TRANSPORTE PÚBLICO

Empresa Vera Cruz ignora regras impostas pelo governo de Pernambuco e MPPE com ônibus quebrados nas ruas do Grande Recife

A Vera Cruz não poderia ter veículos quebrados nas ruas do Grande Recife até o fim do ano, mas flagrantes mostram que a determinação não está sendo cumprida

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Roberta Soares

Publicado em 17/04/2024 às 11:33 | Atualizado em 18/04/2024 às 12:25
Notícia

A empresa de ônibus Vera Cruz, uma das permissionárias do transporte público da Região Metropolitana do Recife, tem ignorado o acordo feito com o governo de Pernambuco e mediado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Flagrantes de ônibus quebrados ou com dificuldades visíveis de manutenção, inclusive com passageiros tendo que empurrar os coletivos para que sigam viagem.

As imagens mostram um coletivo da Vera Cruz quebrado na PE-17, conhecida como Estrada da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes - área de atuação da empresa - sendo empurrado por passageiros. O fato teria acontecido na manhã de terça-feira (16/4). Outros flagrantes que mostram as frequentes quebras e problemas mecânicos da frota da Vera Cruz também têm circulado nas redes sociais, comprovando que a operadora não está conseguindo atender ao que foi determinado no acordo.

Entre as exigências a serem cumpridas pela empresa de ônibus Vera Cruz para continuar como permissionária do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR) - a empresa pediu para entregar linhas e permutar outras - estava a de que a empresa não poderia ter veículos quebrados nas ruas e avenidas do Grande Recife até o fim do ano, com exceções que deveriam ser analisadas pelo Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), gestor do STPP/RMR.

Pelo menos é o que foi acordado no TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado no início de abril entre a Vera Cruz e o governo de Pernambuco, e mediado pela Promotoria de Transportes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A Vera Cruz também teria que apresentar 70 carros para serem vistoriados e aprovados até o dia 15 de abril e outros 26 até o dia 30 de abril, totalizando 179 veículos aptos a operarem até o fim do mês. 

O governo de Pernambuco não se posicionou sobre os flagrantes e o cumprimento do TAC firmado com a Vera Cruz. Já a empresa de ônibus, através de nota enviada à imprensa, informou que "tem incrementado mês a mês os investimentos em sua frota, inclusive, com a compra de novos ônibus". Ainda de acordo com a Vera Cruz, em abril, "foram investidos R$ 7,85 milhões na frota circulante, respeitando o acordo firmado com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE)".

Diante do alto custo de manutenção, a Vera Cruz reforça que tem sido de extrema importância contar com as subvenções garantidas pelo Governo de Pernambuco para o Sistema de Transporte Público de Passageiros. "Somente com tais repasses, a empresa e as demais operadoras do setor conseguem compensar os altos custos operacionais para manutenção de linhas deficitárias em toda a RMR. Por isso, o subsídio de até 30% do valor das passagens, no caso da Vera Cruz, é integralmente destinado aos reparos e manutenção da frota operada pela empresa", informou a empresa de ônibus. 

EMPRESA RECUOU DA ENTREGA DAS LINHAS APÓS ESTADO AMEAÇAR SUSPENDER A PERMISSÃO

A empresa de ônibus Vera Cruz desistiu de entregar nove linhas de ônibus, permutar e compartilhar outras sete, depois que o governo do Estado ameaçou suspender a permissão da empresa, conhecida pelos problemas históricos na prestação do serviço de transporte público.

A Vera Cruz também se comprometeu a manter, no mínimo, durante 12 meses, zero autuações por frota reduzida, descumprimento de ordens de serviço de ônibus (OSO) ou operação de veículo retido. Além disso, deverá reduzir em, pelo menos, 90% as constatações de horário não realizado e Plataformas Elevatórias Veiculares (PEV) quebradas.

DIVULGAÇÃO
No início de março, a Vera Cruz tinha pedido para devolver ao Estado a operação de nove linhas na área Sul do Recife, em Jaboatão dos Guararapes, no Cabo de Santo Agostinho e em Ipojuca - DIVULGAÇÃO

A empresa deverá, ainda, manter no mínimo 171 veículos de tipologia aprovada pelo Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) para operação nas linhas designadas para a empresa, além de outros na frota reserva, todos com certificado de vistoria válido. E, em até 60 dias, a Vera Cruz não poderá figurar entre as maiores participações proporcionais no quantitativo de reclamações registradas no CTM.

Por fim, a Vera Cruz não poderá ter veículos quebrados em via pública até o fim do ano, com exceções que deverão ser analisadas pelo CTM - obrigação que mais interessa ao passageiro, vale destacar. E, ainda, implantar programa de combate à evasão de receitas em suas linhas.

Vera Cruz diz que vai recuperar credibilidade do passageiro e que já investiu quase R$ 8 milhões na renovação da frota de ônibus

A empresa Vera Cruz se posicionou sobre a crise enfrentada como operadora do sistema de transporte público da Região Metropolitana do Recife. Em nota oficial enviada à imprensa, a empresa garante estar empenhada em recuperar a infraestrutura operacional e, assim, voltar a ter credibilidade junto aos passageiros.

Diz estar dedicada, sim, a atender às exigências do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado com o governo de Pernambuco, sob mediação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), no dia 2/4. E que já investiu, desde então, R$ 7,85 milhões somente na renovação da frota.

“Um investimento que comprova o respeito ao acordo firmado com o Ministério Público de Pernambuco”, reforça a empresa. No posicionamento, a Vera Cruz, entretanto, volta a reforçar as dificuldades financeiras enfrentadas pelo setor e, por isso, a necessidade de garantias de subsídios públicos para o sistema, que não suporta mais ser custeado apenas com a tarifa paga pelos passageiros.

Esse argumento da ‘instabilidade’ do pagamentos dos subsídios públicos pelo governo de Pernambuco já tinha sido citado pela operadora no comunicado oficial em que pedia para entregar a operação de nove linhas e permutar outras sete.

E, por fim, diz que vai seguir empenhada em manter a tradição do grupo que atua no setor de transporte de passageiros há 92 anos e emprega, diretamente, três mil funcionários.

 

Confira a nota da Vera Cruz na íntegra:

A Vera Cruz informa que, em respeito aos usuários que circulam diariamente nas linhas operadas pela empresa na Região Metropolitana do Recife, tem incrementado mês a mês os investimentos em sua frota, inclusive com a compra de novos ônibus. Somente em abril, foram investidos R$ 7,85 milhões na frota circulante, o que comprova o respeito ao acordo firmado com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

No entanto, assim como as demais companhias subsidiadas pelo Estado, a Vera Cruz reforça que tem sido de extrema importância contar com as subvenções garantidas pelo Governo de Pernambuco para o Sistema de Transporte Público de Passageiros.

Somente com tais repasses, a empresa e as demais operadoras do setor conseguem compensar os altos custos operacionais para manutenção de linhas deficitárias em toda a RMR. Por isso, o subsídio de até 30% do valor das passagens, no caso da Vera Cruz, é integralmente destinado aos reparos e manutenção da frota operada pela empresa.

A Vera Cruz destaca, por fim, que continuará a trabalhar para garantir a melhoria contínua na prestação de um serviço tão essencial aos pernambucanos, reconhecido pela tradição de um grupo empresarial que se orgulha de operar no setor há 92 anos e empregar, diretamente, cerca de 3 mil funcionários”.

 

Jurandir Lapenda/TV JORNAL
O CTM também impôs regras para o caso de a Vera Cruz queira seguir operando no Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR (STPP/RMR). Exigiu o pagamento das multas geradas até 2023, imediatamente, que totalizam mais de R$ 10 milhões - Jurandir Lapenda/TV JORNAL

PEDIDO DE ENTREGA DE LINHAS

No início de março, a Vera Cruz tinha pedido para devolver ao Estado a operação de nove linhas na área Sul do Recife, em Jaboatão dos Guararapes, no Cabo de Santo Agostinho e em Ipojuca. E mais: a unificação de duas linhas, o compartilhamento e a permuta de outras cinco linhas. A Vera Cruz é uma das oito permissionárias do sistema, ou seja, que não têm contrato de licitação.

O governo de Pernambuco entrou pesado contra a má operação da empresa, com um rigor que não era visto há muitos anos na gestão do sistema. O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano - que gere o sistema de ônibus na RMR - decidiu instaurar um processo de revogação da permissão da operadora e suspender a operação, por 90 dias, de 14 linhas de ônibus operadas pela empresa.

Diante do cenário, a Promotoria de Transportes do MPPE, tendo à frente o promotor Leonardo Caribé, entrou no assunto e passou a mediar uma possível negociação entre a empresa e Estado para tentar minimizar os impactos para a população no caso de a operação da Vera Cruz ser suspensa pelo governo.

CONFIRA o que ficou acordado entre a Vera Cruz, o governo de Pernambuco e o MPPE:

A Vera Cruz apresentou uma contrapartida à proposta do CTM e sinalizou que pretende regularizar a situação. Para isso, a empresa se comprometeu a:

1) Manter, no mínimo durante 12 meses, sem autuação de:
Frota reduzida
Descumprimento de Ordem de Serviço Operacional (OSO)
Operação de veículo retido

2) Reduzir em pelo menos 90% as autuações/constatações de:
Horário de viagem não realizado
PEV (Plataforma Elevatória Veicular) quebrada/ausente

3) Até 15 de abril de 2024 alcançar 70 veículos vistoriados e aprovados, e até 30 de abril de 2024 mais 26 veículos vistoriados e aprovados de forma que se alcance 179 veículos aptos a operar em 30 de abril de 2024;

4) Alcançar, no mínimo, o quantitativo de vistorias aprovadas por mês:
Maio/24: 48 veículos
Junho/24: 32 veículos
Agosto/24: 26 veículos
Setembro/24: 19 veículos
Outubro/24: 22 veículos
Novembro/24: 22 veículos
Dezembro/24: 22 veículos

5) Manter, a partir de 30 de abril de 2024, no mínimo 171 veículos de tipologia aprovada pelo CTM para operação nas linhas designadas para a empresa e mais 8 na frota reserva, com todos os certificados de vistorias válidos;

6) Manter, a partir de 16 de maio de 2024, no mínimo 171 veículos de tipologia aprovada pelo CTM para operação nas linhas designadas para a empresa e mais 17 na frota reserva, todos com certificados de vistorias válidos;

7) Em 60 dias, não figurar entre as 3 maiores participações proporcionais ao quantitativo de reclamações registradas no CTM;

8) Implantar programa de evasão de receitas em suas linhas;

9) Não ter notícia de veículos quebrados em via pública até o fim do ano, salvo por motivo de força maior, a ser analisado pelo CTM;

MULTA DE R$ 10 MILHÕES TERÁ QUE SER PAGA PELA VERA CRUZ

No caso de descumprimento de alguns dos itens referenciados, haverá multa no valor mais alto previsto no artigo 99 do Regulamento do STPP - o valor da multa, entretanto, não foi informado.

Quanto às dívidas de multas judicializadas, o Estado deixou claro que poderá ser negociado um parcelamento, mas não o desconto do valor, que totaliza R$ 10 milhões.

 

 

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