ÔNIBUS: novas catracas elevadas estão em teste nos ônibus para impedir invasões. Veja em quais linhas
Evasão tem levado de 15% a 20% da receita do sistema todo mês e, por isso, as catracas foram instaladas
Pelo menos 14 linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife começaram a testar catracas elevadas para inibir a evasão de receita. Os testes tiveram início lentamente ainda em junho, mas agora foram oficializados pelo governo de Pernambuco.
As catracas elevadas estão sendo instaladas no meio e na traseira dos coletivos. Até agora, dos 41 ônibus previstos para receber os novos equipamentos, 32 já foram equipados, segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM). A Promotoria de Transportes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) estaria acompanhando todo o processo.
Segundo o presidente do CTM, Matheus Freitas, os critérios para a escolha das linhas foram a incidência de pulo de catracas e as invasões pela porta traseira dos ônibus. “É importante destacar que o passageiro que não paga a tarifa compromete a operação de todo o sistema porque a programação da frota é calculada a partir do usuário catracado, ou seja, que passa pelo bloqueio, mesmo que seja com direito à gratuidade. Além disso, o custo operacional do sistema é uma conta única e esse passageiro que andou de graça será coberto ou com dinheiro do subsídio público ou com a tarifa do usuário pagante”, afirmou.
O CTM garante que a operação será acompanhada de perto para ver se os resultados estão sendo positivos e se justificam o uso do equipamento elevado na dianteira e traseira dos coletivos. A previsão é de que os testes sigam em setembro e outubro para, em novembro, os primeiros resultados serem apresentados ao MPPE.
Equipamentos semelhantes foram colocados nas estações dos Corredores de BRT Norte-Sul e Leste-Oeste, entre 2019 e 2020, também para inibir os pulos de catracas, e receberam muitas críticas.
INVASÕES NOS ÔNIBUS GERAM PREJUÍZO MENSAL DE MILHÕES
O presidente do CTM não quis falar em valores nem percentuais, mas a evasão de receita que as invasões do sistema têm provocado chegaria a um prejuízo de R$ 20 milhões por mês, segundo informações divulgadas em março deste ano pelo então secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi), Evandro Avelar, que entregou o cargo na semana passada.
Desde a crise potencializada pela pandemia de covid-19, essa evasão representaria entre 15% e 20% da receita do sistema. E, de acordo com o governo do Estado, é um custo que está sendo absorvido pelos passageiros que pagam a tarifa. Oficialmente, segundo o CTM, há empresas que registram uma evasão de 6% a 10%.
A promessa do governo do Estado é de que as catracas, mesmo elevadas - ou seja, bloqueando totalmente o espaço de passagem, de cima a baixo - irão garantir a acessibilidade da população. Inclusive de pessoas com sobrepeso, obesas e gestantes, por exemplo.
ESTADO GARANTE QUE NÃO PRETENDE ADOTAR AS CATRACAS EM DEFINITIVO
Segundo o presidente do CTM, o objetivo do Estado é que o uso das catracas elevadas seja temporário e moralizador para que não precise ser permanente ou ampliado para um número maior de frotas.
“Sabemos que o problema da evasão provocada pelos pulos de catracas não é exclusivo do Grande Recife e do Brasil. Mas precisávamos agir. E, além de aumentar a altura dos bloqueios em algumas das linhas com maior incidência de invasão, também estamos fazendo campanhas publicitárias e palestras nas escolas para educar e conscientizar a população”, explica Matheus Freitas.
“Sabemos que são poucas pessoas que praticam a invasão do sistema, mas são esses poucos que dão o mal exemplo e afetam a operação do sistema. O ideal era que fosse necessário usar”, pontua.
CONFIRA AS LINHAS QUE ESTÃO RECEBENDO AS CATRACAS ELEVADAS
Empresa Borborema
Linha 043 - Aeroporto/Tacaruna
Frota: 3 ônibus - todos com as novas catracas
Empresa Caxangá
Linha 847 - Alto Nova Olinda/TI Xambá
Frota: 3 ônibus - todos com as novas catracas
Consórcio Conorte
Linha 1923 - Cidade Tabajara/TI PE-15
Frota: 3 ônibus - já estão com as novas catracas
Linha 1989 - Loteamento Planalto/TI Abreu e Lima
Frota: 3 ônibus - já estão com as novas catracas
Consórcio Recife
Linha 604 - TI Macaxeira/Alto do Buriti
Frota: 4 - 3 já estão com as novas catracas
Linha 517 - Córrego do Inácio (operada com a Empresa Globo)
Frota: 1 - já com as novas catracas
Empresa Metropolitana
Linha 261 - TI Jaboatão/Vila Piedade
Frota: 3 - já estão com as novas catracas
Empresa Globo
Linha 611- Alto José do Pinho/Cais de Santa Rita
Frota: 3 - já estão com as novas catracas
Consórcio Mobibrasil
Linha 2478 - Santana/TI Camaragibe
Frota: 3 - já estão com as novas catracas
Linha 2466 - Vera Cruz/TI Camaragibe
Frota: 4 - nenhum dos coletivos ainda recebeu as novas catracas
Empresa São Judas Tadeu
Linha 157 - Gaibu/TI Cabo
Frota: 4 - 3 já estão com as novas catracas
Empresa Viação Mirim
Linha 302 - Caxangá/TI TIP
Frota: 4 - já estão com as novas catracas
Empresa Vera Cruz
Linha 135 - UR10/TI Tancredo Neves
Frota: 2 - nenhum dos coletivos ainda recebeu as novas catracas