TRANSPORTE POR APLICATIVO

UBER: Recife poderá ter novo APLICATIVO de TRANSPORTE para concorrer com UBER e 99

Ideia é semelhante à proposta criada por São Paulo, com taxas menores do que as cobradas pela Uber e 99 dos motoristas parceiros

Roberta Soares
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Publicado em 21/03/2023 às 13:29 | Atualizado em 21/03/2023 às 17:31
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A Prefeitura de São Paulo começa a fazer escola no País ao lançar, no início de março, o MobizapSP, aplicativo de transporte de passageiros gerido pela capital paulista - FOTO: Priscilla Du Preez/Unsplash

A iniciativa da Prefeitura de São Paulo de, depois de proibir a operação do Uber e 99 Moto na cidade, criar um aplicativo municipal para concorrer com as gigantes da mobilidade urbana, começa a fazer escola.

Agora, é o Recife que poderá vir a ter um serviço semelhante ao MobizapSP, o aplicativo de transporte de passageiros gerido pela capital paulista e com a promessa de entregar até quase 90% do valor das corridas aos motoristas parceiros.

Os primeiros passos para uma possível criação de serviço semelhante foram dados na Câmara de Vereadores do Recife na segunda-feira (20/3), quando três requerimentos foram aprovados por unanimidade solicitando ao prefeito João Campos (PSB) que analise a possibilidade de criar a versão recifense do MobizapSP.

A proposta é do vereador Aderaldo Pinto, do mesmo partido do prefeito, que conseguiu aprovar três requerimentos de sua autoria, propondo a criação do app para concorrer com a Uber, 99 e Indrive.

PEDIDO FEITO AO PREFEITO DO RECIFE, JOÃO CAMPOS

Os requerimentos serão encaminhados ao prefeito João Campos - que tem o poder político da decisão -, à presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira - que comanda o órgão responsável pela fiscalização de serviços do tipo -, e ao presidente da Empresa Municipal de Informática (Emprel), Bernardo Almeida, que detém a tecnologia para viabilizar o projeto.

GUGA MATOS/JC IMAGEM
Ministro do Trabalho afirmou que é preciso criar regras e controle da relação entre as plataformas e os colaboradores. Serviço de moto também estaria incluído - GUGA MATOS/JC IMAGEM

“São os atores que têm autoridade e competência para viabilizar a implementação de um aplicativo de transporte particular que possa gerar concorrência no mercado e trazer mais segurança aos passageiros”, defende Aderaldo Pinto.

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O vereador explica que a ideia de propor um serviço como o de São Paulo surgiu a partir de demandas dos próprios motoristas parceiros das gigantes da mobilidade, que sempre reclamam dos altos índices de descontos no valor das corridas - que podem chegar a 40% ou 50% do valor da viagem, como acontece com a Uber, por exemplo.

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“O aplicativo da prefeitura de São Paulo cobrará uma taxa de 10,95% aos motoristas. O Uber e o 99 Pop cobram taxas aos motoristas que variam de 20% até 50%, dependendo do horário e da demanda. Então, trará ganhos muitos maiores para os motoristas. Por isso que o aplicativo teve um cadastramento recorde de condutores no primeiro dia de lançamento”, argumenta.

REGULAMENTAÇÃO DO UBER E 99 TRAVADA NO RECIFE

Outro aspecto que embasa o pedido de criação do app de transporte de passageiros recifense é o fato de que, com ele, o poder público estaria mais presente para oferecer um serviço mais seguro. Já que a regulamentação do serviço na capital está travada desde 2020, devido a uma ação movida pela plataforma 99.

“Por causa dessa ação, a Prefeitura do Recife não pode regulamentar a chamada lei dos aplicativos de transporte (Lei Municipal 18.528/2018), já que a legislação está sendo objeto de uma disputa judicial da Procuradoria Municipal contra os aplicativos. Se a lei já estivesse regulamentada, tanto a população quanto os profissionais que trabalham com os aplicativos, no Recife, poderiam ser beneficiados com a melhoria do serviço, a exemplo do que já ocorre no município de São Paulo”, reforça.

ARRECADAÇÃO DE RECURSOS PARA O RECIFE

Na proposta do vereador, o aplicativo de transporte municipal poderia, inclusive, prever uma taxa pelo uso do viário maior do que a que foi estipulada na Lei Municipal 18.528/2018. “O município também teria um retorno financeiro com mais recursos para reinvestir na nossa malha viária atual, com obras de recuperação de vias, como recapeamento asfáltico, pavimentação e tapa-buracos, uma vez que o retorno financeiro será muito maior do que o percentual de 1,00% a 2,00% atuais instituídos pela lei de 2018”, diz.

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A estratégia da Prefeitura de São Paulo ao criar o MobizapSP é oferecer uma remuneração aos motoristas muito maior do que a dada pela Uber, 99 e Indrive.

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A promessa é de que a taxa de administração do MobizapSP para operar a plataforma será de 10,95%. Ou seja, o motorista irá receber 89,05% do valor pago pelo passageiro.

Nos aplicativos em operação, como Uber e 99, a taxa de administração varia entre 40% e 50%. Mais de 20 mil motoristas já tinham se cadastrado no novo app paulistano, que está para começar a realizar viagens ainda esta semana.

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Novo aplicativo de transporte é lançado para concorrer com a Uber e 99 - DIVULGAÇÃO/PREFEITURA SP

SEM PREÇO DINÂMICO E TAXA DE CANCELAMENTO

Outra diferença do MobizapSP é que não haverá tarifa dinâmica, notícia boa para o passageiro, que poderá pagar menos do que a média cobrada pelos outros apps nos horários de pico.

O MobizapSP também não terá taxa de cancelamento, assim como não haverá taxa mínima de remuneração dos motoristas.

Já a tarifa por quilômetro rodado e tempo de viagem, entretanto, deverá ser semelhante às que são cobradas pelas plataformas de transporte por aplicativo na maior parte do dia, segundo a prefeitura.

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