TRANSPORTE POR APLICATIVO

UBER: conheça o novo APLICATIVO de transporte criado para concorrer com o UBER, com 90% da tarifa para o motorista

Novo aplicativo não tem horário dinâmico e taxa de cancelamento para concorrer com as gigantes da mobilidade, como Uber e 99

Roberta Soares
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Roberta Soares
Publicado em 09/03/2023 às 14:59 | Atualizado em 09/03/2023 às 15:25
DIVULGAÇÃO/PREFEITURA SP
Novo aplicativo de transporte é lançado para concorrer com a Uber e 99 - FOTO: DIVULGAÇÃO/PREFEITURA SP

Depois de impedir a entrada, pelo menos oficial, do Uber e 99 Moto na capital, a Prefeitura de São Paulo comprou, de vez e mais uma vez, a briga contra as gigantes da mobilidade urbana.

Nesta quinta-feira (9/3), a gestão municipal da maior capital do Brasil e uma das maiores do mundo, anunciou a criação de um aplicativo de transporte público e municipal para concorrer diretamente com a Uber, 99 e Indrive, por exemplo.

É o MobizapSP, que já está disponível para downloads nas lojas virtuais para celulares (sistemas iOS e Android) e, assim como os outros aplicativos, irá operar com motoristas autônomos.

As viagens, entretanto, ainda não estão disponíveis. Para que isso aconteça, será necessário aguardar que a plataforma tenha um número mínimo de 10 mil a 12 mil motoristas para entrar em funcionamento, segundo a gestão municipal.

Esta é a segunda vez em cinco anos que a prefeitura paulistana lança um aplicativo próprio para transporte individual. Em 2018, o então prefeito João Doria anunciou o SPTáxi - que também existia no Rio de Janeiro, sob o nome RioTáxi - que ainda está em operação, mas sem a adesão esperada.

TAXAS MENORES PARA MOTORISTAS PARCEIROS

A estratégia agora - sob o comando da gestão Ricardo Nunes (MDB), candidato certo à reeleição à Prefeitura de São Paulo - é de que a remuneração dos motoristas será muito maior do que a oferecida pela Uber, 99 e Indrive, por exemplo.

GUGA MATOS/JC IMAGEM
Depois de impedir a entrada, pelo menos oficial, do Uber e 99 Moto na capital, a Prefeitura de São Paulo comprou, de vez e mais uma vez, a briga contra as gigantes da mobilidade urbana - GUGA MATOS/JC IMAGEM

A promessa é de que a taxa de administração do MobizapSP para operar a plataforma será de 10,95%. Ou seja, o motorista irá receber 89,05% do valor pago pelo passageiro.

Nos aplicativos em operação, como Uber e 99, a taxa de administração varia entre 40% e 60%.

SEM PREÇO DINÂMICO E TAXA DE CANCELAMENTO

Outra diferença do MobizapSP é que não haverá tarifa dinâmica, notícia boa para o passageiro, que poderá pagar menos do que a média cobrada pelos outros apps nos horários de pico.

O MobizapSP também não terá taxa de cancelamento, assim como não haverá taxa mínima de remuneração dos motoristas.

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Já a tarifa por quilômetro rodado e tempo de viagem, entretanto, deverá ser semelhante às que são cobradas pelas plataformas de transporte por aplicativo na maior parte do dia, segundo a prefeitura.

CPI DOS APLICATIVOS

A ideia de criar um novo aplicativo municipal de transporte nasceu após a CPI dos Aplicativos na Câmara Municipal de São Paulo, que tinha foco nas condições de trabalho dos motoristas.

O MobizapSP será operado pela Consulix Tecnologia, vencedora da licitação ao apresentar a menor taxa de cobrança do serviço aos motoristas que aderirem ao app. Segundo a prefeitura, o sistema será integrado à base da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo), que poderá monitorar os carros do aplicativo em circulação na capital paulista.

 

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