ARCO METROPOLITANO: projeto rodoviário tem garantia de recursos. Entenda
O Arco está orçado em cerca de R$ 1,2 bilhão e poderá contar com recursos federais
O Arco Metropolitano, um dos investimentos de infraestrutura mais urgentes de Pernambuco e que está virando quase uma lenda urbana no Estado, ganhou uma ajuda de peso para tentar viabilizá-lo. O projeto foi incluído na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2024, aprovada nesta terça-feira (19/12), pelo Congresso Nacional. Na prática, a inclusão na LDO abre caminho para que o Estado de Pernambuco possa buscar recursos federais para, enfim, iniciar a construção do novo sistema rodoviário.
A inclusão do Arco Metropolotano na LDO foi possível através de emenda do deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos/PE), que coordena a Bancada Pernambucana no Congresso Nacional. "O Arco Metropolitano, idealizado no governo de Eduardo Campos, será uma obra fundamental para a mobilidade da população e o transporte de mercadorias na Região Metropolitana do Recife. O sinal verde para que integre a LDO deixa esse investimento mais próximo de se tornar realidade", afirmou o deputado, após a aprovação.
O Arco Metropolitano está orçado em R$ 1,3 bilhão. O trecho norte deverá compreender uma extensão de 50km da BR-408, em Paudalho, até a BR-101 Norte, em Goiana. Já o traçado Sul terá 45km da BR-408, em Paudalho, à BR-101 Sul, no Cabo de Santo Agostinho.
INÍCIO DA OBRA PREVISTA PELO LADO MENOS POLÊMICO
O Arco Metropolitano tem uma nova previsão de começar a sair do papel em 2024, pelo lado mais fácil e menos polêmico, e com a ajuda do governo federal. A estimativa já tinha sido anunciada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, durante visita a Pernambuco, e foi confirmada pela governadora Raquel Lyra (PSDB) em entrevista ao SJCC.
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A governadora garantiu a licitação da obra para o início de 2024. "Vamos lançar o Arco Metropolitano sim. Era para ser em dezembro de 2023, mas vai ficar para o primeiro trimestre de 2024. A obra tem valor de R$ 1,3 bilhão, sendo 650 milhões nossos e R$ 650 milhões do governo federal. Inicialmente, será licitado o trecho que sai da BR-232 e vai até o Cabo de Santo Agostinho", destacou na entrevista.
O trecho a que a governadora se refere é o Lote 2, conhecido como trecho Sul, que compreende 27 km ligando o Cabo de Santo Agostinho à BR-232 e, de lá, segue até a BR-408, na altura do município de Paudalho. É considerado o trecho mais simples e menos polêmico do Arco Metropolitano.
O Lote 1, que liga Paudalho a Goiana (Mata Norte do Estado) é marcado por divergências, porque corta a área de proteção ambiental Aldeia-Beberibe (APA Beberibe). Para esta etapa ainda está em discussão alternativas de traçado. No total, o Arco Metropolitano será uma rodovia duplicada com 65 km, que ligará o Norte ao Sul da Região Metropolitana do Recife e a municípios da Zona da Mata.