INFRAESTRUTURA

PESQUISA CNT RODOVIAS: Pernambuco tem duas das dez piores estradas do Brasil

O Estado teve duas rodovias estaduais (PEs) entre as dez rodovias brasileiras que receberam as piores avaliações, tendo o pavimento, a sinalização e a geometria da via avaliados como péssimos

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Roberta Soares

Publicado em 30/11/2023 às 11:41 | Atualizado em 30/11/2023 às 11:50
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Pernambuco, mais uma vez, aparece no ranking das piores estradas do Brasil, segundo a 26ª edição da Pesquisa CNT Rodovias, divulgada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e pelo SEST SENAT na quarta-feira (29/11). O Estado teve duas rodovias estaduais (PEs) entre as dez rodovias brasileiras que receberam as piores avaliações, tendo o pavimento, a sinalização e a geometria da via avaliados como péssimos.

As PEs que figuram no ranking das piores foram a PE-096, entre Palmares e Barreiros, na Mata Sul do Estado, que ficou na 517ª posição do ranking das piores - para se ter ideia da gravidade, são 520 trechos rodoviários no total -, e a PE-126, entre Palmares e Quipapá, também na Mata Sul, que ocupou a 515ª posição.

Pernambuco aparece ao lado de apenas outro estado nordestino no ranking das piores: Maranhão, com uma rodovia. É o único estado nordestino, inclusive, a estar na lista “negra” com duas estradas estaduais. O restante fica na região Norte.

SITUAÇÃO DE PERNAMBUCO, ACREDITE, JÁ FOI PIOR

A situação de Pernambuco no ranking da Pesquisa CNT Rodovias, acredite, já foi pior. Na edição de 2022, o Estado apareceu com quatro rodovias entre as mais mal avaliadas. As duas que seguem no estudo de 2023 e outras duas, localizadas no Sertão e no Agreste pernambucanos: a PE-545, entre Exu e Ouricuri, no Sertão do Araripe; e a PE-177, que liga Quipapá a Garanhuns, no Agreste do Estado.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
O resultado faz parte dos resultados da 26ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias, divulgada pela CNT e pelo SEST SENAT na quarta-feira (29/11) - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

A permanência das PEs 126 e 096 no ranking das piores, inclusive, é grave porque mostra o descompromisso das gestões estaduais - principalmente a anterior, do PSB - em resolver o problema. Vale destacar que a Pesquisa CNT Rodovias é realizada no mês de julho no País.

Em 2022, Pernambuco foi o segundo Estado nordestino a figurar na lista das piores. Além dele, a Bahia apareceu com duas rodovias péssimas. Nenhum outro estado nordestino teve avaliações tão ruins. Todas receberam uma avaliação geral péssima.

GOVERNO DE PERNAMBUCO DIZ QUE RODOVIAS ESTÃO RECUPERADAS

O governo de Pernambuco informou por nota oficial que as duas PEs que seguem na lista das piores do País receberam manutenção recentemente e que estão sob análise do Estado para receber uma restauração em toda sua extensão.

NE10
Por mais um ano, a Pesquisa CNT Rodovias constatou que a malha rodoviária do Brasil segue ruim e perigosa, mesmo com a economia brasileira tendo predominância no transporte rodoviário - NE10

“A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi-PE), através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), informa que entre outubro e novembro deste ano a PE-096 e PE-126, respectivamente, foram contempladas pelo serviço de conservação”, diz a nota oficial.

“Este trabalho abrange: operação tapa-buraco, pintura, roçada, limpeza da vegetação, micro revestimento e sinalização. A Semobi ainda esclarece que essas rodovias citadas na pesquisa da CNT estão passando por estudos e avaliações técnicas para que em breve elas passem por obras de restauração em toda sua extensão”.

CONFIRA O RANKING DAS 10 PIORES E MELHORES RODOVIAS DO PAÍS

As 10 piores posições

São predominantemente rodovias estaduais e sob gestão pública, localizadas nas regiões Norte e Nordeste

511) BR-174 - (AM) - Rodovia Federal - Gestão Pública - 495 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO

512) PA-263 - (PA) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 73 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO

513) AP-010 - (AP) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 70 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO

514) AC-010 - (AC) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 68 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO

Confira a pesquisa na íntegra:

Pesquisa CNT de Rodovias 2023 by Roberta Soares on Scribd

515) PE-126 - (PE) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 55 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO

516) MA-106 - (MA) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 228 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO

517) PE-096 - (PE) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 50 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO

518) BR-364 - (AC) - Rodovia Federal - Gestão Pública - 761 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO

519) PB-400 - (GO) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 102 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO

520) AM-010 - (AM) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 254 km pesquisados - Classificação PÉSSIMO

DIVULGAÇÃO/CCR
A melhor de todas as rodovias na avaliação 2023 da pesquisa foi a RJ-124, mais conhecida como Via Lagos porque percorre a Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro. É uma estrada estadual que dá acesso a Búzios, uma das regiões litorâneas mais famosas do Brasil e do mundo - DIVULGAÇÃO/CCR


As 10 primeiras posições

São predominantemente rodovias sob gestão privada e localizadas na região Sudeste

1) RJ-124 - (RJ) - Rodovia Estadual - Gestão Concedida - 57 km pesquisados - Classificação ÓTIMO

2) SP-270 - (SP) - Rodovia Estadual - Gestão Concedida - 272 km pesquisados - Classificação ÓTIMO

3) SP-225 - (SP) -Rodovia Estadual - Gestão Concedida - 225 km pesquisados - Classificação ÓTIMO

4) BR-153 - (TO) - Rodovia Federal - Gestão Concedida - 180 km pesquisados - Classificação ÓTIMO

5) SP-463 - (SP) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 192 km pesquisados - Classificação ÓTIMO

6) SP-320 - (SP) - Rodovia Estadual - Gestão Pública - 185 km pesquisados - Classificação ÓTIMO

7) BR-080 - (GO) - Rodovia Federal - Gestão Pública - 94 km pesquisados - Classificação ÓTIMO

8) SP-191 - (SP) - Rodovia Estadual - Gestão Concedida - 113 km pesquisados - Classificação BOM

9) BR-364 - (GO) - Rodovia Federal - Gestão Concedida - 192 km pesquisados - Classificação BOM

10) BR-493 - (RJ) - Rodovia Federal - Gestão Concedida - 101 km pesquisados - Classificação BOM

QUASE 70% DAS RODOVIAS DO PAÍS SÃO AVALIADAS COMO RUINS, DE NOVO

Quase 70% (67,5%) da malha rodoviária avaliada foi considerada regular, ruim ou péssima, enquanto apenas 32,5% receberam avaliação de ótima ou boa. Na comparação entre os percentuais dos últimos dois anos, fica claro uma relativa estabilidade do quadro ruim de conservação.

Em 2022, o Brasil teve 66% da malha considerada ruim e 34% avaliada como boa - o que revela uma piora da avaliação favorável. Ou seja, não avançamos em quase nada de um ano para o outro.

A pesquisa ainda é o maior estudo sobre infraestrutura rodoviária no Brasil. O levantamento 2023 avaliou 111.502 quilômetros de rodovias pavimentadas, o que corresponde a 67.659 quilômetros da malha federal (BRs) e a 43.843 quilômetros dos principais trechos estaduais.

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