Quem vai passar a virada do Ano Novo à beira-mar no Recife e em algumas cidades litorâneas da Região Metropolitana deve estar atento às interdições que serão realizadas pelo poder público para garantir a segurança, principalmente, de pedestres.
No Recife, onde a festa da virada voltará a acontecer na Praia de Boa Viagem, na Zona Sul da capital, com a realização de shows musicais em dois palcos (Boa Viagem e Pina), a circulação de veículos estará bastante restrita para abrir espaço às pessoas.
A Avenida Boa Viagem será bloqueada ao tráfego de veículos já a partir das 6h do sábado (31/12) e seguirá fechada até às 10h do domingo (1º/01) pela Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).
O fechamento da Avenida Boa Viagem começará parcial e será ampliado na noite do sábado (31). O trecho entre a Rua Ribeiro de Brito (acesso ao Viaduto Tancredo Neves e à Zona Oeste da capital) e a Rua Padre Bernardino Pessoa será interditado a partir das 6h do sábado (31).
A partir das 18h, o perímetro será ampliado em direção à Pracinha de Boa Viagem. Segundo a CTTU, será proibido parar e estacionar durante o período de interdição nos dois trechos. Os condutores terão que utilizar as vias paralelas e transversais à Avenida Boa Viagem, o que dificultará o estacionamento dos veículos.
A CTTU garante que toda a operação contará com 250 profissionais, entre agentes e orientadores de trânsito, que estarão nas ruas para ajudar a população e promover a fiscalização às regras de trânsito.
ABNT muda terminologia ACIDENTE de TRÂNSITO para SINISTRO de TRÂNSITO
No sábado (31), a Secretaria de Mobilidade Urbana de Olinda irá instalar bloqueios fixos e móveis nas ruas da cidade, a partir do meio-dia. As barreiras vão isolar o trecho da Rua Alcina Coelho de Carvalho até a Rua Joana D’Arc, em Casa Caiada. A restrição estará em vigor até o domingo, 1º de janeiro, às 6h.
Apenas carros de moradores com comprovante de residência e os que se inscreveram para montagem de toldos à beira-mar terão acesso aos espaços. O acesso de carros para a orla de Olinda só será liberado pelo bloqueio móvel da Rua Carlos Moreira Leite e Rua Thomaz Antônio Guimarães, somente aos moradores e os responsáveis pelas instalações dos toldos.
As mudanças em Jaboatão dos Guararapes devido ao Réveillon acontecerão, basicamente, no bairro de Candeias. O trânsito será alterado a partir das 15h do sábado (31) e seguirá até as 6h do dia 1º.
A Avenida Bernardo Vieira de Melo será bloqueada para veículos, no trecho entre as Ruas Aniceto Varejão e Aníbal Varejão. Também serão interditadas as Ruas João Fragoso de Medeiros, Jangadeiro, Saturnino Pessoa, Oscar Pereira e Eneida Pereira.
O evento Paulista na Virada, que acontece entre a sexta-feira (30/12) e o domingo (1º/01), das 18h às 2h, na orla do Janga, em Paulista, terá pontos de isolamento no trânsito, a partir das 17h.
Os isolamentos funcionarão nos seguintes pontos: Rua João de Deus, em frente ao Campo do Zebra, com a PE-01; Rua Djalma Dutra; na altura do Armazém Coral, com a PE-01; e Rua Nossa Senhora do Carmo, em frente à Farmácia Cris, com a PE-01.
A operação será coordenada pela Secretaria de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil, que estará com um efetivo de 63 agentes de trânsito.
Trinta linhas de ônibus que se dirigem às orlas da capital e de cidades da RMR vão ter um reforço para ajudar o passageiro a chegar às festas. Serão 34 ônibus a mais lançados na frota programada para os feriados, que, assim, farão 284 viagens a mais, entre a noite do sábado (31/12) e o domingo (1º/01).
No total, o passageiro contará com 192 ônibus nas ruas durante a noite e a madrugada da virada. Vale ressaltar, no entanto, que esse reforço nos ônibus - planejado pelo Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) - será para o Recife e as cidades da Região Metropolitana: Olinda, Cabo de Santo Agostinho, Paulista e Jaboatão dos Guararapes.
A única mudança é essa. Assim, nada muda na rotina do passageiro. Ele continuará embarcando e desembarcando nas mesmas paradas.
Confira, abaixo, as linhas que terão reforço de frota ou viagem:
011 – Piedade/Derby
036 – Aeroporto (Bacurau)
061 – Piedade
063 – Jardim Piedade (Bacurau)
071 – Candeias
073 – Candeias (Bacurau)
080 – TI Joana Bezerra/Boa Viagem
118 – Prazeres/Boa Viagem
155 – Jordão Baixo/Boa Viagem
910 – Piedade/TI Rio Doce
881 – TI Xambá/Rio Doce (Getúlio Vargas)
882 – TI Xambá/Rio Doce (Carlos de Lima Cavalcanti)
1956 – Igarassu (Bacurau)
1964 – TI Igarassu/TI Macaxeira
1968 – Ilha Itamaracá/TI Igarassu
1982 – Conjunto Beira Mar/Derby
1983 – TI Rio Doce (Princesa Isabel)
1985 – Rio Doce (Bacurau)
1992 – Pau Amarelo
1994 – Conjunto Beira Mar
1995 – Pau Amarelo (Bacurau)
129 – Paiva/TI Cabo
139 – TI Cabo/TI Cajueiro Seco
157 – Gaibu/TI Cabo
160 – Gaibu/Barra de Jangada/via Paiva
181 – Cabo (Cohab)/TI Cajueiro Seco
183 – Ponte dos Carvalhos/TI Cajueiro Seco
184 – Cabo (Bacurau)
185 – TI Cabo
206 – TI Barro/TI Prazeres (Jordão)
Diante da programação cultural que algumas prefeituras programaram, principalmente a do Réveillon organizado pela Prefeitura do Recife, o reforço de ônibus é pequeno e em nada atrativo.
Talvez a criação de serviços especiais estimulasse mais as pessoas a usar o transporte público para assistir a virada de ano na orla.
A retomada do projeto Expresso Réveillon, que funcionou até 2019, poderia ajudar, mas a CTTU explicou que a demanda era muito baixa diante do público presente na orla..
“Em 2019, último ano do Expresso Réveillon devido à pandemia de covid-19, o serviço realizou 1.353 viagens, o que representa 0,13% do público que prestigiou a festa na orla da Zona Sul. Em função da baixa demanda, e buscando concentrar o efetivo na segurança viária e mobilidade da maioria das pessoas, o serviço não será oferecido neste ano”, afirmou a autarquia por nota.
“Dessa forma, um efetivo com 250 agentes e orientadores de trânsito estará no local para orientar e fiscalizar os condutores quanto ao estacionamento irregular, parada nos cruzamentos e respeito aos pedestres, além das mudanças de trânsito na área”, finalizou a CTTU.