GREVE

Haverá greve de metrô amanhã em SP, quinta-feira, 06/06? Veja como acompanhar ao vivo

O Metrô vai apresentar uma nova proposta para os trabalhadores hoje (5); greve poderá ser confirmada para a quinta-feira (6)

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernanda Cysneiros

Publicado em 05/06/2024 às 8:25 | Atualizado em 06/06/2024 às 6:46
Notícia

Uma Assembleia foi realizada na noite da quarta-feira (5), por volta das 18h30, na Área de Lazer do Sindicato dos Metroviários de São Paulo (SP).

A reunião foi montada para a entidade receber uma proposta de reajuste salarial do Metrô de São Paulo. Caso o acordo não seja aceito, os trabalhadores entrarão em greve.

O Metrô atendeu parte das reivindicações apresentadas pelos trabalhadores, a saber, o órgão aprovou a progressão de carreira para parte da categoria e um abono de R$ 3 mil a ser pago em julho.

No entanto, o aumento de 2,77% oferecido em março permanece rejeitado pelo Sindicato, que solicita crescimento acima da inflação.

Além disso, está prevista a greve de ônibus em SP para a sexta-feira (7). O Sindicato reafirma que está aberto a receber uma nova proposta salarial das empresas até esta quinta-feira (6).

Para os que desejam saber se "hoje tem greve de metrô?", confira abaixo.

GREVE METRÔ SP HOJE

A princípio, os metroviários pretendiam dar início à greve ainda em maio. No entanto, decidiram postergar a decisão até o dia 5 de junho, data da Assembleia.

As pautas discutidas incluem:

  • Plano de Carreira, sem acúmulo de funções;
  • Concurso público;
  • Reintegração dos demitidos;
  • Fim das terceirizações;
  • Aumento real de 10,8%;
  • Reajuste no Vale Alimentação (26,7%) e Vale Refeição (15%).

"[...] Haverá nova assembleia para avaliar a proposta da empresa. A expectativa da categoria é que as reivindicações sejam atendidas. Se isso não ocorrer, vamos rediscutir o calendário de lutas e greve", ressaltou a entidade

Inclusive, a luta contra a privatização das Linhas 1, 2 e 3 do Metrô de São Paulo é antiga, sendo causa de greves anteriores realizadas no ano de 2023.

"Estamos em uma luta contra a privatização do governo Tarcísio, que tem a Sabesp, CPTM e Metrô como alvo", anuncia o Sindicato.

Recentemente, os sindicalistas realizaram um plebiscito contra a privatização. O resultado, divulgado em janeiro, revela que:

  • 97% (853.048 pessoas) são contra a ação;
  • 0,72% (6.382) são a favor.

As abstenções e votos nulos somam juntos 2,27%.

Na reunião da quarta (5), o Sindicato ressaltou que a campanha contra a privatização continua.

>>> Qual meio de transporte você mais utiliza para se deslocar em São Paulo?

TEM GREVE HOJE?

Parte da categoria do Sindicato aceitou a proposta enviada pelo Metrô referente à campanha salarial da categoria.

Com isso, os diretores descartam a greve no metrô de São Paulo nos próximos dias. Entretanto, uma minoria da parte da diretoria defende uma nova paralisação para o dia 12 de junho.

Agora, a categoria votará se segue a maioria ou adere ao indicativo de greve. A decisão deve ser divulgada por volta das 19h desta quinta-feira (6), no site dos Metroviários.

GREVE ÔNIBUS SP

Até às 10h00 de hoje (6), os motoristas de ônibus e demais profissionais da categoriam negociarão a desistência da greve. A decisão será enviada ao Tribunal Regional do Trabalho até às 12h.

A paralisação dos ônibus municipais da capital paulista, gerenciados pela SPTrans (São Paulo Transporte), poderá afetar aos mais de 6 milhões de usuários diários

Para os que não acompanharam, o SMTTRU-SP (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo) aprovou a greve em assembleia realizada na segunda-feira (3).

Segundo o sindicato, o movimento terá duração de 24 horas, a partir da meia-noite, e atingirá todo o sistema de transporte público por ônibus da cidade na próxima sexta (7).

Vale ressaltar que durante o período de negociações, o sindicato continuará em estado de greve e realizando ações de mobilização com os trabalhadores.

PREFEITURA ENTRA COM AÇÃO NA JUSTIÇA

A Prefeitura de São Paulo, através da SPTrans e da Procuradoria Geral do Município (PGM), entrou com uma ação na Justiça para solicitar o funcionamento integral (100%) da frota de ônibus em horários de pico.

O documento também prevê a operação de, ao menos, 80% do transporte durante a sexta (7), sob pena de multa diária.

Agora, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região realiza a distribuição do processo. Movimentações são esperadas nos próximos dias.

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirma que a Prefeitura reforçará a presença da Guarda Civil Metropolitana, da Polícia Militar e da Polícia Civil nos terminais e linhas de maior concentração

"Há uma preocupação muito grande de que o judiciário aceite, pois não se pode deixar a população de São Paulo sem um serviço essencial", acrescenta Nunes.

GREVE METRÔ SP AGORA

A Assembleia dos metroviários terminou com duas propostas em votação para a categoria:

  • A primeira proposta, aconselhada pelos diretores do Sindicato, é aceitar a oferta apresentada pela CPTM e encerrar a campanha salarial.
  • A segunda proposta é realizar uma nova assembleia no dia 11 de junho com indicativo de greve do metrô de SP para o dia 12 de junho.

As duas propostas estão em votação, e o resultado sobre a possível greve do metrô em SP só deve ser conhecido na noite desta quinta-feira (06).

A Assembleia foi transmitida ao vivo no canal do Youtube do Sindicato. Assista:

Tags

Autor