Agora é para valer e os motoristas que vão cair na estrada pela BR-232 poderão respirar aliviados. O governo de Pernambuco conseguiu finalizar o alargamento das pistas da rodovia e, neste Feriado do Trabalhador (1º de maio), as seis faixas da BR estarão completamente liberadas ao tráfego de veículos.
Não haverá nenhum trecho do pavimento, por menor que seja, sem estar finalizado, ainda no asfalto ou em processo de cura do concreto, como aconteceu nos últimos feriadões - Semana Santa e Tiradentes.
A garantia é dada pelo secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, Evandro Avelar. “Conseguimos, num grande esforço, finalizar toda a parte de alargamento das pistas. As seis faixas da rodovia (três em cada sentido) foram totalmente pavimentadas. Inclusive o trecho de 100 metros que ainda estava em fase de cura, no sentido capital-interior, no último feriadão”, explica o secretário.
REDUÇÃO DE 35 MINUTOS NO TEMPO DE VIAGEM
Assim, a expectativa é de que não haja mais retenções de tráfego nem na saída para o feriadão, na sexta-feira (28/4), nem no retorno, no dia 1º de maio. A promessa é de que o alargamento da BR-232, inclusive, vá reduzir em 35 minutos o tempo de viagem no trecho de quase sete quilômetros. Haveria uma redução de 58%, passando dos atuais 60 minutos para 25 minutos.
A BR-232 está sendo alargada em 6,8 quilômetros entre o viaduto que a conecta com a Avenida Abdias de Carvalho, no Bongi, e a bifurcação com a BR-408, no Curado, na Zona Oeste do Recife.
As obras começaram em março de 2022, ainda na gestão estadual do PSB, com a promessa de que o alargamento das pistas seria finalizado em dezembro do mesmo ano, o que não aconteceu. Naquele mês, a obra estava com pouco mais de 50% de conclusão. Somente agora essa parte, que é a mais difícil e importante de toda obra, foi finalizada.
Problemas nas BRs 232 e 104 geram preocupação para condutores
O QUE FALTA SER FINALIZADO NAS OBRAS DA BR-232
Vencido o alargamento das pistas, a obra da BR-232 segue com algumas outras intervenções que, embora não tenham impacto direto na circulação, serão executadas nos próximos meses e devem causar pequenos transtornos no trecho.
É o caso da construção das alças de retorno, da ciclovia e das calçadas ao longo dos 6,8 quilômetros, de quatro passarelas de pedestres, da iluminação e do paisagismo de toda a obra.
ENGAVETAMENTO na BR-408: os perigos de parar para prestar socorro em colisões de trânsito
O secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, entretanto, não quis adiantar um prazo para conclusão. A previsão da antiga gestão estadual era de um ano, ou seja, os trabalhos deveriam já estar finalizados, o que não aconteceu.
CONHEÇA O PROJETO DE ALARGAMENTO DA BR-232
A BR-232 ganhou uma terceira faixa no sentido Recife-Interior e outra no sentido contrário (Interior-Recife). Além da recuperação do pavimento - de concreto nas pistas principais e centrais (onde o tráfego é mais pesado) e de CBUQ (asfalto) nas vias locais (onde o tráfego é menos pesado) -, o projeto de adequação viária da BR-232 na saída do Recife promete deixar a área urbanizada, integrada com o transporte coletivo e acessível aos modais ativos (bicicletas e pedestres).
- SEMANA SANTA: volta do FERIADO pela BR-232 será mais DIFÍCIL. Entenda
- BR-232: governo de PERNAMBUCO diz que BR-232 está mais segura do que no passado, apesar dos PERIGOS da RODOVIA
- SEMANA SANTA: confira os TRECHOS mais PERIGOSOS da BR-232
- SEMANA SANTA: vai pegar a ESTRADA? Cuidado com os PERIGOS da BR-232 e da rota para NOVA JERUSALÉM
Para isso, será implantada uma ciclovia ao longo dos 6,8 km do trecho, localizada sempre na margem sul da rodovia (do lado do Jardim Botânico do Recife). Baias para os ônibus nos 15 pontos de embarque e desembarque, sinalização horizontal e vertical para garantir a travessia dos pedestres, e uma nova iluminação em LED também serão instaladas.
A readequação prevê a construção de duas alças em nível - sem ser elevadas, o que puxou o valor da obra para baixo -, para retorno dos veículos - algo difícil de ser feito atualmente. E, ainda, a requalificação e construção de três passarelas no trecho. O custo inicial do alargamento era de R$ 145 milhões, mas caiu para R$ 99,8 milhões - recursos do governo do Estado, dentro do Plano Retomada.
Números da Seinfra apontam que são 67 mil veículos circulando apenas naquele trecho e 28 mil pessoas passando no transporte público coletivo operado por 13 linhas de ônibus. No total, são 4 milhões de usuários contínuos no trecho.
PAVIMENTO DIFERENCIADO
Segundo a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), a tecnologia adotada na obra da BR-232 é inédita no Recife. Conhecida como overlay, é uma solução recomendada para requalificação do pavimento em placas de concreto.
É amplamente utilizada em países desenvolvidos para volumes de tráfego acima de 10 mil veículos/dia em rodovias. Também é uma solução mais econômica e sustentável porque apresenta uma longa durabilidade - pode ultrapassar 30 anos - e, consequentemente, a redução dos custos com manutenção.
Comentários