TRANSPORTE PÚBLICO

ÔNIBUS: governo de Pernambuco vai lançar pacote de ações para ‘MORALIZAR’ transporte público da Região Metropolitana do Recife

Repressão policial ao ‘surf’ nos ônibus e equipamentos que inibam a invasão dos ônibus e estações de BRT estão no pacote

Roberta Soares
Cadastrado por
Roberta Soares
Publicado em 11/05/2023 às 10:44 | Atualizado em 11/05/2023 às 11:15
GUGA MATOS/JC IMAGEM
Governo de Pernambuco elabora pacote de ações para colocar ordem no transporte público da RMR - FOTO: GUGA MATOS/JC IMAGEM

Uma reação à ‘desmoralização’ que dominou o transporte público da Região Metropolitana do Recife - com invasões diárias e mortes de jovens devido ao chamado ‘surf e morcegamento’ nos ônibus - está sendo articulada pelo governo de Pernambuco.

A previsão é de que um pacote de ações seja lançado ainda neste semestre para dar uma espécie de ‘freio de arrumação’ no sistema de ônibus da RMR, responsável por mais de 90% dos deslocamentos da população que usa o transporte público para ir e vir.

No pacote, o uso de equipamentos que inibam a invasão dos ônibus, terminais integrados e estações de BRT por pessoas sem pagar a passagem. E, principalmente, reforço na fiscalização operacional e policial, a ser realizada pelos operadores do sistema, o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) e a Polícia Militar de Pernambuco.

“Estamos preparando um conjunto de ações que serão anunciadas em breve e que vão envolver outras secretarias, como a de Defesa Social (SDS). Há menos de um mês o Grande Recife Consórcio de Transportes (CTM) teve o presidente indicado e será o órgão que estará à frente desse pacote de ações”, explicou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, Evandro Avelar.

A adoção de catracas elevadas nos ônibus - inclusive nas portas traseiras -, portas especiais para impedir a invasão das estações do Sistema BRT pernambucano e controle de entrada nos terminais integrados fazem parte do pacote.

COMBATE E PUNIÇÃO PARA A PRÁTICA DO ‘SURF’ NOS ÔNIBUS

Assim como a repressão policial e uma campanha educativa sobre a importância de evitar a invasão do sistema e, especialmente, a prática do ‘surf e morcegamento’ nos ônibus.

ÂNGELA PINHEIRO/VIA REDES SOCIAIS
Modelo de catracas elevadas já é visto nos ônibus. Proposta agora é padronizar e colocar também nas portas traseiras - ÂNGELA PINHEIRO/VIA REDES SOCIAIS
REPRODUÇÃO
Novas catracas elevadas serão instaladas também nas portas traseiras dos ônibus. Equipamentos semelhantes foram colocados nas estações dos Corredores de BRT Norte-Sul e Leste-Oeste, entre 2019 e 2020, e receberam muitas críticas - REPRODUÇÃO

“O trabalho da polícia é importante, sem dúvida, mas só vamos conseguir evitar com o controle operacional. O motorista tem que parar o ônibus e chamar a polícia. Nós vamos assinar uma resolução pelo CTM validando essas determinações para proteger o motorista”, afirma o secretário.

As novas portas, na verdade, são uma espécie de tela de ferro que protege e isola as portas de vidro dos equipamentos e, ao mesmo tempo, impede que as pessoas subam nas estações pela parte externa.

Novas CATRACAS serão instaladas nos ÔNIBUS para impedir invasões

Já as catracas elevadas estão sendo testadas para serem instaladas nas linhas que enfrentam mais problemas com invasões de usuários sem o pagamento da passagem.

INVASÕES NOS ÔNIBUS PROVOCAM PREJUÍZO DE R$ 20 MILHÕES POR MÊS

Com a crise econômica e ainda o impacto da pandemia de covid-19, as invasões têm levado, em média, entre 15% e 20% da receita do sistema de ônibus do Grande Recife. Para se ter ideia do impacto da evasão, esse percentual significa R$ 20 milhões por mês a menos de tarifas pagas por passageiros que, mesmo assim, estão sendo transportados. E, de acordo com o governo do Estado, é um custo que está sendo absorvido pelos passageiros que pagam a tarifa.

REPRODUÇÃO
Prática tem sido cada vez mais comum, como mostra esse flagrante, e precisa ser combatida - REPRODUÇÃO
REPRODUÇÃO
Tem sido comum ver jovens, muitos deles adolescentes, em grande quantidade sobre os ônibus - REPRODUÇÃO

“Nós também estamos revendo o modelo de remuneração das empresas de ônibus, que hoje estão recebendo apenas pelo custo da operação. Iremos mudar. Vamos adotar um modelo que incentive a redução do custo e o aumento da receita”, explica Evandro Avelar.

Segundo o secretário, todas as ações estão sendo discutidas com os operadores e apresentadas à Promotoria de Transportes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias