Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
TRÂNSITO

CTTU monta esquemas especiais de trânsito no Centro e Zona Sul no fim de semana

Mudanças vão acontecer devido à realização do Festival de Quadrilhas Matutas, da corrida Live Run e da gravação de um longa-metragem

Cadastrado por

JC

Publicado em 21/06/2024 às 12:14 | Atualizado em 21/06/2024 às 12:37
Avenida Alfredo Lisboa será um dos trechos com interdição - Foto: Alexandre Gondim/Arquivo JC Imagem

Os condutores que vão circular pelo Centro e Zona Sul do Recife neste fim de semana devem estar atentos às mudanças de trânsito. A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) montou esquemas especiais nas regiões para orientar os motoristas e garantir o ordenamento do fluxo e a segurança viária na cidade.

As alterações vão acontecer devido à realização do Festival de Quadrilhas Matutas, que ocorre no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), na Imbiribeira, da corrida Live Run, com percurso pelo Centro e Zona Sul, e da gravação de um filme, nas pontes Paulo Guerra e Agamenon Magalhães.

CENTRO/ZONA SUL

As vias por onde passarão os participantes da corrida Live Run, que terá trajetos de 4, 8 e 16 km, serão interditadas, com a presença de agentes para orientar a população. O evento acontece neste domingo (23).

Para o trajeto de 4 km, o percurso terá início no Forte do Brum, seguindo pela Avenida Alfredo Lisboa, ruas Vital de Oliveira e do Observatório, Cais do Apolo, Ponte Buarque de Macedo, Praça da República, Rua do Sol, Ponte Princesa Isabel, Rua da Aurora, Ponte do Limoeiro, Av. Militar, finalizando no Forte do Brum.

A largada dos 8 km também ocorre do Forte do Brum, seguindo pela Alfredo Lisboa, Marquês de Olinda, Ponte Maurício de Nassau, Avenida Martins de Barros, Cais de Santa Rita, Viaduto das Cinco Portas, retornando pelo Viaduto das Cinco Pontas, em direção ao Cais de Santa Rita, Av. Martins de Barros, Praça da República, Rua do Sol, Ponte Princesa Isabel, Rua da Aurora, Ponte do Limoeiro, Av. Militar, finalizando no Forte do Brum.

Já o percurso de 16 km segue pelo mesmo trajeto da prova anterior e continua pela Rua Capitão Temudo, Ponte Paulo Guerra, Av. República do Líbano e Via Mangue - de onde retorna para a Ponte Paulo Guerra -, Av. Saturnino de Brito, Av. José Estelita, Viaduto das Cinco Pontas, Cais de Santa Rita, Av. Martins de Barros, Praça da República, Rua do Sol, Ponte Princesa Isabel, Rua da Aurora, Ponte do Limoeiro, Av. Militar, com término no Forte do Brum.

O encerramento do evento está previsto para às 10h e a liberação das vias deve ocorrer no mesmo horário.

ZONA SUL

Em virtude do Festival de Quadrilhas Matutas, que começa nesta sexta-feira (21), a partir das 19h, e segue no sábado (22), iniciando às 18h e finalizando às 3h do domingo (23), a Rua Guadalajara terá o fluxo de veículos restrito e o bloqueio na Avenida Sul será feito nas proximidades do Geraldão. Ao todo, 36 agentes vão orientar e organizar o trânsito no entorno.

Além disso, no sábado (22), das 4h às 10h, a Ponte Paulo Guerra terá a faixa esquerda interditada. A alteração ocorre para a gravação do novo filme do diretor Kleber Mendonça Filho. As filmagens seriam realizadas no último sábado (15), mas foram adiada devido às fortes chuvas.

Já na Ponte Agamenon Magalhães, sentido oposto, haverá esquema de “pare e siga”. O corredor Recife de Esporte e Lazer terá percurso reduzido. Serão 15 agentes de trânsito no local para viabilizar. Estima-se que as interrupções sejam de 15 a 20 minutos entre a parada e a liberação do fluxo.

Devido às filmagens, o Corredor Recife de Esporte e Lazer terá um percurso reduzido no sábado (22). O trajeto, que termina, habitualmente, no empresarial JCPM, será encerrado no Cabanga. O horário de funcionamento da pista exclusiva para corredores permanece o mesmo: das 4h às 7h30. Nas próximas semanas, retorna-se ao itinerário padrão.

Em caso de dúvidas, os cidadãos devem acionar a CTTU pelo teleatendimento gratuito e 24h no número 0800.081.1078.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS