PESQUISA CNT RODOVIAS: Pernambuco tem duas das dez piores estradas do Brasil
O Estado teve duas rodovias estaduais (PEs) entre as dez rodovias brasileiras que receberam as piores avaliações, tendo o pavimento, a sinalização e a geometria da via avaliados como péssimos
Pernambuco, mais uma vez, aparece no ranking das piores estradas do Brasil, segundo a 26ª edição da Pesquisa CNT Rodovias, divulgada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e pelo SEST SENAT na quarta-feira (29/11). O Estado teve duas rodovias estaduais (PEs) entre as dez rodovias brasileiras que receberam as piores avaliações, tendo o pavimento, a sinalização e a geometria da via avaliados como péssimos.
As PEs que figuram no ranking das piores foram a PE-096, entre Palmares e Barreiros, na Mata Sul do Estado, que ficou na 517ª posição do ranking das piores - para se ter ideia da gravidade, são 520 trechos rodoviários no total -, e a PE-126, entre Palmares e Quipapá, também na Mata Sul, que ocupou a 515ª posição.
Pernambuco aparece ao lado de apenas outro estado nordestino no ranking das piores: Maranhão, com uma rodovia. É o único estado nordestino, inclusive, a estar na lista “negra” com duas estradas estaduais. O restante fica na região Norte.
SITUAÇÃO DE PERNAMBUCO, ACREDITE, JÁ FOI PIOR
A situação de Pernambuco no ranking da Pesquisa CNT Rodovias, acredite, já foi pior. Na edição de 2022, o Estado apareceu com quatro rodovias entre as mais mal avaliadas. As duas que seguem no estudo de 2023 e outras duas, localizadas no Sertão e no Agreste pernambucanos: a PE-545, entre Exu e Ouricuri, no Sertão do Araripe; e a PE-177, que liga Quipapá a Garanhuns, no Agreste do Estado.
A permanência das PEs 126 e 096 no ranking das piores, inclusive, é grave porque mostra o descompromisso das gestões estaduais - principalmente a anterior, do PSB - em resolver o problema. Vale destacar que a Pesquisa CNT Rodovias é realizada no mês de julho no País.
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Em 2022, Pernambuco foi o segundo Estado nordestino a figurar na lista das piores. Além dele, a Bahia apareceu com duas rodovias péssimas. Nenhum outro estado nordestino teve avaliações tão ruins. Todas receberam uma avaliação geral péssima.
GOVERNO DE PERNAMBUCO DIZ QUE RODOVIAS ESTÃO RECUPERADAS
O governo de Pernambuco informou por nota oficial que as duas PEs que seguem na lista das piores do País receberam manutenção recentemente e que estão sob análise do Estado para receber uma restauração em toda sua extensão.
“A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi-PE), através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), informa que entre outubro e novembro deste ano a PE-096 e PE-126, respectivamente, foram contempladas pelo serviço de conservação”, diz a nota oficial.
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“Este trabalho abrange: operação tapa-buraco, pintura, roçada, limpeza da vegetação, micro revestimento e sinalização. A Semobi ainda esclarece que essas rodovias citadas na pesquisa da CNT estão passando por estudos e avaliações técnicas para que em breve elas passem por obras de restauração em toda sua extensão”.
CONFIRA O RANKING DAS 10 PIORES E MELHORES RODOVIAS DO PAÍS
As 10 piores posições
São predominantemente rodovias estaduais e sob gestão pública, localizadas nas regiões Norte e Nordeste
511) BR-174 - (AM) - Rodovia Federal - Gestão Pública - 495 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO
512) PA-263 - (PA) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 73 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO
513) AP-010 - (AP) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 70 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO
514) AC-010 - (AC) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 68 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO
Confira a pesquisa na íntegra:
Pesquisa CNT de Rodovias 2023 by Roberta Soares on Scribd
515) PE-126 - (PE) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 55 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO
516) MA-106 - (MA) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 228 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO
517) PE-096 - (PE) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 50 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO
518) BR-364 - (AC) - Rodovia Federal - Gestão Pública - 761 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO
519) PB-400 - (GO) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 102 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO
520) AM-010 - (AM) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 254 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO
As 10 primeiras posições
São predominantemente rodovias sob gestão privada e localizadas na região Sudeste
1) RJ-124 - (RJ) - Rodovia Estadual - Gestão Concedida - 57 km pesquisados - Classificação ÓTIMO
2) SP-270 - (SP) - Rodovia Estadual - Gestão Concedida - 272 km pesquisados - Classificação ÓTIMO
3) SP-225 - (SP) -Rodovia Estadual - Gestão Concedida - 225 km pesquisados - Classificação ÓTIMO
4) BR-153 - (TO) - Rodovia Federal - Gestão Concedida - 180 km pesquisados - Classificação ÓTIMO
5) SP-463 - (SP) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 192 km pesquisados - Classificação ÓTIMO
6) SP-320 - (SP) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 185 km pesquisados - Classificação ÓTIMO
7) BR-080 - (GO) - Rodovia Federal - Gestão Pública - 94 km pesquisados - Classificação ÓTIMO
8) SP-191 - (SP) - Rodovia Estadual - Gestão Concedida - 113 km pesquisados - Classificação BOM
9) BR-364 - (GO) - Rodovia Federal - Gestão Concedida - 192 km pesquisados - Classificação BOM
10) BR-493 - (RJ) - Rodovia Federal - Gestão Concedida - 101 km pesquisados - Classificação BOM
QUASE 70% DAS RODOVIAS DO PAÍS SÃO AVALIADAS COMO RUINS, DE NOVO
Quase 70% (67,5%) da malha rodoviária avaliada foi considerada regular, ruim ou péssima, enquanto apenas 32,5% receberam avaliação de ótima ou boa. Na comparação entre os percentuais dos últimos dois anos, fica claro uma relativa estabilidade do quadro ruim de conservação.
Em 2022, o Brasil teve 66% da malha considerada ruim e 34% avaliada como boa - o que revela uma piora da avaliação favorável. Ou seja, não avançamos em quase nada de um ano para o outro.
A pesquisa ainda é o maior estudo sobre infraestrutura rodoviária no Brasil. O levantamento 2023 avaliou 111.502 quilômetros de rodovias pavimentadas, o que corresponde a 67.659 quilômetros da malha federal (BRs) e a 43.843 quilômetros dos principais trechos estaduais.