O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a anunciar datas para o lançamento do novo PAC (ou PAC 3), a versão atual do Programa de Aceleração do Crescimento, que foi marca das outras gestões do petista e da sua sucessora, Dilma Rousseff (PT).
Agora, o programa será lançado no dia 11 de agosto, no Rio de Janeiro, segundo afirmou Lula em uma live nesta terça-feira (01/8). O lançamento acontecerá no Theatro Municipal do Rio, com a presença de ministros e governadores.
O presidente também informou que o novo PAC terá R$ 60 bilhões em investimentos públicos por ano, além de recursos das concessões públicas e Parcerias Público Privadas (PPPs).
O novo PAC deverá ser dividido em seis grandes eixos: transportes, infraestrutura urbana, social, saneamento básico, comunicações e energia. Em julho, Lula tinha afirmado que o programa será um retrato do Brasil que o seu terceiro governo quer entregar à população brasileira.
PREVISÃO DE 2 MIL OBRAS NO PAÍS
A previsão é executar 2 mil obras no País, entre empreendimentos federais e estaduais.
No pacote, estariam previstos investimentos em mobilidade urbana, eletrificação do transporte público, construção de corredores de ônibus e, principalmente, ampliação da malha de metrôs do País. O governo Federal também estaria estudando incluir no PAC incentivos e financiamentos para renovação de frota de ônibus urbanos e metropolitanos.
Os últimos detalhes estariam sendo acertados pela Casa Civil em reuniões do ministro Rui Costa com os governadores para definir as prioridades. Atualmente, seriam 356 projetos indicados pelos estados. A estimativa é que as obras federais sejam predominantes no Novo PAC, chegando a 1,7 mil unidades.
PERNAMBUCO NÃO INFORMA QUAIS AS OBRAS PRIORITÁRIAS
A Coluna Mobilidade vem, há mais de uma semana, tentando saber do governo de Pernambuco quais as obras e projetos que o Estado elencou como prioritários para a União incluir no novo PAC, mas até agora não teve retorno do governo estadual.
- NOVO PAC do governo LULA vai incluir investimentos públicos e privados, garante ministra
- Novo PAC do governo Lula, que prevê investimentos em metrô e eletrificação do transporte público, ainda sem data para ser lançado
- NOVO PAC do governo Lula prevê corredores de metrô e eletrificação do transporte público. Veja o que se sabe
- NOVO PAC: aplicativo vai atualizar governo federal sobre OBRAS PARADAS no BRASIL
Sabe-se, até por serem demandas antigas, que a Transnordestina e a duplicação da BR-232 a partir de São Caetano, no Agreste do Estado, estariam no pacote. Mas não há informações oficiais nem detalhadas.
CONHEÇA OS EIXOS DO NOVO PAC
Transportes: Rodovias, Ferrovias, Portos, Aeroportos e Hidrovias
Infraestrutura Urbana: Minha Casa, Minha Vida; Financiamento Habitacional; Urbanização de Favelas; Mobilidade Urbana; Gestão de Resíduos Sólidos; Prevenção a Desastres: Contenção de Encostas; Prevenção a Desastres: Drenagem Urbana Sustentável
Água para Todos: Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Infraestrutura Hídrica, Água para Quem Mais Precisa, Revitalização de Bacias Hidrográficas e Saneamento Integrado
Inclusão Digital e Conectividade: Conectividade de Escolas e Unidades de Saúde, Infovias, Universalização do 4G e Implantação do 5G, TV Digital, TV Digital 3.0, Serviços Postais e Logística de Entregas, Satélite de Defesa e Comunicações
Transição e Segurança Energética: Geração de Energia, Luz para Todos, Transmissão, Eficiência Energética, Petróleo e Gás, Combustíveis de Baixo Carbono, Cadeias Produtivas da Transição, Geologia e Mineração e Energia Solar
Infraestrutura Social: Educação, Saúde, Cultura, Esporte e Justiça e Segurança Pública
Defesa