Obras de mais uma ponte têm início no Recife. Confira
Ponte do Arruda é o quarto equipamento construído pela atual gestão municipal. Ligação será uma via radial, com conexão com a BR-101
A Prefeitura do Recife iniciou as obras de construção da Ponte do Arruda, na Zona Norte da capital, que será a quarta ligação viabilizada pela atual gestão municipal. A nova ponte está sendo apontada pela prefeitura como a mais importante intervenção para a mobilidade e a urbanização da Bacia do Rio Beberibe, na Zona Norte da cidade.
A Ponte do Arruda cruzará o canal de mesmo nome na altura de sua confluência com o Rio Beberibe, estabelecendo novas conexões viárias entre bairros como Campo Grande, Peixinhos, Arruda, Água Fria e Beberibe. Funcionará como parte de uma via radial (que conecta o subúrbio ao Centro), criando um novo acesso entre a região e a BR-101.
A nova ligação custará R$ 13,8 milhões, recursos do governo federal, via Ministério das Cidades. A obra faz parte do programa PAC Beberibe, que vem desenvolvendo um conjunto de obras de reorganização urbana na região, e fica sob responsabilidade da Secretaria de Saneamento.
CONFIRA DETALHES DA NOVA PONTE DO ARRUDA
A Ponte do Arruda será erguida em concreto armado nas fundações e em estrutura metálica na superestrutura, medindo 36 metros de comprimento por 14 metros de largura, com duas faixas de rolamento totalizando 7 metros, ciclovia ao lado do Rio Beberibe e 5 metros de calçadas.
- Ponte Iputinga-Monteiro: sistema viário ainda incompleto e sem previsão de conclusão nos bairros da Iputinga e do Monteiro
- Ponte Iputinga-Monteiro: Prefeitura do Recife libera nova ponte ligando as Zonas Norte e Oeste da capital após 12 anos de paralisações e obras
- Ponte Iputinga-Monteiro: após denúncias de adiamento, Prefeitura do Recife garante que ponte será concluída e liberada ao tráfego "em breve"
- Ponte Giratória: interdição da Ponte 12 de Setembro vai demorar ainda mais no Recife. Nova licitação será feita
Segundo a PCR, a ponte conectará o Lote 1, um dos trechos já prontos da nova radial, com a Avenida Correia de Brito, de onde se chega à Estrada de Belém e ao município de Olinda. “Sem a ponte, os motoristas precisam percorrer uma distância de um quilômetro pela Avenida José dos Anjos, fazendo o retorno na altura da Rua Farias Neves, para chegar ao outro lado do canal”, explicou, por nota oficial, o secretário de Saneamento do Recife, George Scavuzzi.
No total, já foram entregues 4,8 km da nova avenida marginal, incluindo pavimentação, drenagem, esgotamento sanitário e ciclovia. O primeiro trecho concluído foi o lote 1, entre a Avenida José dos Anjos e a Rua dos Craveiros. Também foram entregues o lote 2, da Avenida Cidade de Monteiro até o local onde está sendo construída a Ponte do Rio Morno, e o lote 3, que segue do antigo CT do Santa Cruz até as imediações da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Minerva, em Dois Unidos.