Greve Ônibus SP: motoristas vão parar amanhã, 06/06? Veja decisão
Vai ter greve de ônibus amanhã em São Paulo, quinta-feira? Veja últimas notícias
O SMTTRU-SP (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo) aprovou a greve de ônibus em São Paulo (SP) Assembleia realizada na segunda-feira (3).
A paralisação estava prevista para acontecer na sexta-feira, dia 7 de junho. No entanto, as negociações avançaram, e a greve foi suspensa até o dia 30 de junho.
As negociações foram realizadas a partir das 10h00 desta quinta-feira (6), e a decisão será enviada ao Tribunal em breve.
Recentemente, a Prefeitura de São Paulo, através do SPTrans e da Procuradoria Geral do Município (PGM), entrou com uma ação na Justiça para reivindicar:
- A circulação de 100% da frota nos horários de pico;
- E 80% ou mais da frota nos demais horários, sob pena de multa diária em caso de descumprimento.
O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região distribuiu o processo.
“Há uma preocupação muito grande de que o judiciário aceite, pois não se pode deixar a população de São Paulo sem um serviço essencial”, considera o prefeito Ricardo Nunes (MDB)
Veja mais abaixo.
GREVE ÔNIBUS SP
O Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores afirma que mais de 4 mil trabalhadores participaram da tomada de decisão.
Entre as principais mudanças solicitadas estão:
- Reajuste inflacionário de 3,69%;
- Aumento real de 5%;
- Melhoras no convênio de saúde e auxílio funeral;
- Reposição das perdas salariais decorrentes da pandemia, de 2,46%.
A Prefeitura de São Paulo afirma respeitar a decisão da greve de ônibus, mas cobra a operação com frota mínima em horário de pico e o cumprimento da legislação, com o anúncio da greve sendo feito 72 horas antes.
"O Município reforça a necessidade de atendimento aos 7 milhões de passageiros dos ônibus para que não sejam prejudicados e informa que o efetivo da GCM estará de prontidão para eventuais ocorrências", informa a nota do órgão.
GREVE DE ÔNIBUS AMANHÃ SP
Conforme anuncia o SMTTRU-SP, a greve teria duração de 24 horas, com início à meia-noite da sexta-feira (7).
Junto a isso, a paralisação de todo o sistema de transporte público por ônibus. Entretanto, a greve está suspensa até o fim do mês de junho.
GREVE METRÔ SP
Na quarta-feira (5), o Sindicato realizou uma Assembleia por volta das 18h30, na Área de Lazer dos Metroviários de São Paulo.
Na reunião, a entidade recebeu uma proposta de reajuste salarial do Metrô de SP. Agora, os trabalhadores votam para decidir se haverá uma greve no dia 12 de junho ou se o acordo será aceito.