quinta-feira (28/12), o secretário Tomé Franca, que comandou a pasta por um ano e sete meses, destacou o fato de ter conseguido destravar um dos maiores “calos” das gestões Paulo Câmara: as obras remanescentes ainda da Copa do Mundo de 2014, uma das heranças negativas do padrinho político, o então governador Eduardo Campos (PSB).
Missão, inclusive, que era a principal do secretário quando assumiu a Seduh, um ano e sete meses atrás.
Oito anos depois do mundial, Pernambuco acumulava remanescentes de oito grandes obras que deveriam ter sido concluídas ainda para a Copa do Mundo e que aguardavam ser destravadas desde o desmonte das empreiteiras pela Operação Lava Jato. Juntas, totalizavam R$ 400 milhões, entre recursos do Estado e do governo federal.
“Isso é uma grande realização para nós, para toda a equipe da Seduh. Conseguimos licitar as oito obras pendentes e deixar sete delas em execução, para serem concluídas pela nova gestão. Apenas uma delas está em fase final de contratação”, explica Tomé Franca. As oito obras destravadas totalizam R$ 40 milhões, sendo 13.2% do Ramal da Copa, 20.7% de obras complementares e 66.1% dos corredores de BRT.
OBRAS DESTRAVADAS
Em execução estão as obras remanescentes do alargamento da Avenida Pan Nordestina, em Olinda (R$ 15,8 milhões); do viaduto V2 do Ramal da Copa, em Camaragibe (R$ 3,7 milhões); das Praças do Túnel da Abolição, no Recife; agenciamento das duas estações restantes do Corredor de BRT Norte-Sul, em frente ao Shopping North Way, em Paulista, e ao Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (2,5 milhões); reforma do TI Igarassu, em Igarassu (R$ 15,6 milhões); e a proteção das fundações do viaduto V2 e revestimento do Canal do Mesquita no Ramal da Copa.
As obras para implantação de um giro de quadra na altura da UPA Caxangá (com eliminação do giro à esquerda existente), na Zona Oeste do Recife, estavam apenas aguardando autorização de início de obra pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), mas já licitadas. E, por último, a execução das obras remanescentes do Eixo do Ramal da Copa estão em fase final de contratação.
“É preciso destacar, inclusive, que retomar uma obra pública parada é muito mais difícil, trabalhoso e desafiador do que iniciá-la. Nossa equipe teve muito trabalho para refazer contratos e conseguir dar continuidade às obras”, destacou Tomé Franca, que foi o quarto secretário de Desenvolvimento Urbano nos oito anos de gestão Paulo Câmara.
SISTEMA BRT E CONCESSÕES PÚBLICAS
A concessão pública da gestão dos 26 terminais integrados de ônibus e metrô e as 44 estações de BRT para a NovaMobi Pernambuco pelos próximos 35 anos também foi destacado pelo secretário. Assim como a retomada da operação dos Corredores de BRT Leste-Oeste (que liga o Recife à Camaragibe) e Norte-Sul (conecta a capital a Igarassu).
A pasta será entregue à nova gestão com 14 das 26 estações do BRT Norte-Sul, o mais vandalizado durante a pandemia de covid-19, em funcionamento. Assim como as 19 estações do Corredor Leste-Oeste. A Seduh também deixa a licitação para retomar a refrigeração das estações em andamento.