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Quem circula pelo Centro do Recife terá que ter ainda mais paciência porque a interdição da Ponte 12 de Setembro, mais conhecida como Ponte Giratória, vai demorar muito ainda. A patologia identificada na estrutura da ponte é tão séria que a gestão municipal terá que realizar uma nova licitação para as correções específicas necessárias ao equipamento.
A única previsão informada pela Prefeitura do Recife é de que essa licitação pública será lançada no próximo semestre. Nada mais. Por nota, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) explicou que o serviço terá que ser contratado porque não poderia ser realizado pela empresa contratada anteriormente.
“A Emlurb explica que a equipe de engenharia do órgão realizou novas inspeções na estrutura da Ponte 12 de Setembro, mais conhecida como Ponte Giratória, para a identificação de problemas na estrutura, realizando ensaios mais detalhados”, diz.
E segue: “Após esse procedimento, foram identificadas patologias que necessitam de reparos específicos, razão pela qual o órgão precisará lançar outra licitação para a resolução dessas patologias e dar seguimento às obras de restauração da ponte. A nova licitação deverá ser lançada no segundo semestre deste ano”, finaliza sem informar uma data exata.
INTERDIÇÃO TEM QUASE DOIS ANOS E GERA IMPACTOS NO TRÂNSITO DO CENTRO
Mas só em 2023 os trabalhos identificaram a patologia na infraestrutura da passagem elevada. Foram meses de análise para orientar a gestão municipal sobre as soluções a serem adotadas.
A Ponte Giratória liga o Bairro de São José ao Bairro do Recife, conectando a Avenida Alfredo Lisboa e o Cais da Alfândega ao Cais de Santa Rita. O investimento inicial na recuperação da estrutura foi de R$ 9,4 milhões e os principais serviços foram executados na parte inferior do tabuleiro da ponte, com a remoção da camada de nata de cimento, de modo a garantir a aderência do concreto de recomposição da seção estrutural, ancoragem da tela soldada em aço e posterior aplicação de revestimento de concreto projetado para recomposição da seção da célula/laje.
O impacto do fechamento da ponte é grande na mobilidade do Centro, principalmente para quem entra ou sai para a Zona Sul da cidade. E tem sido ampliado devido às obras simultâneas de construção do Novohotel, o Hotel-Marina, e o Expo Center Recife, o primeiro centro de convenções do Recife, no Cais de Santa Rita.
Além do afunilamento das faixas de circulação há meses, a região está perigosa e sem qualquer planejamento para a circulação de pedestres e ciclistas. Nem as construtoras cuidaram, nem a Prefeitura do Recife exigiu.
Jornalista setorizada em mobilidade urbana há mais de 20 anos. Com 30 anos de redação, cobriu por quase dez anos o setor de segurança pública, atuando também nas editorias de Política, Brasil e Internacional.
Localidade:RecifeTelefone:8199537000Cargo:repórter sênior e colunistaCursoCurso de Fiscalização do Dinheiro Público Ministrado pelo Knight Center, 2020
Curso de Desenvolvimento Urbano para Jornalistas Ministrado pela Abraji e Instituto Linconl – São Paulo, 2014
Curso de Webvídeos em dispositivos móveis Ministrado pelo Jornal do Commercio, 2015
Curso de Webjornalismo Ministrado pelo professor Fábio Guerra, da VídeoRepórte, Recife, 2013
Curso de WebJornalismo Ministrado pelo Grupo Garapa, São Paulo, em 2012