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Ciclofaixa pintada no meio de rodovia é apagada pelo Estado após repercussão negativa

Cidadão fez vídeo e postou nas redes sociais criando uma situação constrangedora para o Estado do Piauí

Roberta Soares
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Roberta Soares
Publicado em 04/08/2023 às 10:42 | Atualizado em 04/08/2023 às 10:44
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Além de absurda, a ideia fere todas as regras de implantação de ciclofaixas, ciclovias e ciclorrotas - FOTO: REPRODUÇÃO

A ciclofaixa implantada no meio das pistas das rodovias PI-140 e PI-141, no Estado do Piauí, e que deu o que falar, já foi apagada pelo governo após a grande repercussão sobre o erro. Isso porque o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PI) resolveu colocar o equipamento no meio das pistas, numa situação que iria expor ao perigo de atropelamentos todos os ciclistas que a utilizassem.

Além de absurda, a ideia fere todas as regras de implantação de ciclofaixas, ciclovias e ciclorrotas, previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e que exigem, no caso das ciclofaixas, a redução da velocidade de circulação dos veículos para, no máximo, 40 km/h.

As ciclofaixas não prevêem, por exemplo, segregação física do ciclista para o tráfego de veículos, como acontece nas ciclovias, que têm uma separação de fato, seja com blocos ou entre calçadas.

Mas, até para implantar uma ciclovia, seria necessário reduzir a velocidade limite para 60 km/h e, mesmo assim, garantir o cumprimento com fiscalização eletrônica, sob pena de o Estado ser acusado de irresponsabilidade.

E vale destacar que as rodovias estaduais onde a ciclofaixa foi pintada são de pista simples, ou seja, mão dupla. Por isso ainda mais absurda a concepção do projeto pelo DER-PI.

O CTB estabelece que as bicicletas não podem ser conduzidas em vias de trânsito expresso e em rodovias sem acostamento ou faixas próprias. O equipamento começou a ser apagado pelo DER-PI ainda na quinta-feira (2/8). E ficava localizado no município de Canto do Buriti.

CICLOFAIXA VIRALIZOU NAS REDES SOCIAIS

A ciclofaixa viralizou nas redes sociais depois que um cidadão compartilhou um vídeo no seu perfil no Twitter. No vídeo, é possível ver que a ciclofaixa fica no meio das duas pistas, sem barreiras ou estruturas de proteção.

O DER-PI informou, em nota divulgada pela mídia do Piauí, que a obra do contorno rodoviário da cidade de Canto do Buriti está em execução e não terá mais ciclofaixas na faixa central. Acrescentou, ainda, que a passagem “contará com todos os dispositivos de segurança exigidos pela legislação”.

Ciclofaixa criada no meio de rodovia no Piauí viraliza na internet

E que, ao todo, o projeto para a reforma de 4,2 km do entorno rodoviário custará R$ 5.823.077,08. Mas não informou quanto foi gasto com a implantação equivocada da ciclofaixa.

Confira a nota oficial do governo do Piauí:

“Sobre o projeto do contorno rodoviário da cidade de Canto do Buriti, a 400 km ao sul de Teresina, o Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER/PI) informa que a obra ainda está em execução e tem hoje apenas uma faixa sendo utilizada pela população.

“Informa ainda que a ciclovia não foi concluída e estão sendo feitos ajustes e adequações no projeto básico, para aperfeiçoá-lo e garantir total segurança aos usuários. Uma dessas alterações é o deslocamento da ciclofaixa para a margem esquerda, que está sendo implementada com a manutenção de todos os dispositivos de segurança exigidos por lei para obras viárias.

“A obra do entorno rodoviário contempla uma extensão de aproximadamente 4,2 quilômetros, de um total de 10,89 quilômetros. O valor total da obra é R$ 5.823.077,08. O projeto prevê a execução da conclusão dos serviços de Implantação e Pavimentação em Tratamento Superficial Duplo – TSD, do Contorno Rodoviário da cidade de Canto do Buriti – PI, trecho: Entrada da PI-141 (Canto do Buriti / Elizeu Martins) / Entrada PI-140 (Canto do Buriti / São Raimundo Nonato), com extensão de 4,164 km.

“O contorno rodoviário contempla duas vias principais com 7 metros de largura cada, dividida em 4 faixas para o fluxo dos veículos, bem como uma ciclofaixa com extensão de 4,10 km, dois passeios (um para cada via), drenagem superficial (sarjeta, meio-fio, entrada d’água e descida d’água), ampliação de um bueiro triplo e sinalização horizontal e vertical.

“O órgão reitera que a obra é muito importante para a mobilidade urbana e contribuirá de forma significativa para a fluidez do trânsito na cidade e na região sul do Estado. A população do Piauí, em especial da região do território Vale dos Rios Piauí e Itaueira, terá, após a obra finalizada, uma importante via de mobilidade urbana, com o atendimento a todas as normas de segurança de trânsito.”

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