Obras continuam em pontilhão na Avenida Agamenon Magalhães

Objetivo da intervenção é reduzir tráfego de veículos na Av. Rui Barbosa e, dessa maneira, criar nova conexão capaz de melhorar a mobilidade na região

Publicado em 21/07/2024 às 12:05 | Atualizado em 21/07/2024 às 12:13

A Prefeitura do Recife segue com a obra de um pontilhão, na altura da Rua Amélia/Rua José Luís da Silveira Barros, na tentativa de melhorar a mobilidade na Avenida Governador Agamenon Magalhães, um dos principais corredores viários da capital pernambucana.

O objetivo da intervenção, em parceria com o Shopping Tacaruna, é reduzir o tráfego de veículos na Avenida Rui Barbosa e, dessa maneira, criar uma nova conexão viária capaz de melhorar a mobilidade na região.

A obra terá um investimento da ordem de R$ 3 milhões e duração de sete meses, a partir de termo de cooperação técnica firmado entre o Shopping Center Tacaruna, que executará o pontilhão em concreto, e a Prefeitura do Recife, responsável pela pavimentação, iluminação, paisagismo, passeios e sinalização.

"Esse pontilhão traz um benefício muito importante, que é a interligação entre o final da Rua Amélia com a Agamenon Magalhães. Isso traz um impacto direto no trânsito, diminuindo esse afogamento que tem em outras regiões daqui, nos bairros ao redor. Mas há um reflexo ainda mais direto na diminuição das retenções ali na Rui Barbosa", detalhou a presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), Gabriela Buarque.  

Com o pontilhão, os motoristas que estiverem na Rua Amélia/Rua José Luís da Silveira Barros poderão cruzar o canal e acessar a pista principal da Avenida Governador Agamenon Magalhães, no sentido Olinda.

Atualmente, os motoristas precisam dobrar à direita e acessar a Avenida Rui Barbosa, por meio da Praça do Entroncamento, para só depois entrar na Agamenon rumo a Olinda. Além disso, os veículos poderão se dirigir à área central do Recife usando vias como a Avenida João de Barros, a Rua Frei Cassimiro (Santo Amaro) ou a Avenida Doutor Jayme da Fonte.

O Shopping Tacaruna executará a intervenção como forma de facilitar o acesso dos clientes; o projeto foi elaborado pelo Município.

O equipamento terá 28,7 m de extensão e 15,2 m de largura, com passeios em ambos os lados para os pedestres e três faixas de rolamento de sentido único.

Além da implantação do pontilhão, a obra inclui o remanejamento de rede de distribuição elétrica; iluminação para o novo pontilhão, a pavimentação, a execução de sinalização viária e a implantação de novos dispositivos de drenagem.

OUTROS PONTILHÕES

A Prefeitura do Recife também vai construir outros três pontilhões na cidade. Os equipamentos serão erguidos na Zona Sul da capital, na região de Setúbal, em Boa Viagem.

O investimento previsto nas obras, que serão executadas pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), é de cerca de R$ 5 milhões.

Um dos pontilhões será construído na Rua João Cardoso Aires, possibilitando a travessia do Canal de Setúbal e criando uma alternativa de trânsito para os veículos oriundos da Avenida Boa Viagem.

Haverá também mais dois pontilhões entre as ruas Copacabana e Luiz Pimentel, por sobre o Canal do Jordão; e entre as ruas Cônego Romeu e Engenheiro Zael Diógenes, no Canal de Setúbal.

Tags

Autor