COLUNA MOBILIDADE

''Surf nos ônibus'': jovem morre após cair de coletivo, no Grande Recife. Outros casos acontecerão se polícia não atuar

A prática por jovens do "surf" no teto dos ônibus ganhou força do fim de 2021 para o início de 2022

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 02/05/2022 às 16:51 | Atualizado em 02/05/2022 às 19:50
Notícia
X

O que era previsível aconteceu. Um jovem de 18 anos morreu atropelado por um ônibus enquanto praticava “surf” no teto do coletivo, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife.

O caso aconteceu no sábado (30/4), por volta das 23h, no Terminal Integrado de Xambá. O jovem não teve a identidade revelada.

Segundo testemunhas, ele estava "surfando" em um ônibus da linha TI Xambá-Águas Compridas, quando se desequilibrou e caiu embaixo do veículo.

O motorista do ônibus não teria percebido a queda do jovem e o atropelou. O fato de estarem atuando sem cobradores dificulta ainda mais a percepção do coletivo sobre o que acontece no veículo.

A prática por jovens do “surf” no teto dos ônibus ganhou força do fim de 2021 para o início de 2022.

A situação está fugindo ao controle nos coletivos, alertam os operadores do Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR (STPP).

 

Chegou ao ponto de haver convocação, pelas redes sociais, para o encontro e a realização dos chamados “bondes”.

Em março, a prática deixou um jovem ferido no Cabo de Santo Agostinho, na área Sul do Grande Recife.

O rapaz, que não teve a identidade revelada, estava na linha 157 Gaibu-Cabo, operada pela empresa São Judas Tadeu, e foi derrubado quando o ônibus passava sob um viaduto.

Segundo informações dos operadores, o jovem e um amigo tentaram subir para o teto do coletivo pela clarabóia de ventilação. Quando o primeiro subiu, foi derrubado na passagem sob o viaduto de acesso à rodovia PE-60.

REPRODUÇÃO
O motorista do ônibus não teria percebido a queda do jovem e o atropelou. O fato de estarem atuando sem cobradores dificulta ainda mais a percepção do coletivo sobre o que acontece no veículo - REPRODUÇÃO

“Os operadores estão muito assustados porque o risco de acidentes (sinistro) é grande. E ainda temem serem responsabilizados pelo que possa acontecer”, alerta Antero Parahyba, superintendente da empresa São Judas Tadeu e do Consórcio Recife de Transporte, que reúne as empresas Pedrosa e Transcol.

FLAGRANTES

Flagrantes de jovens “surfando” sobre os ônibus têm sido frequentes e em áreas específicas do Grande Recife.

Os operadores afirmam que são mais comuns nas linhas que atendem às praias, principalmente as de fora do Recife, como os Litorais Norte e Sul.

E as que entram e saem dos subúrbios e periferias - a grande maioria das 348 linhas que atualmente estão em operação.

REPRODUÇÃO
Em março, a prática deixou um jovem ferido no Cabo de Santo Agostinho, na área Sul do Grande Recife - REPRODUÇÃO

No Alto do Buriti, bairro da Macaxeira, na periferia da Zona Norte do Recife, novos flagrantes.

A situação ficou tão fora de controle que o Consórcio Recife está atuando em parceria com lideranças comunitárias para conversar com as famílias dos jovens e alertá-las sobre o perigo da prática.

“Além do perigo de uma queda, há ainda o risco de choques elétricos, por exemplo”, diz Antero Parahyba.

Por nota, o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) afirmou que o caso está sendo investigado.

Já a Urbana-PE (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros) lamentou o fato e informou que o jovem não estaria no teto do veículo, mas pendurado na porta.

"A Urbana-PE lamenta profundamente o acidente ocorrido na noite do último sábado (30), no TI Xambá, envolvendo um veículo de uma das suas associadas, a Rodoviária Caxangá. Informações iniciais apontam que o acidente ocorreu quando um jovem se pendurou na porta de um ônibus que manobrava para sair do terminal.

A Urbana-PE esclarece que as suas associadas orientam os operadores a não seguirem viagem com pessoas penduradas nas portas, nos pára-choques ou sobre os ônibus e a solicitarem apoio policial sempre que for identificado qualquer indício de atividade ou comportamento que possa comprometer a segurança dos passageiros ou motoristas. O sindicato destaca ainda que empresas do setor têm promovido campanhas e ações educativas e de conscientização sobre o correto procedimento de embarque e normas de segurança do transporte coletivo, incluindo ações de sensibilização contra o surf nos ônibus.

Para que esses esforços surtam efeito e novas fatalidades sejam evitadas, é imprescindível o apoio da população, em especial dos familiares de jovens que praticam tais atos, no sentido de orientar sobre os riscos envolvidos. Também é indispensável a atuação do poder público para coibir a prática e zelar pela segurança de todas as pessoas que fazem uso do sistema viário.

A Urbana-PE e a Caxangá se solidarizam com os parentes e amigos da vítima e se colocam à disposição das autoridades competentes a fim de prestar todos os esclarecimentos necessários e colaborar com a investigação sobre o caso".

REPRODUÇÃO
Flagrantes de jovens "surfando" sobre os ônibus têm sido frequentes e em áreas específicas do Grande Recife - REPRODUÇÃO

Tags

Autor