O Metrô do Recife promete ser, mais uma vez, o principal transporte do folião que vai assistir ao desfile do Galo da Madrugada no Sábado de Zé Pereira (18/2). O esquema especial de operação foi anunciado nesta quinta-feira (16/2) com a promessa de intervalos entre 4 e 5 minutos entre os trens no retorno para casa, quando a demanda de passageiros é maior e concentrada.
Para se ter ideia da importância do Metrô do Recife para o desfile do Galo da madrugada, são esperados 300 mil passageiros no sábado, 120 mil pessoas a mais do que a demanda de usuários diários do sistema. Isso porque o sistema tem pelo menos quatro estações localizadas no coração do trajeto que o Galo da Madrugada faz: Estações Recife, Joana Bezerra, Afogados e largo da Paz.
O Metrô do Recife, assim como o transporte público por ônibus, amarga uma queda já quase estável de demanda entre 20% e 30% depois da pandemia de covid-19 e suas consequências econômicas no País.
O sistema pernambucano está transportando, por dia, apenas 180 mil passageiros nas Linhas Centro, Sul e Diesel.
A promessa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Recife é de que o intervalo entre as viagens a partir das 13h, quando o volume de passageiros aumenta e se concentra na volta para casa, será de 4 a 5 minutos nas três únicas estações que estarão abertas para embarque na Linha Centro (Recife, Joana Bezerra e Afogados) e Linha Sul (Recife, Joana Bezerra e Largo da Paz).
O metrô estará operando com até 12 trens na Linha Centro e até 9 trens na Linha Sul. A frota é apenas um pouco maior do que a utilizada diariamente e prejudicada pela ausência de peças para manutenção das composições: 10 trens na Centro e 8 na Sul.
Na LINHA CENTRO, as Estações Recife, Joana Bezerra e Afogados ficarão abertas das 5h às 23h. As demais estações funcionarão apenas para desembarque no sentido Centro-subúrbio a partir das 13h e reabrem de acordo com a orientação do Centro de Controle Operacional (CCO).
Terá operação com até 12 trens e a promessa de intervalos entre 4 e 5 minutos nas estações principais para a operação: Recife, Joana Bezerra e Afogados.
Na LINHA SUL, as Estações Recife, Joana Bezerra e Largo da Paz ficarão abertas das 5h às 23h. As demais estações funcionarão apenas para desembarque no sentido Centro-subúrbio a partir das 13h e também reabrem de acordo com orientações do CCO.
Terá operação com até 9 trens e a promessa de intervalos entre 4 e 5 minutos nas estações principais para a operação: Recife, Joana Bezerra e Largo da Paz.
A LINHA DIESEL (VLT) não vai funcionar durante o Carnaval. A operação do VLT volta ao normal na segunda-feira, dia 20/02.
Para garantir um socorro diante de qualquer problema - já que o sistema enfrenta quebras e panes quase semanais -, a CBTU informou que os maquinistas estarão acompanhados por uma equipe técnica, supervisores de trens, engenheiro ou técnico em manutenção.
“É importante lembrar que ninguém poderá embarcar no metrô no sentido subúrbio-cidade entre as 13h e às 21h, com exceção das quatro estações que estarão abertas para o embarque nas Linhas Centro e Sul (Recife, Joana Bezerra, Afogados e Largo da Paz)”, explica Salvino Gomes, da comunicação do Metrô do Recife.
“As pessoas não poderão, por exemplo, tentar embarcar para fazer retorno. Isso não será permitido. As demais estações estarão com os portões abertos apenas para desembarque neste horário. Depois das 21h tudo volta ao normal. Mesmo com toda a dificuldade, os metroviários estão fazendo um grande esforço para atender à população”, enfatiza.
O Metrô do Recife estará vendendo bilhetes exclusivos para uso exclusivo no dia do desfile do Galo da Madrugada. O bilhete poderá ser comprado em bilheterias especiais montadas nas estações: Recife, Joana Bezerra, Afogados, Largo da Paz e Prazeres.
O valor do bilhete exclusivo do Galo da Madrugada é o mesmo da tarifa normal: R$ 4,25.
Pessoas que utilizam o bilhete unitário do Metrô do Recife, ou fazem uso do Cartão Múltiplo do Metrô ou do Cartão VEM, poderão utilizá-los no dia do Galo da Madrugada.