TRÂNSITO

UBER E 99 MOTO: atendimentos de vítimas de MOTOS explodem no RECIFE

Os dados são do SAMU Metropolitano Recife e mostram que foram registrados 706 atendimentos a mais nos sete primeiros meses de 2023 que em 2022

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Roberta Soares

Publicado em 22/10/2023 às 9:00
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Ao mesmo tempo em que o serviço de transporte de passageiros por aplicativo e com motocicletas - como Uber e 99 Moto - cresce em todo o País, principalmente no Norte e Nordeste brasileiros, o número de atendimentos de vítimas de motos explode no Recife.

Os números são do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Metropolitano Recife e mostram que tanto condutores como passageiros estão sendo impactados. Segundo o SAMU Recife, nos sete primeiros meses de 2023 foram registrados 706 atendimentos de vítimas de quedas e colisões com motocicletas a mais na capital do que o mesmo período de 2022.

E quando o recorte é feito numa comparação com 2021, o aumento é ainda maior: 964 atendimentos a mais. O serviço de Uber e 99 Moto começou a ganhar espaço no País e no Recife exatamente no fim de 2021.

QUASE 3 MIL REGISTROS DE VÍTIMAS DE MOTOCICLETAS EM 2023

Somente entre janeiro e julho de 2023, o SAMU Recife atendeu 2.770 vítimas de sinistros de trânsito (não é mais acidente de trânsito que se define. Entenda) com motocicletas na capital.

No mesmo período de 2022 foram 2.064, o que significou 258 a mais do que o mesmo período do ano anterior, 2021, quando o serviço de transporte de passageiros por aplicativo com motos ainda não tinha chegado à capital pernambucana.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Os números são do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Metropolitano Recife e mostram que tanto condutores como passageiros estão sendo impactados - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Os sete primeiros meses de 2021 tiveram registros de 1.806 vítimas das motos.

Para se ter ideia do estrago que a má condução de motocicletas provoca - potencializada pela fragilidade do veículo, o que exige mais responsabilidade e prudência de quem o conduz e, agora, também dos passageiros -, basta fazer uma comparação com os atendimentos às vítimas dos automóveis.

Enquanto em todo o ano de 2022 o SAMU Recife atendeu 353 vítimas de sinistros de trânsito com carros, as vítimas de motos chegaram a 3.900. Em 2023, foram 245 vítimas de carros nos sete primeiros meses, contra 2.770 de motos - incluídos aí condutores e passageiros, vale ressaltar.

Confira a série de reportagens UBER MOTO: perigo sobre duas rodas

Em 2021 o cenário piora exatamente a partir do segundo semestre, quando os serviços de transporte por motos começam a crescer: 3.374 atendimentos de sinistros de trânsito com motos, dos quais 1.568 foram registrados apenas nos cinco últimos meses do ano.

Enquanto isso, a venda de motos acumula alta de 24% até maio deste ano.

RELAÇÃO COM O SERVIÇO DE UBER E 99 MOTO

Coordenador geral do SAMU Metropolitano Recife, o médico Leonardo Gomes alega ainda não ter elementos para fazer uma associação direta entre o aumento do atendimento das vítimas de motos com o serviço de transporte de passageiros via app e com moto.

“Não há como negar a curva de crescimento. As pessoas estão usando mais motos e, por isso, estamos atendendo mais vítimas desse tipo de veículo. Mas para fazer uma associação direta com o Uber e 99 Moto é preciso fazer uma análise mais detalhada”, pondera Leonardo Gomes.

“O SAMU não tem condições de, no momento do atendimento, fazer a diferenciação de quem é condutor ou passageiro, e até mesmo saber se é um serviço de aplicativo, porque nossa preocupação é a vida. Esse tipo de recorte terá que ser feito pelas perícias técnicas”, argumenta o médico.

PASSAGEIRO DAS MOTOS É A NOVA VÍTIMA

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O crescimento das vítimas de sinistros de trânsito envolvendo motocicletas é fato. Principalmente, devido a um novo ator incluído no processo: os passageiros das motocicletas - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Leonardo Gomes reforça, entretanto, que o crescimento das vítimas de sinistros de trânsito envolvendo motocicletas é fato. Principalmente, devido a um novo ator incluído no processo: os passageiros das motocicletas.

Na avaliação do médico, um único ocupante na moto já era um problema porque a grande maioria não conta com EPIs (equipamentos de proteção individual) e usam o capacete indevidamente, por exemplo. Com a introdução do passageiro, a situação fica ainda pior.

“Um na moto já era um problema devido à vulnerabilidade do veículo e à necessidade de uma condução mais segura. Quando consideramos o passageiro, o cenário piora porque muitos não sabem sequer andar de moto. Aliás, muitos nunca tinham andando na garupa de uma moto, por exemplo”, alerta.

“O passageiro da moto é equivalente a um co-piloto. Se ele não souber como andar, pode provocar a queda do veículo. Se ele fizer um movimento errado, por exemplo, derruba a moto. E o que temos visto, de fato, são pessoas nas garupas andando soltas, mexendo no celular, sem segurar em nada nem no piloto”, segue alertando o médico.

CONFIRA OS NÚMEROS DO SAMU METROPOLITANO RECIFE

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Enquanto isso, a venda de motos acumula alta de 24% até maio deste ano - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

SINISTROS DE TRÂNSITO

ENVIOS DE AMBULÂNCIAS

ANO DE 2023 (Entre janeiro e julho)

Sinistros de trânsito com CARROS - 245
Sinistros de trânsito com BICICLETAS - 307
Sinistros de trânsito com MOTOS - 2.770
Sinistros de trânsito com ÔNIBUS ou CAMINHÃO - 68
Atropelamento por BICICLETA - 24
Atropelamento por CARRO - 190
Atropelamento por MOTO - 152
Atropelamento por ÔNIBUS ou CAMINHÃO - 34
Capotamento - 4
TOTAL - 3.794

De 3.794 registros de atendimentos, 2.770 foram de vítimas das MOTOS

ANO DE 2022 (Todo o ano)

Sinistros de trânsito com CARROS - 353
Sinistros de trânsito com BICICLETAS - 472
Sinistros de trânsito com MOTOS - 3.900
Sinistros de trânsito com ÔNIBUS ou CAMINHÃO - 88
Atropelamento por BICICLETA - 35
Atropelamento por CARRO - 301
Atropelamento por MOTO - 234
Atropelamento por ÔNIBUS ou CAMINHÃO - 38
Capotamento - 8
TOTAL - 5.429

De 5.429 registros de atendimentos, 3.900 foram de vítimas das MOTOS

ANO DE 2021 (Todo o ano)

Sinistros de trânsito com CARROS - 397
Sinistros de trânsito com BICICLETAS - 465
Sinistros de trânsito com MOTOS - 3.374
Sinistros de trânsito com ÔNIBUS ou CAMINHÃO - 51
Atropelamento por BICICLETA - 36
Atropelamento por CARRO - 301
Atropelamento por MOTO - 204
Atropelamento por ÔNIBUS ou CAMINHÃO - 34
Capotamento - 13
TOTAL - 4.875

De 4.875 registros de atendimentos, 3.374 foram de vítimas das MOTOS

CRESCIMENTO DE VÍTIMAS EM OUTRAS PARTE DO BRASIL

O aumento do número de vítimas das motocicletas não é um problema apenas do Recife. Outras cidades que viram o serviço de Uber e 99 Moto chegar e crescer rapidamente também sofrem com o que se pode chamar de verdadeira epidemia.

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Segundo o SAMU Recife, nos sete primeiros meses de 2023 foram registrados 706 atendimentos de vítimas de quedas e colisões com motocicletas a mais na capital do que o mesmo período de 2022 - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Embora predomine no Norte e Nordeste do Brasil, o transporte remunerado de passageiros por app com motos também tem feito estragos no Sudeste do País, como em Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Segundo o Relatório de Sinistros de Trânsito de 2022 feito pela Prefeitura de Belo Horizonte, 73% dos sinistros de trânsito com vítimas ocorridos no município em 2022 envolveram motos. Foram registrados 12.148 sinistros com vítimas na cidade e as motos representaram 8.938 ocorrências.

Somente no Hospital João XXII, a maior emergência de BH, o atendimento de vítimas das motos cresceu 18% de janeiro a 14 de setembro de 2023, na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 3.810 atendimentos este ano contra 3.226 no ano passado.

“Além do aumento de venda de motos, outro motivo que pode explicar o crescimento dos sinistros envolvendo motocicletas em BH, assim como no País, é a crescente procura pelo serviço de mototáxi”, constata o diretor científico da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (Ammetra), Alysson Coimbra.

SERVIÇO COM MOTOS SEM REGRAS

Assim como aconteceu no Recife, há dois anos os aplicativos de transporte de passageiros em motos começaram a operar em BH sem qualquer regulamentação municipal.

“Quando, em 2021, a Uber anunciou a oferta da modalidade na cpital, nós questionamos a Prefeitura e a BHTrans sobre quais medidas de segurança seriam adotadas. Na ocasião, a prefeitura afirmou que a BHTrans e a gestão municipal estavam analisando e estudando medidas para a regulamentação e fiscalização do serviço, o que não aconteceu até hoje”, relata o médico do tráfego.

Um ano depois, em novembro de 2022, a Ammetra voltou a questionar a Prefeitura sobre a regulamentação e recebeu a mesma resposta. “Há dois anos a prefeitura anuncia que está estudando uma regulamentação e até o momento nada de concreto foi apresentado para garantir a segurança de quem usa esse tipo de serviço”, comenta Alysson Coimbra.

Em maio deste ano, a BHTrans informou, por meio da assessoria de impresa, que o serviço continuava ilegal. Em setembro a Ammetra voltou a procurar a Superintendência de Mobilidade (Sumob) para saber como estava o estudo da possível regulamentação, mas não obteve resposta.

No Recife, o serviço é proibido por lei, mas a prefeitura alega estar impedida de fazer qualquer tipo de fiscalização do transporte de passageiros por aplicativo devido a uma decisão da Justiça de Pernambuco. A ação, movida pela 99, se arrasta desde 2020 e, este ano, a Prefeitura do Recife decidiu recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), sem que haja qualquer previsão de desfecho.

DESCASO DO PODER PÚBLICO DIANTE DO PROBLEMA

Alysson Coimbra avalia que há um descaso da administração com a segurança viária diante de índices tão altos de sinistros e internações envolvendo motos. “A precariedade do transporte público do município motivou essa migração crescente para o transporte em motocicletas, e nesse mesmo período foi registrado o aumento do número de atendimentos a vítimas de sinistros em motos, isso não é coincidência, e sim consequência. Não regular esse serviço é permitir que o número de vítimas seja multiplicado por dois: tanto motociclistas, quanto usuários do serviço”, reforça o especialista.

CONTA DOS FERIDOS E MORTOS VAI PARA O SUS E É PAGA PELA SOCIEDADE

Em todo Brasil, as motocicletas representam 22% da frota total de veículos, mas os motociclistas são responsáveis por 54% das internações no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o Datasus, no ano passado, pelo menos 129.644 motociclistas precisaram ser atendidos após se envolverem em sinistros.

O diretor da Ammetra argumenta, ainda, que as grandes cidades não suportam esse tipo de serviço porque os motociclistas são inseridos no trânsito sem o preparo adequado.

Thiago Lucas/ Design SJCC
SAMU METROPOLITANO RECIFE - Thiago Lucas/ Design SJCC

Esse cenário, associado à falta de gestão de tráfego, de espaço físico e de regulamentação e fiscalização, dificulta o exercício seguro dessa atividade. “Motociclistas intercalam o transporte de uma encomenda e o de uma vida sob a mesma ótica perversa na qual o tempo é lucro, mas a pressa e o despreparo só levam ao aumento dessas tragédias evitáveis”, completa Coimbra.

VIAGENS DE MOTOTÁXI TIVERAM AUMENTO DE 14% NO PAÍS

Pesquisa feita pela startup de tecnologia Gaudium - que tem a plataforma Machine, concorrente direta da Uber e 99 - revelou que, entre 2021 e 2022, a demanda por viagens de mototáxi cresceu 84% em todo Brasil. E que, somente no primeiro semestre de 2023, a alta foi de 14%.

Esse crescimento, vale ressaltar, gerou lucros altos: até o mês de agosto, os serviços de mototáxi da plataforma já movimentaram R$ 28,4 milhões, o que representa 23% a mais do que o mesmo período do ano anterior.

Os destaques nesse período são os Estados de Minas Gerais, que teve um faturamento de R$ 14 milhões, seguido por Rondônia (R$ 6 milhões) e o Pará (R$ 4 milhões).

O levantamento da Gaudium teve como objetos de pesquisa as plataformas criadas com a sua tecnologia, a Machine, para criação de plataformas de mobilidade.

NORDESTE, COMO ESPERADO, LIDERA O RANKING REGIONAL DE USO DAS MOTOS COMO TRANSPORTE

Como esperado, o Nordeste liderou o ranking de faturamento regional dos serviços de mototáxi em 2021. O faturamento foi de R$ 8 milhões. Na sequência, estão as regiões Norte e Sudeste com faturamentos de R$ 6 milhões e R$ 5 milhões, respectivamente.

Em 2022, entretanto, a região Sudeste avançou para a 1ª colocação com um faturamento de R$ 17 milhões. Mas o Nordeste e o Norte ficaram ogo atrás, dispondo de faturamentos correspondentes a R$ 9,9 milhões e R$ 9,5 milhões, respectivamente.

“A questão econômica pesa demais para esse crescimento da demanda de mototáxi. Muitos municípios brasileiros não têm transporte público regular e a opção é o mototáxi. A agilidade proporcionada pelas motos também pesa, assim como o custo com outros tipos de transporte”, argumenta Bruno Muniz, CEO da Gaudium, que através da Machine reúne atualmente 1.200 clientes em cidades de médio e pequeno portes.

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