Uma dúvida comum entre os clientes do iFood e outros aplicativos de entrega é se o entregador tem que subir até o apartamento ou escritório do cliente.
Nas redes sociais, há diversos relatos de clientes que fizeram a solicitação ao entregador e não foram atendidos. Já outras pessoas saem em defesa dos entregadores e criticam o pedido.
Em prints de uma conversa que circula nas redes sociais, um homem afirma que está pagando pela entrega e que não quer descer para buscar o pedido, ao que o entregador responde: "sim, [pagando] pela entrega, não pelo serviço de quarto".
Ainda de acordo com o diálogo, como o entregador do app não quis ceder por receio de ter a moto roubada, o cliente pede o cancelamento do pedido.
Segundo o coordenador sênior de branding e valorização do entregador no iFood, Leonardo Fabricio, "não existe obrigatoriedade de o entregador subir nos apartamentos".
O iFood recomenda que os clientes desçam para receber o pedido.
De acordo com a plataforma, além de agilizar a entrega, a atitude demonstra respeito ao trabalho do entregador.
Segundo o iFood, o profissional só pode fazer a entrega seguinte após finalizar a anterior; por isso, quanto mais rápida a finalização do pedido, melhor.
Além disso, nem sempre é possível para o entregador deixar a moto ou a bicicleta na rua.
O iFood afirma ainda que o ato do cliente de descer para pegar o pedido garante mais segurança para todos.
A plataforma pede que os usuários acompanhem o status da entrega no aplicativo para recebê-la rapidamente.