Mesmo antes de 2023, proprietários de veículos já apresentam dúvidas quanto ao pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), disponível sempre nos inícios de ano.
Há, neste ano, a dúvida: qual o prazo para pagar o IPVA 2023? Há uma data limite?
Veja ainda, nesta matéria, como imprimir o boleto de pagamento do boleto do IPVA, seja recente ou em atraso, após realizar a consulta dos débitos.
Leia abaixo, em ordem:
Instituído em 1986, o IPVA é uma taxa cobrada pelos governos estaduais, de forma anual, como substituição da Taxa Rodoviária Única (TRU), que era relacionada aos investimentos com o sistema mobiliário.
As Secretarias Estaduais de Fazenda, órgãos responsáveis gerenciamento do IPVA, não mais fazem o envio do boleto físico da taxa aos titulares dos veículos via Correios em 12 dos 27 estados do Brasil
Com isso, em alguns estados, o boleto de pagamento do IPVA é disponibilizado de forma eletrônica, para impressão, devendo ser consultado e emitido no site oficial desses órgãos de casa estado. As informações são do DETRAN/AC.
Se optar pela cota única de pagamento do IPVA (1 parcela), o proprietário do veículo tem até o dia 31 de janeiro de 2023.
Caso opte por parcelar o valor total da taxa, o contrubinite poderá dividir a cota única em até cinco novas parcelas, com vencimentos que variam, a depender da placa do veículo de casa estado do Brasil.
Para saber todas as datas, é necessário acessar o side oficial da Secretaria da Fazenda do estado em que resite, ou do próprio DETRAN.